Ácido úrico alto: como saber se você tem e como baixar sem remédios

12854
ácido úrico alto

O ácido úrico alto, também chamado de hiperuricemia, pode causar problemas como cálculos renais e acúmulo de cristais de ácido úrico nas articulações.

O ácido úrico, a saber,  é uma substância formada no nosso corpo após a digestão de proteínas. Essas proteínas, ingeridas e digeridas constituem uma substância chamada purina.

As purinas se decompõem em ácido úrico. Assim, níveis aumentados de ácido úrico pelo excesso de purinas podem se acumular em seus tecidos e formar cristais. Isso pode causar ácido úrico alto no sangue.

Em situação normal, o ácido úrico não causa problemas ao corpo e é eliminado através da urina. Assim, segundo o Dr. Arthur Frazão, se os rins não estão funcionando bem, é normal que o ácido úrico fique alto.

O resultado disso, é que o excesso acaba se alojando nas articulações, tendões e rins, dando uma doença chamada Gota. A gota é o pior e mais dolorido tipo de artrite que existe.

Um exame de sangue de Hemograma Completo, dificilmente indicará problemas é ácido úrico, é preciso, então fazer um exame de sangue específico.

Por que temos ácido úrico alto?

Como já dito, o ácido úrico é formado quando as purinas se decompõem em ácido úrico, no seu corpo. Alimentos que são ricos em purinas incluem:

  • Todas as carnes de órgãos (como fígado), extratos de carne e molho
  • Leveduras e extratos de levedura (como cerveja e bebidas alcoólicas)
  • Aspargos, espinafre, feijão, ervilhas, lentilhas, aveia, couve-flor e cogumelos

O que acontece quando o ácido úrico está alto?

O ácido úrico alto ocorre quando há uma produção em grande quantidade ou é incapaz de excretar o suficiente, pela urina. Isso geralmente acontece porque seus rins não estão eliminando o suficientemente rápido.

O excesso de níveis de ácido úrico no sangue pode levar à formação de cristais.

Embora estes possam se formar em qualquer parte do corpo, eles tendem a se formar dentro e ao redor de suas articulações e nos rins, resultando em cristais na urina.

Dessa forma, nosso sistema imunológico pode atacar os cristais, causando inflamação e dor.

Como saber se o Ácido úrico está alto

Vermelhidão e dificuldade de movimentar a articulação: como os cristais de urato de sódio se acumulam nas articulações o atrito leva a dor durante a tentativa de movimentar e vermelhidão. Ocorre, assim dor e inchaço nas articulações como dedos dos pés e das mãos, punhos, joelhos e tornozelos devido ao acúmulo dos cristais.

Sensação de areia nas articulações: Ao tocar no local onde os cristais se depositaram, sobretudo nas articulações, pode sentir sensação de “areia”. Como se tivessem grãos de areia arranhando as articulações.

Descamação da pele: Pode haver descamação da pele na região afetada. Assim, é comum que haja descamamento nas articulações das mãos e pés, especialmente.

Dificuldade em urinar: Por causa dos problemas de dificuldade em eliminar o ácido úrico do organismo, os problemas renais podem ser frequentes. Então a dor nas costas, dor e dificuldade em urinar, são sintomas comuns de quem tem ácido úrico .

Calafrios e febre baixa: Não é comum, mas eventualmente, quando o ácido úrico está muito alto, a pessoa pode ter febres recorrentes, acompanhada de calafrios.

ácido úrico nos pés imagens
Vermelhidão e descamação na articulação afetada

 

Quem tem mais chances de ter ácido úrico alto?

Qualquer um pode ter hiperuricemia, mas é mais comum em homens do que mulheres e seu risco aumenta com a idade.

Contudo, há vários fatores de risco estão associados ao ácido úrico alto:

  • pessoas que fazem uso de álcool em demasia
  • alguns medicamentos, particularmente aqueles com doenças cardíacas
  • exposição ao chumbo e pesticidas
  • pessoas com problemas renais e com pressão alta
  • níveis elevados de glicose no sangue
  • hipotireoidismo
  • obesidade
  • atletas com níveis extremos de atividade física
  • e, por fim, pessoas que ingere alimentos ricos em purina

    ácido úrico nos pés imagens
    Artrite, principalmente nos dedos dos pés, calcanhares, tornozelos e joelhos

Como eliminar o ácido úrico do organismo?

1. Diminuir alimentos ricos em purinas

É possível limitar a fonte de ácido úrico na dieta. Como já citado acima, alimentos ricos em purinas incluem alguns tipos de carne, frutos do mar e legumes.

Todos esses alimentos liberam ácido úrico quando são digeridos. Então, a dica é evite ou reduza a ingestão de alimentos como:

  • carnes de boi, porco, peru, vitela, carneiro
  • peixes, vieiras e mariscos
  • couve-flor, ervilhas verdes, feijões
  • e, por fim, cogumelos

2. Evite alimentos açucarados

Enquanto o ácido úrico é geralmente ligado a alimentos ricos em proteínas, um publicação da American Society Of Diabetes [1] mostra que o açúcar também pode ser uma causa potencial.

Assim, açúcares adicionados aos alimentos como açúcar refinado, xarope de milho rico em frutose, entre outros, podem levar ao ácido úrico alto.

Então, a dica é que se verifique os rótulos dos alimentos quanto a açúcares adicionados. Ao mesmo tempo, ingerir mais alimentos integrais e menos alimentos embalados refinados .

3. Evite bebidas açucaradas

Um estudo publicado na BMC [2] garante que refrigerantes e até sucos de frutas frescas são concentrados de frutose.

A frutose do suco, decerto, é absorvida mais rapidamente do que a dos alimentos. Isso aumenta os níveis de açúcar no sangue e também leva ao ácido úrico alto.

4. Beba mais água

Beber bastante líquido ajuda os rins a eliminar mais rapidamente o ácido úrico. Mantenha uma garrafa de água com você em todos os momentos.

Defina um alarme a cada hora para lembrá-lo de tomar alguns goles.

5. Evite bebidas alcoólicas

Além de deixar o corpo mais desidratado, o álcool também pode desencadear altos níveis de ácido úrico .

Isso acontece porque os rins devem primeiro filtrar os produtos que ocorrem no sangue devido ao álcool, em vez de ácido úrico e outros resíduos.

 Alguns tipos de bebidas alcoólicas, como a cerveja, também são ricos em purinas.

6. Perder peso

De acordo com uma publicação médica do Journal Of Biological Chemistry [3], juntamente com sua dieta, quilos extras podem elevar os níveis de ácido úrico.

Isso porque, as células de gordura produzem mais ácido úrico do que as células musculares. Além disso, carregar quilos extras torna mais difícil para os rins filtrarem o ácido úrico.

Então, quem está com sobrepeso, é melhor evitar dietas da moda e dietas radicais, pois perder peso rapidamente também altera os níveis de ácido úrico.

7. Equilibrar os níveis de insulina

Sempre verificar a glicose do sangue é importante mesmo se você não tiver diabetes. Afinal, adultos com diabetes tipo 2 podem ter muita insulina na corrente sanguínea.

Este hormônio, a saber, é necessário para mover o açúcar do sangue para as células. No entanto, muita insulina leva ao ácido úrico alto, bem como ganho de peso.

8. Coma mais fibras

Comer mais fibras ajudará o corpo a se livrar do ácido úrico. Ao mesmo tempo, a fibra pode ajudar a equilibrar seus níveis de açúcar no sangue e insulina.

Basta inserir entre 5 e 10 gramas de fibra solúvel por dia com alimentos como:

  • frutas frescas, congeladas ou secas
  • vegetais frescos ou congelados
  • aveia, nozes, cevada

9. Abuse da vitamina C

Um publicação médica da Arthrits Care & Research [4]  mostram que a vitamina C pode ajudar seu corpo a se livrar do ácido úrico. Ao mesmo tempo, pode ajudar a reduzir a inflamação.

Então, colocar alimentos ricos em vitamina C à dieta diária e/ou fazer suplementação é um ótima ideia para baixar o ácido úrico alto.

10. Reduza o estresse

Que tal relaxar mais? Estresse, maus hábitos de sono e pouco exercício podem aumentar a inflamação. A inflamação pode desencadear um alto nível de ácido úrico no sangue.

A dica é praticar técnicas conscientes, como exercícios de respiração e ioga, para ajudar a lidar com seus níveis de estresse.

Ao mesmo tempo, médicos garantem que a “prática da boa higiene do sono” pode também ser eficiente:

  • evitar usar celular, tablet ou computador por duas antes de dormir
  • ter hora para dormir e acordar todos os dias
  • evitar cafeína depois da hora do almoço

Ácido úrico alto: o que não comer

Certas mudanças na dieta podem ajudar a diminuir o nível de ácido úrico no sangue.

Se a sua hiperuricemia está ligada a um problema de gota, mudanças na dieta podem reduzir o risco de ataque da gota e retardar a progressão de qualquer dano articular.

Como já explicado, o ácido úrico é formado quando as purinas se decompõem no  corpo. Embora a purina ocorre naturalmente, também está presente em certos alimentos.

Então, quem tem problema de ácido úrico alto deve fazer uma dieta reduzindo ao máximo os seguintes alimentos:

  • carnes vermelhas
  • alimentos e bebidas açucarados, especialmente se contiverem xarope de milho rico em frutose
  • carne de órgãos, como fígado, coração
  • molhos de carne
  • alguns frutos do mar, como anchovas, sardinhas, vieiras e mexilhões
  • peixes, como atum, bacalhau, arenque
  • espinafre, ervilhas e cogumelos
  • feijões e lentilhas
  • aveia
  • germe de trigo e farelo
  • cerveja e bebidas alcoólicas
  • suplementos de levedura
Artigos médicos-científicos: American Society Of Diabetes [1] BMC [2] Journal Of Biological Chemistry [3]  Arthrits Care & Research [4]