Mesmo com muita fome, os gatos deixam a ração na beirada da vasilha e, provavelmente, a culpa é sua

22746
Por que meu gato não come toda ração? Veterinário responde

Quem tem gato em casa sabe: não importa o quanto de ração você coloca no comedouro e nem mesmo se o gato está faminto, seu gato sempre vai deixar um restinho de comida nas beiradas. A preocupação dos donos, entretanto, é que o gato não come toda a ração. Vamos explicar, então, o porquê.

Os gatos não são bobos, aliás são animais inteligentíssimos, e se seu gato faz isso, como a maioria, há uma razão. Há, na verdade, dois motivos para este “fenômeno”. O primeiro é uma questão de geometria. Se você reparar os gatos têm focinhos que atrapalham de alcançar as margens do comedouro tradicional. O focinho deles é muito sensível e quando tentam comer a ração dos cantos, eles batem o focinho na borda do prato e precisam girar a cabeça e puxar os grãos com a língua. Ele fará isso, se estiver faminto, ao contrário, deixará a comida dos cantos. Acredite: isso é extremamente desconfortável para eles.

O outro motivo é a supersensibilidade dos bigodes. Afinal, como já sabemos, gatos têm bigodes tão sensíveis que detectam movimentos à distância só pela vibração do ar. Imagine, então ter os bigodes raspando na margem do prato na hora de comer”Isso, decerto, é tão desconfortável que é melhor nem terminar de comer a ração. Assim, como já comeram a comida do meio e não estão com tanta fome, eles preferem esperar que você reponha a comida.

Como resolver isso?

A solução óbvia é trocar o pratinho. Compre pratinhos em lojas de utensílios domésticos. Aqueles pratinhos menores, sem bordas ou então use o pires (de plástico) que você já tem em casa. Essas vasilhas tem as beiradas baixas o suficiente para não incomodar os bigodes nem acumular ração. Ao mesmo tempo, evita que ela caia para fora com facilidade. Seu gato vai agradecer imensamente!

gatinhobrancoPor que meu gato não come toda ração? Veterinário responde