Posições para engravidar e outras dicas para ficar grávida logo!

4289

As posições para engravidar existem mesmo? é comum que as pessoas tenham dúvidas sobre sexo e gravidez. Juntamente com a duvida se é possível engravidar menstruada, as posições para engravidar lideram as dúvidas durante as consultas médicas. Isso porque, quando está tentando engravidar, o sexo é mais do que apenas se divertir. O casal, sobretudo, a mulher, quer fazer tudo certo na cama para aumentar as chances de conceber. O fato é que muitos médicos ditam que algumas mudanças no ritmo e na frequência de sua vida amorosa podem ajudar a aumentar suas chances de sucesso.

De olho na ovulação

Antes de pensar em posições, contudo, é indispensável conhecer seu ciclo menstrual para ter certeza dos melhores dias para fazer sexo. O que os médicos chamam de “janela fértil” é sem dúvida a primeira coisa a se preocupar. Serão nos dias da ovulação as melhores datas para tentar.

Durante a ovulação, o ovário libera um óvulo maduro. No mesmo momento, o ovo desce pelas tubas uterinas a caminho do útero. Nessa rota, decerto, o espermatozoide irá (esperançosamente) encontrar-se e fertilizar o óvulo. Afinal, o espermatozoide pode viver por até de cinco dias. Então, se você está tentando engravidar, seu objetivo é ter espermatozoides vivos e fortes durante a ovulação.

Mas, como saber que está ovulando? A dica é manter um calendário de seus ciclos menstruais ou usar um aplicativo para acompanhar. Cada ciclo começa no primeiro dia da menstruação e termina no dia anterior ao início da próxima. A ideia, então, é encontrar o ponto médio do ciclo. Assim, se você tem um ciclo de 28 dias, você geralmente ovula por volta do 14º dia, por exemplo.

Além disso, observar o corrimento vaginal (muco) também ajuda. No período fértil o corrimento é transparente, bem parecido com clara de ovo. Melhor hora para ter relação é nessa fase.

Mas, quais as melhores posições para engravidar?

Com centenas de milhões de espermatozoides liberados em cada orgasmo masculino, qualquer sexo desprotegido durante a ovulação pode engravidar. Contudo, de acordo com um estudo publicado na revista The American Society for Reproductive Medicine [1], não há posição específica durante o sexo que possa aumentar as chances de concepção. Pelo menos, até hoje, nenhum especialista conseguir provar cientificamente que isso é possível. Aliás, há quem diga que há como escolher o sexo do bebê antes da concepção, ou seja, que  há como engravidar de menina ou menino, seguindo algumas dicas.

Assim, certas posições podem ser melhores que outras para garantir que os pequenos nadadores cheguem ao óvulo. As posições de missionário (homem por cima) e estilo cachorrinho (homem por trás) permitem uma penetração mais profunda. Então, teoricamente, os espermatozoides são depositados mais próximos do colo do útero. Assim sendo, essas seriam posições altamente recomendadas. A penetração profunda e direta lança os espermatozoides o mais perto possível do colo do útero, facilitando sua entrada no útero e permitindo que os espermatozoides tenham o mínimo contato com o ambiente vaginal naturalmente ácido. Quanto menos contato com a vagina, mais chances de chegar às trompas.

Posições para engravidar e outras dicas para ficar grávida logo
As posições de missionário (homem por cima) e estilo cachorrinho (homem por trás) permitem uma penetração mais profunda.

Por outro lado, nas posições de pé e aquelas que a mulher fica por cima, a gravidade trabalha contra. No entanto, levantar-se logo após o sexo não deve reduzir suas chances de gravidez, portanto, não se preocupe com isso. Os espermatozoides são bons nadadores. Uma vez depositado na vagina, podem atingir o colo do útero em 15 minutos.

Quantas vezes devo fazer sexo?

Muitos casais já sabem que que fazer sexo muitas vezes reduz a qualidade e a quantidade de espermatozoides. De fato, uma pesquisa publicada na revista Fertility and Sterility [2] mostraram que os espermatozoides têm melhor qualidade quando coletados após um período de 2-3 dias de abstinência. Ao mesmo tempo, os autores dizem que taxas mais altas de concepção são observadas em casais que fazem sexo a cada 1-2 dias.

A dica é  ter sexo uma vez por dia ou em dias alternados durante sua janela fértil. Isso, decerto, aumentará as chances de engravidar. Ao mesmo tempo, tente fazer sexo com mais frequência, mas não se force a cumprir um cronograma. Isso pode levar a um estresse desnecessário e reduzir suas chances. Em última análise, o número ideal de vezes para fazer sexo é o que lhe parece confortável.

Lubrificantes vaginais atrapalham?

Então, os especialistas dizem que apesar de grande parte dos casais usarem lubrificantes, há dúvidas se eles atrapalham. De acordo com o estudo acima citado, os lubrificantes à base de água, como o KY, reduziram o movimento dos espermatozoides em 60 a 100%. Ao mesmo tempo, outra pesquisa publicada na revista Obstetrice Gynecology [2] focada em casais que estão tentando engravidar não encontraram nenhum efeito negativo nos lubrificantes. Na verdade, segundo os autores os lubrificantes podem ajudar, tornando o sexo confortável o suficiente para ter mais frequência.

Artigos médico-científico: The American Society for Reproductive Medicine [1]    Fertility and Sterility [2]