Estudo científico explica porque seu cachorro olha para você enquanto está fazendo cocô

15771
Por que seu cachorro olha para você enquanto está fazendo cocô?

Esta é umas das coisas que seu cachorro faz sempre e que você nunca se perguntou a causa. Isso é supernormal. Em algumas raças, é comum que os cachorros olhem bem no fundo dos olhos de seus donos quando fazem cocô. Para tirar essa dúvida de uma vez por todas, etólogos – cientistas que estudam comportamento animal –fizeram Um estudo. Desta situação, estudaram as possíveis causas para a “encarada” na hora do cocô. Como conclusão eles mostraram algumas causas.

Segundo o artigo, que foi publicado no jornal científico Hormones and Behavior, foram medidas medirem as respostas psicológicas do animal durante esse momento de intimidade compartilhada. Ao que parece, o olhar mútuo produz uma reação fisiológica similar à que acontece entre uma mãe e seus filhos, ou seja, o cão acha realmente que você é a mãe dele.

Madeline Friedman, especialista em comportamento animal, acredita que o cachorro está, na verdade, esperando por uma “recompensa” uma vez que, para eles, escolher um bom lugar para fazer cocô é uma tarefa que merece elogio do seu dono.

Uma terceira hipótese é a de que ele esteja em busca de confirmação. Algo do tipo: “Posso fazer isso aqui?“, seria a pergunta por trás do olhar característico. Durante o tempo de convivência com seu cão, certamente alguma vez aconteceu dele deixar um “presentinho” em algum lugar inapropriado e acabar sendo repreendido. Então, é possível que ele não tenha esquecido tal episódio e esteja com medo de errar outra vez.

 

Causa evolutiva

No entanto, a hipótese que parece mais óbvia é a hipótese evolutiva. O olhar de seu cachorro para você pode ser uma herança do comportamento dos ancestrais dele – os lobos, no caso. Eles se sentiam desprotegidos nessa posição propícia ao número dois.

Assim, olhando para você, que é uma autoridade para ele, o cachorro podem estar certificando de que está seguro. “A sensação de estar indefeso é uma herança de seus ancestrais, os lobos, que ainda precisam se defender na natureza. Acredito que cachorros querem ter certeza de que estão protegidos enquanto estão nessa posição“, explicou a especialista.

revistagalileu Artigo científico: Nagasawa M. et. al