Aqui estão 5 alimentos que você achava que eram veganos, mas não são

    3238
    Aqui estão 5 alimentos que você achava que eram veganos, mas não são

    Na definição da The Vegan Society, os veganos “buscam excluir, na medida do possível e do praticável, todas as formas de exploração e de crueldade contra animais”. Assim, sem o conhecimento e planejamento adequados, pode ser um desafio viver com uma dieta vegana saudável e equilibrada.

    Nos últimos anos, o movimento tem crescido bastante em todo o mundo, e aqui no Brasil a história não é diferente. Uma grande quantidade de pessoas tem abolido a utilização de produtos de origem animal e se tornado veganas.  Embora existam alimentos, obviamente, ofensivos para uma dieta vegana (como a carne), têm outros aparentemente inocentes que também agridem os princípios destes segmentos. Aqui está uma lista de alimentos comuns que você acha que são veganos, mas, surpreendentemente, não são.

    Iogurte

    Também fonte de proteínas, cálcio e probióticos para vegetarianos, os iogurtes merecem um pontinho de atenção. Como os queijos, eles podem ser feitos com gelatina de origem animal, que nada mais é do que um produto obtido através da fervura de uma série de produtos de origem animal como pele, osso e cartilagem. Se você pretende seguir rigorosamente uma dieta vegana verifique os rótulos de alimentos para a presença de “proteína de colágeno hidrolisada”, ou seja, gelatina.

    Comidas com corantes vermelhos

    Neste caso podemos incluir de tudo: biscoitos, doces, massas, vinagres, iogurtes de morango e qualquer outro produto que tenha um tom rosado ou avermelhado. Não importa se na composição você não encontrar leite, ovos ou mel, ao se deparar com os nomes INS 120, E120, Corante Natural Carmim de Cochonilha ou Corante Natural Ácido Carmínico significa que há pequenos insetos, parentes das cigarras, triturados nesse alimento.

    Estudo de Harvard causou polêmica vegana: “Se o ser humano não tivesse passado a consumir carne, não teria evoluído”

    Açúcar

    O açúcar mais consumido no Brasil, o que vem do refino do açúcar de cana inclui uma passagem do produto por um tipo de carvão que pode ser feito de ossos. Na verdade, o açúcar não possui nenhum traço deste carvão, mas o processo não é considerado veggie friendly. Ou seja, é algo que deveria ser evitado por quem segue o veganismo e o vegetarianismo. Como alternativa, há o açúcar de beterraba e também o mascavo, que não passam por esse refino.

    Remédios

    Medicamentos não são alimentos, mas de certa forma são ingeridos. Muitos remédios contêm substâncias animais escondidas para estabilizar os medicamentos. O mais comum utilizado é a lactose, que é a açúcar do leite, e pode ser encontrada em comprimidos. Outro ingrediente animal é a gelatina, encontrada frequentemente nas cápsulas. Procure por opções veganas que utilizem amido de milho ou celulose.

    O que aconteceria se todos os humanos do mundo se tornassem vegetarianos? Estudo científico responde

    Bananas (como assim?)

    Que surpresa! Mas não para os veganos. Muitos deles sabem que que devem preferir frutas de origem orgânica. Isso porque, na produção das bananas não orgânicas são usados pesticidas que contêm componentes de animais. Um deles, chamado Chitosan, que combate bactérias e preserva a fruta por mais tempo, é feito com a casca de crustáceos como camarão e caranguejo.

    newscientist