Mulheres, vocês vão adorar assistir isso! Vídeo mostra nos mínimos detalhes como funciona o ciclo menstrual em cada fase.


Ovulação, possível fecundação e, em casos em que ela não acontece, descamação do endométrio. É assim que, resumidamente, o ciclo menstrual pode ser caraterizado. Mas, como isso acontece exatamente dentro do corpo de uma mulher? Animação criada pela USP (universidade de São Paulo) mostra com detalhes e perfeição como acontece e o que é a menstruação. Através da liberação hormonal, o corpo prepara o óvulo, libera e então ele fica espera para ser fecundado enquanto o útero se prepara para receber um possível embrião. Quando o encontro do óvulo com o espermatozoide não acontece, o útero descama, liberando o sangue que é conhecido como menstruação

Menstruação, então é a descamação das paredes internas do útero quando não há fecundação. Essa descamação faz parte do ciclo reprodutivo da mulher e acontece todo mês. O corpo feminino se prepara para a gravidez, e quando esta não ocorre, o endométrio (membrana interna do útero) se desprende. O fluxo menstrual é composto, assim, por sangue e tecido interior uterino.


.

Fonte: bolsademulher/ youtube

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.