Gravidez

É possível engravidar menstruada? Descubra agora mesmo!

É possível engravidar menstruada

É possível engravidar menstruada? Descubra agora mesmo!
4.3 (85.45%) 11 votes

É possível engravidar menstruada? Muitas mulheres ainda tem dúvidas quando o assunto é menstruação e gravidez. Assim, a dúvida recorrente entre as mulheres é se transar menstruada engravida. Há ainda muitas questões se é possível evitar gravidez ou se tem como engravidar menstruada. Sabemos que a menstruação é uma descamação do endométrio (parede interna do útero) resultado de um preparo do organismo para receber uma gravidez que não aconteceu.

É um momento em que o útero está “dissolvendo” as paredes e por isso uma gravidez nessa fase torna-se dificultada pois não existem condições favoráveis para tal. Mas, embora seja raro, em algumas mulheres cujo ciclo menstrual é irregular e por isso possuem uma janela fértil imprecisa.




É possível engravidar menstruada?

De acordo com a Americam Pregnancy Asssociation (1) , a resposta é sim e não. A probabilidade, mais aceita é que a mulher não engravide se tiver relações durante o período menstrual. No entanto, existem exceções. A não possibilidade de engravidar aplica-se a mulheres que têm ciclos típicos de 28 a 30 dias ou mais. Assim, aquela mulhere que tem um ciclo menor, pode ficar grávida durante a menstruação sim. Isso é possível, embora seja bem raro!

As probabilidades de engravidar durante a menstruação é considerada baixíssimas, mas as possibilidades estão aí. Desta forma, para que essa gravidez ocorra, seria necessário ter um ciclo menstrual muito curto. Isso porque, a data da ovulação fica bem próxima da época do início da menstruação, ou ter uma menstruação que durasse bastante.

Bem, durante o ciclo menstrual regular (28 dias) o óvulo amadurece geralmente entre o 12o e o 16o dia e é liberado. Ele pode sobreviver na trompa por cerca de 24 horas. A única forma de uma mulher engravidar é se um espermatozoide estiver ali ao mesmo momento durante esse intervalo. Pareceria difícil se não tivéssemos tantos bebês nascendo todos os dias, não é?



De acordo com a Dra. Janine Kelbach, membro da HelthLine (2), os ciclos de ovulação de uma mulher podem variar, então é estatisticamente,  possível de uma mulher ficar grávida durante o período menstrual. Enquanto a gravidez é menos provável nos primeiros dias do seu período, as chances aumentam nos últimos dias.

Como pode acontecer?

Normalmente, quando a mulher menstrua, um outro óvulo já está se preparando para um novo ciclo. Mas algumas mulheres tem ciclos de 28 dias, mas em outras eles só duram 22 dias. Neste último caso é possível ovular poucos dias depois de a menstruação começar. Um espermatozoide (animadinho e saudável) pode sobreviver até 72 horas (3 dias) dentro do corpo da mulher. Com isso, é teoricamente possível que este sobrevivente encontre com um óvulo maduro.



Pense bem: se a mulher ficou menstruada no dia 1º e teve relações sexuais no dia 7, quando ainda estava sangrando um pouco. E no dia 10 ovulou. O espermatozoide pode sobreviver lá dentro e “pegar” o óvulo, e aí ela terá “engravidado menstruada”.

Dra. Kelbach sugeriu que se a mulher que está curiosa para saber seus padrões de ovulação, pode acompanhar o número de dias entre suas menstruações. Isso inclui quando se inicia o ciclo e, em seguida, quando inicia a menstruação novamente. Ao longo de vários meses, você pode identificar um padrão para determinar mais ou menos quando ocorre o ciclo de ovulação.

É possível engravidar menstruada? Qual a probabilidade?

De acordo com a Dra.  Kelbach a possibilidade de uma mulher engravidar pode aumentar e diminuir durante todo o ciclo de ovulação. Enquanto o ciclo mensal das mulheres pode ser de 29 dias, outras podem ter um ciclo que varia de 20 a 40 dias ou mais.

A probabilidade de ficar grávida de um a dois dias depois de começar a sangrar é quase zero. Mas a probabilidade começa a aumentar novamente a cada dia sucessivo, mesmo que ela ainda esteja sangrando. Aproximadamente no dia 13 após o início de  ciclo, sua chance de ficar grávida é estimada em 9%. “Mesmo esses números sendo considerados baixos, isso não significa que uma mulher pode ter 100% de certeza de que não ficará grávida no período menstrual. Portanto, o ideal é usar preservativo, se realmente não pretende ter filhos agora“, aconselha a médica.

Relato de caso

No fórum “De mãe para mãe” (3) de Portugal, várias mulheres já fizeram relatos de terem engravidado durante a menstruação. Um deles, foi a SandraL. que passou a ter ciclos loucos aos 17 anos.

“Jamais esperava que fosse possível engravidar menstruada. Meu ciclo menstrual foi regular até aos meus 17 anos. Mas, a partir dai,  por questões ansiedade,  comecei a sofrer  ataques de pânico que deixaram meu ciclo irregular, completamente fora do padrão. Eu nunca deixei de menstruar, mas passei a ter ciclos que variavam entre os 32 os 38 dias. Segundo o tempo de gravidez que tenho, engravidei precisamente num dos últimos dias da minha última menstruação. A obstetra me explicou que é raro, mas possível. Ela me ajudou a fazer os cálculos e ao que tudo indica, ter feito sexo nos últimos dias da menstruação resultou mesmo nessa gravidez.  É estranho ter ovulado durante a menstruação, mas logo no início já desconfiei. Foi muito rápido: apenas 3 dias após a menstruação ter terminado, eu já comecei a sentir os mamilos bastante doridos. Isso não é normal, a menos que esteja em véspera de menstruar, o que não era o caso”, disse SandraL no fórum.  o que não era normal a não ser uns dias antes da vinda da menstruação.

Artigo científico: Americam Pregnancy Asssociation (1)

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo