O que a posição espinhas podem revelar sobre a nossa saúde

6063

Os cravos e espinhas aparecem em nossos rostos por diversos fatores, podendo ser tanto hormonais, genéticos ou relacionados à nossa alimentação.

De acordo com a medicina chinesa, a acne facial tem a ver com a saúde de nossos órgãos internos e o consumo de alimentos específicos.

Testa (parte superior)

O surgimento de cravos e espinhas nesse local está ligado ao sistema digestivo e a bexiga. Por esse motivo, é importante beber bastante água, para ajudar a eliminar as toxinas do corpo, diminuir a ingestão de alimentos gordurosos e açúcares industrializados, além de ingerir uma maior quantidade de frutas e legumes. Coma alimentos que são ricos em antioxidantes (beterraba e cenoura, por exemplo) e beba água morna com limão ou chá verde regularmente.

Testa (parte inferior)

Relacionada ao coração. Para diminuir a probabilidade de acne nessa região, é aconselhável realizar exercícios aeróbicos (cardiovasculares) regularmente e ingerir óleo de coco ou de romã.

Sobrancelha e olhos

Área com relação ao fígado. O aparecimento da acne nessa região demonstra que o órgão está sobrecarregado. Minimizar o consumo de alimentos gordurosos, álcool e laticínios é importante. Alimentos que são bons e podem ajudar: chá verde, cenoura, beterraba, limão, alho e folhas verdes.

testa-espinhas
O surgimento de espinhas na testa pode indicar problemas no trato urinário e no coração. Foto: Reprodução/abril

Orelhas

Pode ser um sinal de que seus rins não estão bem. Beba bastante água e evite comer muito sal, ainda mais se for através de alimentos industrializados. Rins não saudáveis podem ser sinal de falta de descanso, deficiência em magnésio e outros minerais, além do excesso de açúcar.

Bochechas

As bochechas têm relação com os pulmões e as demais vias respiratórias. Se você é fumante ou possui uma doença respiratória, pode ter tendência a apresentar acne nessa região. Poluição pode ser outro fator. O uso de plantas e ervas medicinais podem amenizar esse problema. Crises de acne nos locais abaixo das bochechas mostram problemas gengivais ou nos dentes. Evite o consumo de açúcares refinados e, se possível, elimine os refrigerantes.

bochecha
As bochechas têm relação com os pulmões e as demais vias respiratórias. Se você é fumante ou possui uma doença respiratória, pode ter tendência a apresentar acne nessa região. Foto : 

Queixo

Espinhas nas laterais do queixo indicam de desequilíbrio hormonal. Colocar na dieta alimentos a base de soja pode ajudar no problema. O estresse também pode alterar os hormônios. Manjericão e chá verde são opções de alimentos saudáveis, para ajudar.

Se a acne se encontra no centro do queixo pode ter relação com problemas de digestão, no estômago e no intestino delgado. A principal causa pode ser uma dieta pobre ou também alergias alimentares. Dormir o suficiente, beber bastante água e ingerir alimentos integrais colaboram.

É importante ressaltar, que essas citações são feitas pela medicina chinesa. E que, a acne pode ser causada por vários fatores diferentes, ao mesmo tempo.

O único dado da medicina chinesa comprovado é a acne na região do queixo, que pode ser chamada também de acne hormonal. Nesse local se encontram muitos receptores de hormônios masculinos que são responsáveis pelo crescimento excessivo das glândulas sebáceas, que é uma das principais causas da acne.

acne-vulgar
Se a acne se encontra no centro do queixo pode ter relação com problemas de digestão, no estômago e no intestino delgado.