Posso tomar ibuprofeno durante uma crise de enxaqueca?

Enxaqueca e Ibuprofeno: Posso tomar ibuprofeno na crise de enxaqueca?

As pessoas que sofrem de enxaqueca estão sempre em busca de alternativas de melhora durante suas crises. O mais aconselhável que toda crise seja devidamente avaliada pelo seu neurologista. No entanto, há medicamentos que estão sempre por perto e quando a dor aperta, não há como esperar uma consulta. O ibuprofeno vem sendo exaustivamente pesquisado como suposto remédio ideal para aliviar a enxaqueca. Mas, muita gente pergunta: “Posso tomar ibuprofeno durante uma crise de enxaqueca? ”

O ibuprofeno é o famosíssimo Advil, também conhecido como Danilon, Buprovil, Maxifen, Motrin, Nurofen, Vantil, entre outros. Esse medicamento é, a princípio, um anti-inflamatório, funcionando muito bem como antitérmico e analgésico. Atualmente, é um dos fármacos não esteroides mais vendidos para aliviar as dores e curar inflamações. Apesar de os médicos alertarem para seu uso excessivo, ele vem sendo amplamente utilizado para tratar gota, febre, amigdalite, enxaqueca, cálculo renal, tendinite, inflamações odontológicas, artrite reumatoide e até cólica menstrual.

Leia também: Dor de cabeça, dor nos olhos e dor no pescoço: Vá ao pronto-socorro, pode ser aneurisma cerebral

Mas, para enxaqueca, pode tomar?

Existem diversas opções de remédios para enxaqueca que os médicos prescrevem para aliviar a dor da enxaqueca. O Ibuprofeno é um deles. Um estudo publicado no The New England Journal of Medicine (1), fez uma compilação dos tratamentos atuais para a doença.  A sugestão do estudo é que assim que sentir uma dor de cabeça de enxaqueca, o medicamento precisa ser administrado. Aguardar a piora da dor é um erro e só exigirá drogas mais fortes em doses maiores. Este estudo sugere a aspirina, naproxeno, acetaminofeno e o ibuprofeno. Assim, ao que parece, o ibuprofeno é uma alternativa para a enxaqueca sim.

O neurologista Dr. Alexandre Feldman, especialista em dores de cabeça, sobretudo, de enxaqueca, explicou que o uso de anti-inflamatórios durante crises de enxaqueca tem sido muito prescrito pelos médicos. Na verdade, os médicos temem que o uso apenas de analgésicos, comuns tenderia a causar cefaleia rebote, ou seja, uma dor de cabeça que reaparece assim que o efeito do analgésico passa.

Dr. Feldman falou sobre um artigo importante sobre o uso de anti-inflamatórios e o aumento na probabilidade de derrame. Neste estudo publicado no British Medical Journal (2) , 7 anti-inflamatórios foram estudados, dentre eles o Ibuprofeno. Todos estes medicamentos se mostraram aumentadores do risco de AVC. No entanto, já é sabido que a enxaqueca traz consigo um risco aumentado de acidente vascular cerebral. Assim, ainda não se sabe se esta possibilidade está relacionada ao anti-inflamatório. “Quanto desse risco pode ser devido não à doença enxaqueca propriamente ditamas sim ao uso crônico de anti-inflamatórios por parte de inúmeros portadores de enxaqueca?”, disse o neurologista.

Enxaqueca e Ibuprofeno: Posso tomar ibuprofeno na crise de enxaqueca?
Em países da Europa, o Ibuprofeno é fortemente indicado no alívio das dores da enxaqueca. A recomendação é 1 comprimido de 400mg a cada 6 horas durante 3 dias.

Leia também: Onde dói a cabeça? Neurologista mostra locais e causas da dor de cabeça

Assim, o que o especialista diz é que nem analgésicos e nem os anti-inflamatórios são seguros. Ele ainda assegura, que analgésicos com cafeína, são ainda piores do que os anti-inflamatórios. Todo medicamento tem seu efeito colateral.

O ibuprofeno pode ser utilizado em caso de enxaqueca, porém, o seu uso prolongado tem efeitos colaterais no sistema circulatório, relatado na Bula. O ideal é que o “enxaquecoso” faça um tratamento preventivo com um especialista e assim, use o menos possível de analgésicos e anti-inflamatórios.

Em suma: durante uma crise, não há mal algum em empregar o Ibuprofeno. Mas é indiscutível que isso não se torne uma rotina em sua vida. O tratamento da enxaqueca não consiste de curar a dor que já está instalada e sim de preveni-la.

εnxaqueca  Artigos:   1 / 2