Curiosidades

Falta de vitamina B12: quais os sinais de que preciso desta vitamina?

Sintomas de falta de vitamina B12

A falta de vitamina B12 é uma das deficiências nutricionais que mais acontecem, especialmente em idosos. Um estudo publicado no periódico Subcellular  Biochemical [1] revelou que a falta de vitamina B12 causa vários sintomas, como fadiga, esquecimento e formigamento das mãos e pés. Isso porque, a vitamina B12, também conhecida como cobalamina, desempenha um papel essencial na produção de glóbulos vermelhos e DNA, bem como no bom funcionamento do sistema nervoso.

Função da vitamina B12

Como já dito, a cobalamina tem uma função extraordinária na produção de DNA, o nosso código genético. Então, estar com falta de vitamina B12, significa que todas as funções do corpo humano podem ser prejudicadas. Além disso, essa vitamina reduz a homocisteína, uma das substâncias químicas naturais do corpo. Se a homocisteína não for metabolizada adequadamente, o corpo passa a ter diversos tipos de inflamações e a produzir toxinas.

Grupo de risco

Algumas pessoas possuem mais chances de desenvolverem deficiência de vitamina B12. Um estudo publicado no Journal of Agricultural and Food [2] listou o seguinte grupo de risco:

  • Idosos
  • Pessoas que passaram por cirurgia que remove parte do intestino delgado, como cirurgia bariátrica, por exemplo.
  • Pacientes que usam a metformina para tratamento de diabetes tipo 1
  • Pessoas que seguem uma dieta vegetariana estrita
  • E, por fim, aqueles que tomam antiácidos de longo prazo para tratar azia crônica

Sintomas de falta de vitamina B12

  • Pele pálida ou com icterícia
  • Fraqueza e cansaço
  • Sensação de agulhas pelo corpo
  • Falta de ar e tontura
  • Alterações na mobilidade, quedas, dificuldade de caminhar
  • Visão turva e perturbada
  • Mudanças de humor
  • Língua inflamada, lisa, vermelha e dolorida
fontes de vitamina b12 falta de vitamina b12

No top 10 dos alimentos com mais vitamina B12 estão (o valor indicado é encontrado em 100g de cada alimento): Bife de fígado (112 mcg) Mariscos (99 mcg), Ostras (27 mcg), Sardinha (21 mcg) Fígado de frango (19 mcg), Coração (14 mcg), Arenque (10 mcg), Caranguejo (9 mcg), Salmão (2,9 mcg), Truta (2,2 mcg).

Pele pálida ou com icterícia

As pessoas com deficiência de vitamina B12, muitas vezes, podem apresentar a pele pálida ou com um ligeiro tom amarelado na pele e no branco dos olhos. Isso acontece, de fato, quando a falta de B12 causa problemas na produção das hemácias do sangue, conforme afirmado em um estudo publicado no Medical Clinics of North America3 ].

Este estudo explicou que o fato da vitamina B12 desempenhar um papel essencial para o DNA, interfere fortemente na produção das hemácias. O resultado disso é que a pessoa desenvolve anemia megaloblástica, com produção de hemácias grandes, frágeis e raras.

Essa doença causa uma grande palidez e, ao mesmo tempo, a fragilidade dessas células provoca sua “quebra” que libera bilirrubina. Assim, as grandes quantidades de bilirrubina são o que dão à sua pele e aos olhos uma coloração amarela. A anemia megaloblástica pode ser diagnosticada por um exame de sangue, como o hemograma, por exemplo.

Fraqueza e cansaço

Fraqueza e fadiga são sintomas comuns de falta de vitamina B12. E, mais uma vez, pelo desequilíbrio na produção dos glóbulos vermelhos, que transportam oxigênio por todo o corpo. Como a pessoa fica incapaz de transportar oxigênio de maneira eficiente, o corpo se sente cansado e fraco. São na verdade, sintomas de anemia.

Sensação de agulhas pelo corpo

Um dos efeitos colaterais mais graves de uma deficiência de B12 a longo prazo é a lesão do nervo. De acordo com estudo publicada no periódico Nutrients4 ], isso acontece, porque a vitamina B12 é um importante contribuinte para a via metabólica na produção na mielina. A mielina, a saber, envolve seus nervos como uma forma de proteção e isolamento. Sem B12, a mielina é produzida de forma deficiente, e seu sistema nervoso não é capaz de funcionar adequadamente. Isso causa, portanto, uma mielopatia.

