Boas notícias! Cientistas descobrem novos antibióticos vindos do leite materno

1473
Leite materno: cientistas descobrem novos antibióticos no leite materno
Ótima notícia: Estudo revela que um grupo de cientistas pode ter encontrado um medicamento a base de novos antibióticos no leite materno.

A resistência aos antibióticos convencionais tem se tornado um problema importante e questão de saúde pública, o que sugere a necessidade do surgimento de novos medicamentos. Um grupo de cientistas pode ter encontrado um medicamento a base de novos antibióticos no leite materno.

Já se sabe há muito tempo que o leite materno é uma fonte de alimento muito importante, fornecendo aos bebês nutrientes vitais para o sistema imunológico. Agora, os cientistas descobriram um novo mecanismo antibacteriano nos açúcares do leite materno.

Ao contrário do que já se sabe, de que as defesas são passadas das mães para os bebês de forma hereditária e exclusivamente através das proteínas do leite materno, uma equipe da Universidade de Vanderbilt, nos EUA, afirma que os açúcares presentes no leite também demonstram propriedades que podem oferecer proteção contra infeções bacterianas.

Um grande diferencial é que os açucares, ou hidratos de carbono, são claramente não-tóxicos, ao contrário da maioria dos antibióticos de uso convencional. Os resultados preliminares dessa pesquisa foram publicados na revista científica Infectious Diseases.

 Alergia a penicilina: veja quais antibióticos você pode e quais não pode tomar

A equipe de cientistas descobriu que o hidrato de carbono pode matar as bactérias e enfraquecer as suas defesas naturais, impedindo que a formação de um biofilme bacteriano.

Em novas pesquisas que ainda não foram publicadas, encontrou resultados satisfatórios, mas ressalta que são necessárias mais pesquisas para perceber a dimensão do uso dos açucares como antibióticos naturais. A descoberta da forma como os açucares atuam pode conseguir justificar a tentativa de recriá-los para uso em grandes quantidades e depois introduzi-los em pessoas adultas.

 zap