Cachorro vomitando amarelo: O que pode ser e o que fazer?

11426
Cachorro vomitando amarelo: O que pode ser e o que fazer?

Quando o cãozinho está vomitando uma gosma amarela não há quem não se desespere. Deve ser porque a gente ama muito e eles não podem comunicar que estão se sentindo mal. Garantimos que isso, normalmente, não é motivo para pânico. Esse é um sintoma muito comum entre os cães. Mas, o cachorro vomitando amarelo significa um mal-estar. Então, o que fazer? O que pode ser este sintoma?

Por que está vomitando amarelo?

Assim como os humanos, os cães vomitam a bile, uma substância naturalmente produzida pelo fígado que serve para ajudar na digestão das gorduras, facilitando a digestão. Em outras palavras, a bile é um “detergente” natural muito útil para a saúde do cachorro – e nossa também.  No entanto, ao contrário dos humanos, os cachorros produzem o ácido estomacal antes de ingerir os alimentos. Então, quando ele fica muito tempo sem comer, o acúmulo dos ácidos irrita a mucosa do estômago e causam uma espécie de refluxo. Assim, este refluxo é justamente o vômito amarelo.

Podemos perceber, que, normalmente, esse vômito acontece pela manhã. Isso é natural, já que o cão passou a noite inteira sem comer nada. Mas pode acontecer no meio do dia, pois, às vezes o cão não quis comer a ração por alguma razão.

Leia também: Cachorrθs conseguem ver televisão como nós? Eles podem ver as cores da TV?

Mecanismo de defesa

Acha que esse vômito é ruim? Pois saiba que ele nada mais é do que um mecanismo de defesa do organismo. Esse refluxo gástrico tira o ácido estomacal do estômago e evita danos gástricos. Imagine você, que o cão é selvagem e vive na natureza.

Ele naturalmente teria que caçar para comer e, como sabemos, nem sempre isso é possível. Assim, a evolução cuidou para que essa resposta de defesa aconteça quando ele passa muito tempo sem comer. Caso contrário, é bem possível que termos cães com gastrite o tempo todo.

O que fazer?

Bem, o refluxo da bile é uma coisa boa. Mas significa que ele está sem nada no estômago há bastante tempo. Assim, ofereça um pouco de água, pode até fazer um soro caseiro. Depois coloque comida e deixe que ele escolha a melhor hora para comer.

Quando levar ao veterinário?

Se o vômito amarelo aconteceu uma vez, já explicamos que não é nada demais. No entanto, se esse vômito se repetir por mais de 3 vezes ao dia, é bom levar para uma consulta.

Vomitar amarelo pode ser apenas um refluxo natural, mas pode ser também, gastrite ou ansiedade. Porém, nestes dois casos, o cão ficará tristinho e quieto por todo o dia e vomitará não somente uma ou duas vezes. Aliás, a variação do alimento também pode causar uma reação. Cães habituados a comerem ração, não se adaptam os alimentos humanos com facilidade. Eles gostam, mas o organismo deles não aceita.

(1) /(2)