Alimentos ricos em ferro: O que comer quando se está com anemia?

415
alimentos ricos em ferro

Você sabe quais são os alimentos ricos em ferro? Sabe o que você precisa comer se estiver com anemia?

Pois bem, cuidar da saúde hoje em dia não é uma tarefa fácil, relatórios para entregar no trabalho, reunião dos filhos na escola, casa para organizar, boletos e compromissos que parecem não ter fim, mas e a sua alimentação, no seu prato tem alimentos ricos em ferro?

Parece um pequeno detalhe e acaba sendo anormal ter esse cuidado consigo mesmo, afinal, é só pegar o telefone e pedir o jantar, ou ir até o armário e consumir aqueles alimentos industrializados e que ficam prontos como se em um passe de mágica.

Com o tempo, tarefas em que você antes fazia com facilidade, agora se tornaram um sacrifício físico e mental.

Sua memória falha e você esquece o aniversário de casamento, o computador ligado no escritório, pois é, tudo isso pode não ser apenas a rotina estressante.

Você precisa de um tempo para si e rever alguns conceitos, pode estar faltando ferro na alimentação e o seu quadro pode ser de Anemia Ferropriva.

A Anemia Ferropriva é caracterizada pelos baixos níveis de ferro no organismo e é mais comum em crianças e mulheres grávidas.

Importância do ferro no organismo

Fique calmo, se você se enquadra nessas características, com uma dieta balanceada, bons hábitos e o consumo de alimentos ricos em ferro, você conseguirá reverter esse quadro.

O Ferro é um mineral de suma importância no nosso organismo, está presente no nosso sangue, com a Hemoglobina (Glóbulos vermelhos), responsável pelo transporte de oxigênio para os órgãos e tecidos, inclusive para o coração.

A falta do ferro torna a Hemoglobina menos eficiente na distribuição de oxigênio, ocasionando os sintomas da anemia mais evidentes.

Mulheres durante o período de menstruação podem se tornar susceptíveis a esta anemia caso não haja reposição do mineral através da alimentação ou por suplementação.

Sendo assim, o consumo somente de alimentos que não contém ferro, poderá te deixar menos capaz de render bons resultados físicos e mentais.

Alimentos ricos em ferro

Sabe aquela história de que remédio bom é remédio ruim?

Essa regra por sorte não se aplica na reversão do quadro de Anemia Ferropriva, por meio da alimentação.

O cardápio para anemia possui uma gama de receitas deliciosas, coloridas e saudáveis que te darão o superpoder de criar e deixar todo mundo saudável em casa.

Dentre os alimentos ricos em ferro, com certeza você irá se lembrar da vovó e suas técnicas caseiras dizendo que aquele suco é “bom para curar anemia”, ou “Precisa comer feijão menino”.

Enfim, saiba que ela estava certa.

Talvez essa seja a tarefa mais difícil, convencer uma criança à comer o feijão, aquele belo bife de fígado, por isso sempre opte por pratos coloridos.

Além disso, explique a importância, interaja com elas, como muito das práticas surgem por meio de hábitos, talvez essa seja a maneira correta de começar.

O cardápio para quem busca balancear esse mineral no organismo como dito antes, é bem amplo, não importa qual sua opção alimentar.

Se você é vegetariano não se preocupe, você também poderá ficar saudável sem sair da sua escolha.

Poderá consumir o mineral através de legumes ricos em ferro, por exemplo:

  • oleaginosas como feijão
  • castanhas
  • verduras ricas em ferro, tais quais, espinafre, couve, brócolis e para facilitar, procure por folhas escuras, geralmente a concentração do mineral é maior.

Outra opção saborosa e de fundamental necessidade se a alimentação for baseada em verduras e legumes, são também as frutas ricas em Ferro.

Quando o mineral é absorvido através de fontes vegetais, diferentemente do que acontece quando o fornecedor é de origem animal.

Então, se necessita de um “facilitador”, ou seja, um auxiliador na absorção do Ferro, neste caso a vitamina C, que age também no sistema imunológico reforçando suas defesas.

Frutas como pêssego, laranja, uva passa, figo são ótimas opções.

Lista de alimentos ricos em ferro?

  • Legumes: beterraba, castanhas, feijão, sementes de abóbora, lentilha
  • Verduras: espinafre, couve, brócolis, folha da beterraba
  • Frutas: figo, uva passa, damasco, morango, amora, mamão
  • Carnes vermelhas: fígado, rins, coração
  • Peixes: atum, sardinha
  • Derivados: gema de ovo

Alimentos ricos em ferro que não devem faltar

Semente de abóbora

As sementes de abóboras, após serem expostas ao sol para secar e com uma proteção que evite impurezas, podem ser usadas diretamente em saladas ou usadas como aperitivos.
Sua concentração de ferro é em torno de 3,3mg/100g.

