Conheça alguns dos insetos mais agressivos do planeta!

Moscas predadoras de insetos muito maiores, libélulas agressivas quando adultas e vorazes quando larvas são consideradas um dos predadores mais ameaçadores da natureza , joaninhas que de boba não tem nada, formigas-touro que possuem mandíbulas com metade do tamanho do próprio corpo e louva-Deus, que talvez seja o pior e mais predador de todos!

ASILÍDEOS, gostam dos grandões: São moscas predadoras de vários insetos: abelhas, grilos, esperanças e outros. Os asilídeos não tem medo de nada, geralmente, atacam insetos grandes, muitas vezes maiores que si próprio. Na imagem, está devorando uma libélula muito maior. Algumas espécies preferem atacar o inseto durante o voo, outros aproveitam o momento de descanso. Então, com a presa imobilizada pousa em algum galho de um arbusto e usa sua probóscide curta e muito forte para perfurar o corpo da presa e injetar um liquido paralisante que dissolve todo o conteúdo interno que é sugado alguns minutos depois pela probóscide. É um inseto oportunista. Fica à espreita das suas presas nas plantas com flores, que atraem muitos insetos.

4239487548_5e0500f436_o
Os asilídeos não tem medo de nada, geralmente, atacam insetos grandes, muitas vezes maiores que si próprio. Na imagem, está devorando uma libélula muito maior.

LIBÉLULAS, predadoras implacáveis: O Biólogo vê coisas que outra pessoa não veria. As libélulas parecem lindas e indefesas, mas são muito agressivas. Quando saem para se alimentar de outros insetos voadores, as libélulas conseguem arrebatar os seus alvos no ar em mais de 95% das vezes. Eles rasgam a presa e esmagam como uma bola, e mastigam, mastigam e mastigam. E apesar de fininhas, as libélulas têm um apetite interminável. Pesquisadores já observaram uma libélula comendo 30 moscas uma atrás da outra sem pausa! São predadoras em todas as fases de vida. Como as larvas são aquáticas, se alimentam de outras larvas de peixes e insetos. Os adultos adoram qualquer tipo de inseto. Nas imagens um adulto devora uma cigarra e na outra uma larva devora um peixinho.

517
Quando saem para se alimentar de outros insetos voadores, as libélulas conseguem arrebatar os seus alvos no ar em mais de 95% das vezes.
p38ot
Como as larvas são aquáticas, se alimentam de outras larvas de peixes e insetos.

JOANINHA, nada “boazinha”: Todo mundo acha a joaninha “um amor de inseto”, mas mal sabem que no seu mundo são temidos predadores agressivos. Joaninhas geralmente se fartam de pulgões sem dó nem piedade! Uma única joaninha pode comer mais de 200 pulgões por dia.  Por esse motivo, as joaninhas são freqüentemente utilizadas para realizar o controle biológico desta praga em áreas de cultivo agrícola. Alguns agricultores chegam a comprar centenas de joaninhas para por na plantação para que, ao se alimentarem dos pulgões, livrem as plantas desse parasita.

8839a93dba494ad24a81e18ed5fb438e
Uma única joaninha pode comer mais de 200 pulgões por dia.

FORMIGAS-TOURO, mandíbulas de dar medo: Essas formigas são super perigosas. Possuem mandíbulas enormes, capazes de arrancar a cabeça de outros insetos com apenas um golpe, em seres humanos,  a mordida é capaz de causar uma reação muitíssimo dolorosa por vários dias. É considerada uma das maiores espécies de formiga que existe no mundo, podendo chegar até 3 cm. São bem conhecidas na Austrália por seu comportamento agressivo e picadas doloridas. A toxina tem o potencial para induzir o choque anafilático em vítimas alérgicas. Tal como acontece com a maioria das reações alérgicas graves, a reação pode ser letal se não tratada. Estes, formigas alerta grandes têm características olhos grandes e mandíbulas longas e finas. Eles têm uma visão superior, capaz de perseguir intrusos a uma distância de 1 m.

A toxina tem o potencial para induzir o choque anafilático em vítimas alérgicas.

LOUVA-DEUS, o mais assustador: Acredito que todos os insetos morrem de medo das garras do louva-deus. Esses bichos são devoradores de outros insetos, e inclusive, existem registros destes insetos atacando pequenos beija-flores (uau!!!). São extremamente agressivos e as fêmeas são famosas por comerem a cabeça do macho depois da cópula. Os louva-a-deus são insetos relativamente grandes, de cabeça triangular, tórax estreito com pronoto e abdómen bem desenvolvido. São predadores agressivos que caçam principalmente moscas e afídios. A caça é feita em geral de emboscada, facilitada pelas capacidades de camuflagem. Como não possuem veneno, os louva-a-deus contam com as suas pernas anteriores que são raptatórias, ou seja, modificadas como garras, para segurar a presa enquanto é consumida. 

Louva_deus_2_thumb[1]
São predadores agressivos que caçam principalmente moscas e afídios.

——————-FONTE: STUDY OF THE INSECTS – BORROR&DELONGS———————