Um sinal comum disso acontecer é a parestesia, ou a sensação de alfinetes e agulhas picotando os músculos. Ou seja, uma sensação de formigamento mais forte que o comum. Dito isto, deixamos claro, que as sensações de alfinetes e agulhas são um sintoma comum que pode ter muitas causas. Assim, este sintoma por si só não é geralmente um sinal de deficiência de vitamina B12.

Alterações na mobilidade

Se não for tratada, o dano causado ao seu sistema nervoso pela falta de vitamina de B12 pode causar alterações na maneira como a pessoa se movimenta. Isso inclui a forma de caminhar, correr, dançar, etc. Ao mesmo tempo, afeta o equilíbrio e coordenação, podendo provocar quedas.

Um estudo publicado no periódico Age Ageing [5], diz esse sintoma é frequentemente observado na carência de B12 em idosos. Isso porque, as pessoas com mais de 60 anos são mais propensas a sofrerem falta de B12. No entanto, prevenir ou tratar deficiências neste grupo pode melhorar a mobilidade dos idosos. Além disso, esse sintoma pode estar presente em jovens com deficiência grave e não tratada.

Língua dolorida e aftas

A glossite – língua dolorida e inflamada – causa mudança de cor e forma na língua, tornando-a dolorida, vermelha e inchada. Ao mesmo tempo, a inflamação pode fazer com que sua língua pareça lisa, já que todos os pequenos inchaços na língua que contêm as papilas gustativas se esticam e desaparecem. Esse, pode ser um sinal precoce de falta de B12, segundo estudo da Journal American Academy os Dermatology6 ].

Além disso, algumas pessoas com deficiência de vitamina B12 podem apresentar outros sintomas orais, como aftas, sensação de formigamento na língua ou sensação de queimação e coceira na boca [ 6 ].

Falta de ar e tontura

Anemia causada por deficiência de vitamina B12 pode tirar o fôlego e provocar tonturas. Isso ocorre quando o corpo é incapaz de transportar oxigênio suficiente para todas as suas células. Este sintoma, no entanto, vem quando a pessoa tenta fazer esforços físicos além da sua rotina.

Contudo, é importante lembrar que sentir falta de ar e tontura ou vertigem pode ser sinal de diversas doenças, inclusive um dos sintomas de ataque cardíaco. Procure um médico.

Visão perturbada

Ter a visão borrada, turva ou trêmula também pode ser falta de vitamina B12. Quando um paciente reclama deste sintoma, geralmente, o oftalmologista desconfia da deficiência dessa vitamina. Segundo estudo publicado na BMC Research Notes [7], esse tipo de dano pode atrapalhar o sinal nervoso que viaja do olho para o cérebro, causando uma neuropatia óptica. Então, não tratada resulta em danos no sistema nervoso ao nervo óptico que leva a seus olhos.

Mudanças de humor

Algumas pessoas com B12 podem apresentar sinais de humor deprimido ou condições caracterizadas por um declínio da função cerebral, como a demência.

De fato, baixos níveis de vitamina B12 têm sido associados a transtornos do humor e do cérebro, como depressão e demência, de acordo com estudo da International Psichogeriatry8]. Ao mesmo tempo, chamada “hipótese de homocisteína da depressão” tem sido sugerida como uma possível explicação para essa associação.

Ao que parece, os altos níveis de homocisteína causados ​​por baixos níveis de B12 podem causar danos ao tecido cerebral. Isso, por consequência interfere nas sinapses do cérebro, alterando os neurotransmissores e levando a mudanças de humor. Assim, os pesquisadores acreditam que muitas pessoas com alterações de humor podem estar apenas com deficiência de vitamina B12.

Em suma: A falta de vitamina B12 é comum e pode se apresentar de várias maneiras, dificultando sua identificação. Se você estiver dentro do grupo de risco e tiver algum dos sintomas acima, fale com seu médico. Isso porque, para a maioria das pessoas, uma deficiência de vitamina B12 deve ser fácil de prevenir. Ao mesmo tempo, é também fácil de tratar, simplesmente ingerindo suplementos.

Artigos médico-científicos: Subcellular  Biochemical [1] Medical Clinics North Am [ 3 ]  Nutrients [ 4 ]Age Ageing [5] Jour American Acad Dermatology [ 6 ]BMC Res Notes [7] InternPsichogeriatry [ 8]

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Topo