Sua saúde

Sopro no coração: o que é? Quais os perigos? O que fazer?

sopro cardíaco no coração

Sopro no coração é um ruído diferenciado produzido pela passagem do fluxo de sangue através das estruturas do coração durante o ciclo de batimentos cardíacos.

Em outras palavras, o sopro cardíaco é um som agudo ouvido quando há um fluxo sanguíneo turbulento ou anormal através da válvula cardíaca

O sopro no coração pode ser congênito, ou seja, estar presentes no nascimento ou se desenvolver mais tarde na vida.




Na verdade, não se trata de uma doença, mas os sopros podem indicar um problema cardíaco subjacente.

Frequentemente, 0s sopros no coração são inofensivos e não precisam de tratamento.

Mas, em todo caso, há sopros cardíacos que podem exigir testes de acompanhamento para garantir que o sopro não seja causado por uma condição cardíaca subjacente grave.

O que é sopro no coração?

Os sopros do coração resultam de vibrações ou turbulências que o sangue causa quando flui através das válvulas, produzindo sons que os médicos podem ouvir através de um estetoscópio.

Quando as válvulas cardíacas se abrem e fecham, elas emitem um som característico.

No entanto, válvulas que não abrem ou fecham normalmente, podem fazer com que o sangue vaze para trás, ou impeça que o sangue flua para frente, o que pode criar um som que os médicos chamam de sopro.

Existem dois tipos principais de sopro cardíaco: inocente e anormal.

Os sopros cardíacos inocentes, também conhecidos como benignos, ocorrem quando não há anormalidade estrutural ou condição cardíaca.

Enquanto isso, sopros cardíacos anormais ocorrem quando um problema cardíaco que está causando o sintoma.

Uma pessoa com sopro cardíaco deve procurar avaliação profissional por um médico para determinar se o sopro é inocente ou se precisa de testes e monitoramento adicionais.

1 — Sopro cardíaco inocente

Às vezes, sopros cardíacos inocentes podem desaparecer com o tempo sem a necessidade de tratamento, pois muitas vezes acontece devido a um fluxo sanguíneo alto.

Outras vezes, o sopro pode ser causado por um problema nas válvulas, que os profissionais de saúde podem monitorar sem precisar sugerir intervenção significativa.

Pessoas com sopro no coração do tipo inocente podem viver uma vida normal e, geralmente, podem se exercitar e participar de esportes sem problemas.

2 — Sopro cardíaco anormal

Sopros cardíacos anormais indicam uma condição cardíaca subjacente, ou seja, é possível que tenha um problema no coração.

Estes são menos comuns que os sopros inocentes do coração e podem continuar na idade adulta ou, até acontecer pela primeira vez quando adulto.

O sopro no coração do tipo anormal em adultos geralmente estão associados à doença nas válvulas cardíacas.



Sintomas de sopro no coração

Se você tem um sopro no coração inofensivo, mais conhecido como sopro cardíaco inocente, provavelmente não terá outros sinais ou sintomas [1].

Mas, no sopro cardíaco anormal pode não causar outros sintomas óbvios, além do som incomum, você pode ter outros sinais que indicam um problema no coração:

  • Ponta dos dedos e lábios azulados
  • Inchaço ou aumento repentino de peso
  • Falta de ar
  • Tosse seca constante
  • Fígado aumentado
  • Veias do pescoço aumentadas
  • Pouco apetite e pouco de desenvolvimento, no caso do bebês
  • Suor intenso com esforço mínimo ou nenhum esforço



  • Dor no peito
  • Tontura e desmaio

Causas do sopro cardíaco

Existem muitas causas possíveis de sopros cardíacos.

As pessoas podem categorizar os sopros de acordo com a causa:

  • Sopros de fluxo. Causados por exercício, gravidez e anemia podem causar fluxo sanguíneo alto, assim como hipertireoidismo, febre e surtos de crescimento rápido. Essas coisas podem causar o sopro inocente.
  • Sopros relacionados à doença nas válvulas. Problemas com uma válvula no coração, como estenose aórtica ou válvula aórtica bicúspide, também causam sopro cardíaco.
  • Sopros devido a problemas ventriculares.  Condições que afetam os ventrículos e o fluxo sanguíneo através deles, como insuficiência mitral funcional, podem causar um sopro.
  • Sopros devido a complicações: Algumas condições que afetam o coração, como endocardite e lúpus, também podem causar sopro no coração.
  • Sopros relacionados a doenças cardíacas congênitas: problemas no coração desde o nascimento, como um buraco no coração, podem resultar em um sopro.

Tratamentos e cuidados para sopro no coração

Os sopros no coração são, geralmente, inocentes por isso, não requerem tratamento ou mais testes.

Entretanto, sopros cardíacos anormais são sintomas de um problema no coração pode exigir tratamento.

Os médicos recomendam tratamentos que reduzam a pressão sanguínea para melhorar o fluxo sanguíneo através da válvula, reduzir os danos à válvula ou ambos [2].

Por exemplo, as pessoas podem precisar de medicamentos, como:




  • medicamentos anti-arrítmicos
  • antibióticos
  • anticoagulantes
  • bloqueadores beta ou dos canais de cálcio
  • vasodilatadores

Algumas pessoas precisarão de cirurgia para reparar uma válvula defeituosa.

No entanto, algumas pessoas com doença nas válvulas cardíacas podem precisar de cirurgia.

Dito isto, se o defeito da válvula cardíaca começar a afetar o fluxo sanguíneo através do coração, causar sintomas ou aumentar a pressão no coração, sendo preciso fazer um reparo cirúrgico ou substituição da válvula [3].

Perguntas frequentes

1 — Qual o exame para detectar sopro no coração?

Normalmente, o médico detectar o sopro através da escuta com o estetoscópio.

No entanto, os exames empregados nessa investigação são:

  • radiografia de tórax
  • eletrocardiograma
  • ecocardiograma, que é um ultra-som que mostra imagens do coração e o seu funcionamento e permite o diagnóstico da maioria das causas de sopros em adultos e crianças

2 — O que é sopro cardíaco infantil?

Assim como o sopro no adulto, é um ruído produzido pela passagem do fluxo de sangue através das estruturas do coração.

Algumas vezes, os bebês podem nascer com esse ruído que, depois passa com o tempo.

É algo fisiológico, mas, é bom ficar atento a isso e ter acompanhamento médico, pois, mesmo em crianças, o sopro no coração pode ser funcional ou patológico e indicar defeitos no coração.


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Topo