Cabelos brancos na juventude ou não: Por que temos? Como evitar?

Cabelos brancos na juventude

Os cabelos brancos são parte de um processo natural de envelhecimento. Esse processo acontece porque os folículos pilosos perdem o pigmento à medida que envelhece. Contudo, devido a fatores externos ou genéticos, jovens também podem adquirir cabelos brancos mais cedo que esperavam.

Assim, não é incomum que o cabelo mude à medida que envelhece. Os folículos pilosos, são estruturas dérmicas que têm como função revestir e produzir o fio de cabelo. Os folículos possuem  as células de pigmento conhecidas como melanina. Essas células, por sua vez, são as responsáveis por darem cor ao fio de cabelo.  Mas com o tempo, os folículos pilosos podem perder pigmento, tirando a cor do fio.

Em suma, os cabelos ficam brancos porque os melanócitos, um tipo de célula localizado junto ao bulbo capilar, na raiz dos fios, perde a capacidade de produzir melanina.

É normal ter cabelos brancos na juventude?

Os cabelos brancos deveriam começar a surgir por volta dos 35 anos. No entanto, algumas pessoas já têm cabelos brancos ainda muito jovem, na faixa dos 20 anos. Embora o cabelo branco seja característico do envelhecimento, os fios de cabelo sem cor podem aparecer em qualquer idade, até mesmo na adolescência. Portanto, é de certa forma, comum que jovens encontrem um ou mais fios de cabelo branco.

Em alguns casos, no entanto, é possível restaurar a pigmentação, dependendo da causa. Veja, abaixo algumas causas comuns de cabelos brancos na juventude.

1. Genética

As pessoas que tem fios brancos antes dos 30 anos, possivelmente, possui no gene IRF4 uma alteração que fazem os grisalhos aparecerem antes. Este gene é responsável por regular a produção de melanina e, como já dito, dar cor aos cabelos. Embora pareça uma alteração perigosa, não há com o que se preocupar. Isso não traz qualquer problema para a saúde.

Sendo assim, quando um jovem nota cabelos brancos, é provável que seus pais ou avós também tenham cabelos grisalhos ou brancos em idade precoce. Infelizmente, quando os cabelos brancos na juventude são de origem genética, não há nada que possa ser feito, a não ser usar mecanismos artificiais (tintura) para esconder os fios brancos.

2. Estresse

Apesar de, normalmente, os cabelos brancos precoces serem mesmo devido a esta alteração no gene IRF4, estudos já comprovaram que problemas emocionais, como estresse, por exemplo. Assim, como sabemos, todo mundo lida com o estresse de vez em quando.

O estresse também pode afetar os cabelos. Um estudo da Nature America [1], encontrou uma conexão entre estresse e o esgotamento de células-tronco nos folículos pilosos. Então, um aumento repentino no número de fios brancos, pode indicar estresse.

3. Doença auto-imune

Algumas doenças autoimunes também podem causar cabelos brancos antes do esperado. Nesses casos em que o sistema imunológico ataca suas próprias células, pode haver um dano nos cabelos. Então, no caso de alopecia e vitiligo, o sistema imunológico pode atacar o cabelo e causar perda de pigmento.

4. Distúrbios da tireoide

Alterações hormonais causadas por um problema da tireoide, como hipertireoidismo ou hipotireoidismo, também podem ser responsáveis por cabelos brancos prematuros. Então, a tiroide ajuda a controlar muitas funções corporais, sobretudo do metabolismo. Quando a tireoide hiperativa ou hipoativa pode fazer com que os folículos produzam menos melanina.

5. Deficiência de vitamina B-12

Cabelos brancos na juventude, pode indicar deficiência de vitamina B-12 . Esta vitamina desempenha um papel importante no corpo, principalmente na manutenção dos anexos dérmicos. Dá-lhe energia, além de contribuir para o crescimento saudável do cabelo e cor do cabelo.

A deficiência de vitamina B12 está associada a uma condição chamada anemia perniciosa , originada quando o corpo não consegue absorver o suficiente dessa vitamina. Dessa forma, o corpo precisa de vitamina B-12 para os glóbulos vermelhos saudáveis, que transportam oxigênio para todas células do corpo. Por fim, a deficiência pode enfraquecer as células do folículo piloso e afetar a produção de melanina.

6. Fumar

Há também uma relação entre o cabelo branco na juventude e o fumo. Um estudo publicado no Indian Dermatology Online Journal [2] sugere que existe uma relação significativa entre o aparecimento de cabelos grisalhos antes dos 30 anos e o tabagismo.

Sabe-se que é bem conhecido que fumar cigarros aumenta o risco de câncer de pulmão e doenças cardíacas. Mas, ao mesmo tempo, fumar contrai os vasos sanguíneos, o que pode reduzir o fluxo de sangue nos folículos pilosos e causar a perda de cabelo. Além disso, as toxinas podem causar, definitivamente, o aparecimento de pelos brancos.

Há como impedir que os cabelos fiquem brancos?

A capacidade de reverter ou impedir o surgimento de cabelos brancos depende da causa. Como já explicado, se a causa é genética, não há nada que possa ser feito. Sendo assim, a mudança de cor é, de fato, permanente.

Contudo, quem se encaixa em qualquer uma das outras causas, como problemas da tireoide, por exemplo, pode buscar ajuda médica para uma avaliação clínica, exames de sangue e imagem. Nesses casos, pode ser que a pigmentação volte com o tratamento adequado, de acordo com publicação da Acta Dermo-siliografica [3].

Outra recomendação é fazer uso de vitamina B12 para repor e corrigir a deficiência, e consequentemente, melhorar a saúde dos folículos pilosos e retornar sua cor natural. Ao mesmo tempo, fazer uma reposição de vitamina D pode ajudar enormemente. Contudo, parar de fumar, não está comprovado cientificamente que pode levar ao retorno da pigmentação do cabelo.

Artigos médico-científicos: Nature America [1]  Indian Dermatology Online Journal [2] Acta Dermo-siliografica [3]