Sua saúde

Vem aparecendo manchas roxas na sua pele do nada? Médico explica 6 razões para o surgimento dessas lesões

Manchas roxas pelo corpo: médico diz quais doenças têm esse sintoma
Vem aparecendo manchas roxas na sua pele do nada? Médico explica 6 razões para o surgimento dessas lesões
4.5 (90%) 10 votes

É muito comum que manchas roxas surjam no corpo quando sofremos algum impacto no local. Costuma ficar dolorido e no dia seguinte lá está a manchinha roxa que, normalmente é absolvida pelo organismo. No entanto, saber quais doenças também tem esse sintoma, é bem importante.

Os  hematomas acontecem quando há um rompimento de pequenos vasos sanguíneos, veias ou artérias. A ação das hemácias é o que deixa o hematoma com a coloração roxa. Como não existe nenhuma ferida aparente (pois a pele não foi cortada), o sangue vaza internamente e se concentra na região machucada. O aparecimento dessas manchas na verdade é uma equimose, o termo médico para uma contusão.

No entanto, em algumas pessoas não é raro que essas manchinhas surjam de forma inesperada, sem que qualquer pancada tenha acontecido. Nesses casos, segundo Dr. Rondó, médico e cirurgião vascular especializado em medicina preventiva, há outras importantes razões para o aparecimento de manchas roxas na pele. Em seu site, ele cita pelo menos 6 causas para manchas roxas que surgem do nada:

1- Envelhecimento

Conforme você envelhece, a sua pele perde algumas camadas de gordura que agem como “almofadas”, amortecimento contra colisões e quedas. Ao mesmo tempo, a pele fica mais fina pela menor produção de colágeno. Assim sendo, impactos muito menos fortes causam equimose, o que não ocorria quando você era jovem.

2- Distúrbio do sangue

Problemas de coagulação, que ocasionam pequenas equimoses comuns nas suas canelas, causadas por sangramento fora de pequenos capilares. Isso pode ser por falha na coagulação! Caso se repita com frequência, converse com o seu médico, pois há situações como hemofilia e leucemia que podem gerar esse problema.

3- Diabetes

É muito comum ao diabético, pela resistência à insulina, que apresenta alterações de cor escura na pele, o que se supõe ser equimose.

4- Medicamentos

Alguns remédios, por interferir na capacidade de coagulação do sangue ou na ação das plaquetas, predispõem à formação de púrpuras ou equimoses na pele, e alguns exemplos são AAS, Clopidogrel, Paracetamol, Hidralazina, Tiamina, quimioterapia ou medicamentos da classe dos anticoagulantes, como Heparina, Marevan ou Rivaroxaban, por exemplo. .

5- Exercícios além do seu limite

O exercício intenso pode provocar lesão em micro capilares, promovendo sangramentos que se apresentam como equimoses. Além disso, nestes casos pode haver traumas que causem o problema.

6- Lesão solar

O excesso de exposição ao sol pode promover alteração da pele, o que permite mais facilmente o aparecimento de equimose.

 

drrondo / tuasaude

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 




Topo