Como saber se seu cachorro está com febre? O que fazer?

4397
Como saber se o cachorro está com febre? O que fazer?

Quando os seres humanos estão febris é fácil saber. Até mesmo sem o termômetro, se colocamos a mão na testa sentimos logo a temperatura alta. Nos cães, as coisas não funcionam exatamente assim. A temperatura corporal deles é diferente da nossa e eles ainda tem o corpo coberto de pelos. Então, como saber se o cachorro está com febre e o que fazer?

Alguém já deve ter ensinado a você que para saber se o cachorro está com febre é só sentir o focinho. Se estiver molhado e frio, beleza, o cão está bem. Mas, se estiver quente e seco, ele provavelmente está com febre. Ótimo! Mas este é um método antigo e hoje sabemos que as coisas não são tão simples assim. Assim, o teste do focinho até ajuda, mas só isso não é o bastante para ter certeza se ele tem febre, ou não.

A primeira coisa que você precisa saber é que a temperatura corporal normal dos cães é mais alta que a nossa. Aliás você já deve ter sentido que eles têm a barriguinha quentinha mesmo. A temperatura normal de um cachorro varia entre 37,5 ºC e 39,5 ºC. Ou seja, 39 ºC não é febre. Você só precisará se preocupar se a temperatura do termômetro medir 40 ºC ou mais.

Leia também: Cachorro vomitando amarelo: O que pode ser e o que fazer?

Como saber se o cachorro está com febre?

Além da temperatura, há sintomas que indicam febre nos cães. Assim, todo pai/mãe de cachorro precisa estar por dentro desses sinais. De acordo com a  American Kennel Club, os sinais mais comuns são:

  • Olhos vermelhos e lacrimejantes
  • Apatia, geralmente vista pelo tutor como tristeza.
  • Orelhas quentes
  • Nariz quente e seco
  • Tremendo
  • Perda de apetite
  • Vômito

Usando termômetro comum

O mesmo termômetro usado para seres humanos pode ser usado para seu cão. No entanto, é lógico, cada um deve ter o seu, principalmente porque, com este termômetro, a medição é retal apenas. O site tudo sobre cachorros ensina como fazer:

  1. Sacuda o termômetro até o nível do mercúrio ou a temperatura estiverem marcando pelo menos 35 graus.
  2. Lubrifique o termômetro com Vaselina ou algum gel lubrificante.
  3. Se seu cão for agitado, peça para alguém segurá-lo. Neste caso, o ideal é que ele esteja deitado para que não haja o risco de sentar no termômetro.
  4. Introduza 1/3 do termômetro no ânus do seu cão e deixe entre 1 e 2 minutos. Não se preocupe, isso não dói.
  5. Ele estará com febre se o termômetro medir 40 ºC ou mais.
  6. Não esqueça de limpar o termômetro após o uso.

O que fazer?

Os cães com febre ficam muito quietos. O mais correto é levar ao veterinário para saber o motivo do sintoma. Se isso for mesmo impossível, há formas de tentar baixar a febre em casa.

Ofereça água: A primeira coisa a fazer é oferecer água fresca. Mesmo que seja apenas uma lambida, insista, ofereça a cada 10 minutos. Uma dica é dar água de coco, ou usar uma seringa sem agulha para injetar água direto na garganta. Os cães se desidratam muito fácil, por isso, a água é indispensável em caso de febre.

Cobrir em caso de tremores: Quando a febre é alta, eles podem ter tremores, sobretudo os cães pequenos. Então cubra com uma manta leve e fique do lado dele. Neste momento, tudo que ele quer é você ali.

Banho: Se não estiver fazendo frio, dê um banho. A água é de morna para fria. Nada de dar banho gelado, não pode.

Compressas: Compressas frias nas patas e nas orelhas podem aliviar os sintomas.

TSC/ PA/ AKC