Couve

Possui folhas largas e grandes, um dos campões entre os alimentos ricos em ferro.
Podem ser usadas em saladas e se torna também uma ótima opção em sucos, principalmente de laranja e limão, ricos em vitamina C, que facilita na absorção de Ferro.
Sua concentração de ferro é em torno de 3,6mg/100g.

Fígado bovino

Considerado um superalimento, porém, deve ser consumido sem exageros pelo seu alto índice de gorduras saturadas e colesterol.
Rico em Vitaminas A, B12, B5, B6 e C.
Sua concentração de ferro é em torno de 5mg/100g.

Beterraba

Em sua versão cozida os índices de ferro tendem a serem menores, porém, ainda assim é uma ótima opção no cardápio.
A beterraba melhora os índices glicêmicos, auxilia o coração e é benéfica para os ossos.
Sua concentração de ferro é em torno de 2,5mg/100g.

Gema de ovo

Rica em vitamina A, D e complexo B, além de Cálcio, Ômega 3 e Ácido Fólico.

Boa opção para reforçar o cardápio, principalmente cozido.

Sua concentração de ferro é em torno de 1mg/100g.

Sucos para anemia

Mas não pense que somente alimentos sólidos, cozidos e em saladas são as únicas opções para regular o ferro no organismo e eliminar a anemia.

Os sucos naturais de frutas cítricas ricas em vitamina C associados a vegetais folhosos de cor verde escuro são alimentos ricos em ferro.

Eles irão além de lhe hidratar, fortalecer seu organismo com este mineral.

As combinações mais interessantes de sucos ricos em ferro são:

  • Abacaxi e salsinha.
  • Couve e laranja.
  • Limão, couve e brócolis.
  • Abacaxi, cenoura e espinafre.

Alimentos ricos em ferro para gestantes

Os alimentos ricos em ferro para gestantes não fogem muito do que já se foi dito, o princípio básico é o balanceamento do mineral para o seu organismo e para o seu bebê.

Com alimentação saudável, exercícios físicos e hidratação, tendo em vista que nesse período suas fontes de energia e nutrientes, tendem a se esgotar mais rápido.

Isso porque, a mãe precisa nutrir o bebê no período gestacional.

Além disso, a saúde do bebê depende em maior parte de como a mãe se alimenta, seus hábitos e cuidados.

Também é recomendado que toda mulher entre 14 e 35 anos, no seu período fértil, faça uma suplementação com ácido fólico, ou vitamina B9 hidrossolúvel.

Mulheres que pretendem engravidar devem tomar o ácido fólico pelo menos dois meses antes da gestação.

Isso porque, a formação do cérebro e medula espinhal do bebê começa nas primeiras 3 semanas de gestação, onde geralmente se descobre a gravidez, evitando assim más formações no feto.

A suplementação deve ser mantida até o 3º trimestre, caso haja recomendação médica.

Alimentos ricos em ferro para o bebê

A partir do momento em que o bebê deixa de mamar o leite materno e começa a se alimentar, suas reservas de ferro naturais já praticamente se esgotaram.

Então a introdução de alimentos ricos em ferro é fundamental.

Alimentos como gema de ovo cozida, frango, caldo de feijão vermelho são ótimas fontes de ferro.


Ao mesmo tempo, é importante salientar a necessidade da vitamina C para absorção do ferro por fontes vegetais, o que se pode resolver com uma dose pequena de suco de laranja na papinha, ou em alimentos que possuem essa propriedade.

Considerações finais

Enfim, o ferro é um mineral importantíssimo para o bom funcionamento do nosso organismo.
Ele pode regular várias funções no nosso corpo e evitar problemas gestacionais.
Mas, não é por isso que você precisa abusar.
Jamais se automedique, observe seus hábitos, sua qualidade de vida e haja com naturalidade.
Ao mesmo tempo, procure se alimentar bem e foque nos alimentos ricos em ferro.
É tudo muito simples, uma fruta, um belo prato colorido, exercícios físicos e deixe que a saciedade do seu corpo tome conta de tudo.

  1. ALMEIDA, Priscilla de Castro, et.al. Complementary opportune feeding and consumption of food items rich in iron which increase its absorption. CERES: Nutrição & Saúde.
  2. Giugliani, Elsa Regina Justo. Alimentação complementar. UFRGS LUME. Repositório Digital.

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.