Como acabar com gases intestinais: melhores remédios caseiros, baseado em estudos

50864
como eliminar gases

Uma maneira de como eliminar gases intestinais é recorrendo às dicas caseiras. Afinal, na maioria das vezes, o acúmulo de gases não é nada grave. Contudo, se esse sintoma se tornar persistente, procure um médico pois o excesso de gases pode indicar doenças como a Síndrome do Intestino Irritável e também é um dos sintomas de intolerância a lactose, por exemplo. O desconforto causado pelos gases intestinais não é somente o constrangimento, mas também pontadas e dores na barriga. É verdade que hoje existem medicamentos de farmácia que são ótimos para acabar com gases intestinais. No entanto, para um problema tão comum e, que, geralmente não tem gravidade, uma receitinha caseira vai bem.

A gastroenterologista Dra. Amanda Buchmann explicou que ficar com gases presos nos intestinos pode causar distensão abdominal. Isso explica o porquê de quando o ar fica preso nas curvas do intestino, podemos sentir cólicas ou dores em pontadas.  Na verdade, todas as vezes que prendemos uma bolha de gás, ela volta para o interior do intestino, se junta com outras bolhas, ficando maior. Isso causa muito mais dor e desconforto. Assim, a melhor – e mais saudável – maneira de resolver o problema é eliminando os gases. Portanto, fazer isso com remédios caseiros será muito mais saudável.

Um estudo sensacional de levantamento, realizado por um curso de Naturologia e plantas medicinais do Rio Grande do Sul (1), indicou plantas brasileiras que todos temos acesso e que são comprovadamente eficazes contra gases intestinais.

Como eliminar gases: Chá de Coentro

O estudo diz que além de conter uma substância aromática estimulante da digestão e diurético natural, o coentro (Coriandrum sativum) funciona como antiespasmódico e antiflatulento. Assim, o chá desta erva amplamente usada na nossa cozinha, dará um alívio nos gases intestinais.

Como fazer: Infusão de 1 a 2 colheres da droga vegetal rasurada em 1 xícara d’água fervente (com o fogo apagado). Tampar bem. Deixar em infusão por 20 minutos. Coar e ingerir 2 xícaras/dia. O estudo revela que a mesma receita tem o poder, também, de controlar o ácido úrico.

Contraindicação: O estudo não recomenda o chá de coentro para gestantes e  crianças com menos de dois anos de idade.

Como eliminar gases: Chá de erva-cidreira

A erva-cidreira ou capim-limão (Cymbopogon citratus) tem um vasto poder bactericida e sedativo. Mas não é só isso. Este estudo revelou uma propriedade digestiva, antiespasmódica e antiflatulenta. Ou seja, um simples chá com essa erva aliviará as dores, melhorará sua digestão e ainda dará um jeito nos gases.

Como fazer: Para gases intestinais, prepare uma infusão com 1-3g (1 a 3 colheres de chá) em 150 ml (1 xícara de chá). Utilizar 1 xícara de chá de 2 a 3 vezes ao dia. A mesma receita é recomendada para cólicas menstrual e quadros leves de ansiedade e insônia.

Contraindicação: De acordo com o estudo, não se recomenda o uso de erva-cidreira para gestantes, pessoas que tomam depressivos do Sistema Nervoso Central (SNC) e com hipotensão arterial (pressão baixa).

Como eliminar gases: Chá de funcho

O funcho (Foeniculum vulgare) também conhecido popularmente como anis ou erva doce, é uma poderosa erva terapêutica. Ele também tem forte propriedade digestiva, antiespasmódica e antiflatulenta. Ou seja, assim como a erva-cidreira, aliviará as dores, melhorará sua digestão e ainda vai acabar com gases intestinais. Ao mesmo tempo, ele tem um leve poder laxante que também poderá ajudar a eliminar conteúdo intestinal que está causando os gases.

Como fazer:  3 colheres de sopa de funcho em 1 litro de água fervente. Em seguida, tampe o recipiente e deixe descansando por cinco minutos. A posologia é de uma xícara deste chá, três vezes ao dia. De acordo com o estudo, esta erva não tem contraindicações.

Como eliminar gases: dica extra!

Como eliminar gases intestinais chás e exercicios
Como eliminar gases: permanecer na posição representada acima ajuda a aliviar os gases intestinais.  Isso porque, essa posição coloca o intestino grosso e o cólon em posição que facilita a saída dos gases. No entanto, prepare-se, essa posição juntamente com um chá, eliminará muitos gases ao mesmo tempo.

 

Artigo: Schimitz. A et al