Veja como é feito o método do muco cervical para evitar gravidez ou para engravidar mais rápido

25206
Método do muco cervical (Billings): para evitar gravidez ou engravidar rápido

Uma grande soma de dinheiro ter sido investida no desenvolvimento e aprimoramento de métodos químicos e mecânicos de anticoncepção. Contudo, muitos produtos, como a pílula e o diafragma, por exemplo, possuem alto índice de efeitos colaterais. Assim, a cada dia, mais mulheres que buscam novas alternativas, menos agressivas. Assim, os métodos naturais uma opção de controle da fertilidade quando a mulher não quer engravidar ou quer evitar gravidez. O método do muco cervical ou Billings, é um dos mais usados, nestes casos.

O método do muco (não é considerado método contraceptivo) é chamado de “Método de Ovulação de Billings” ou simplesmente MOB. Trata-se de um método considerado simples e não excludente. Ou seja, qualquer mulher pode fazê-lo. Assim, tanto aquelas com ciclo regular quanto irregular, grávidas, lactantes, com baixa fertilidade ou em situações de estresse. Um estudo publicado na  Revista Brasileira de Enfermagem  (1)  que este muco, produzido pela cérvix,  está sob o controle dos hormônios reprodutivos. Além disso, os autores revelam que esta secreção  é essencial para que ocorra a concepção. Ao mesmo tempo, demonstra o estado de fertilidade, através da sensação e aparência, quando ele se mostra presente.

A base do método Billings

A base do método, portanto, é o reconhecimento do muco. Desta forma, o MOB se pontua na identificação do período fértil de um ciclo menstrual, através da auto-observação das características do muco cervical. De acordo com um estudo publicado na Revista Gaúcha de Enfermagem (2) , as mulheres revelam confiança na realização do método do muco, que ele traz benefícios para as usuárias, contudo, há necessidade de orientação profissional para a sua prática correta.

De acordo com o estudo acima citado (1) quando o método Billings é usado corretamente, a chance de gravidez não intencional varia entre 1 e 3% em 12 meses. O mesmo estudo alerta que o método pode ser mais seguro para engravidar do que para não engravidar. “A aceitação foi maior entre as que desejavam engravidar no futuro quando comparadas aquelas que não desejavam engravidar“, revelou os autores. Quando o método Billings é usado corretamente, a chance de ficar grávida sem querer, varia entre 1 e 3% em 12 meses

Alguns grupos religiosos, como por exemplo, os católicos, incentivam essa metodologia. Pois não gera ônus ao casal, além de permitir que a mulher conheça mais seu corpo, proporcionando maior interação entre o casal, tendo em vista que o ato de conceber ou não dependerá do consenso e conduta dos dois.

Vantagens: É simples de aprender e fácil de usar, não necessita de drogas ou dispositivos, pode ser usado em qualquer etapa da vida fértil da mulher.

Desvantagens: Não protege contra DST’s, mulheres que possuem problemas de saúde podem desencadear um aumento do muco vaginal, levando a uma avaliação errônea. Além disso, não há liberdade de manter relações sexuais em qualquer dia do mês.

Método do muco cervical (Billings): para evitar gravidez ou engravidar rápido
Trata-se de um método considerado simples e não excludentes. Ou seja, qualquer mulher pode fazê-lo: tanto aquelas com ciclo regular quanto irregular, grávidas, lactantes, com baixa fertilidade ou em situações de estresse.

Como funciona?

Baseia-se em evitar relações sexuais em determinados períodos de cada ciclo menstrual, através da observação da consistência do muco cervical. A mulher deve ficar atenta a presença e consistência desse muco, a partir do primeiro dia do início da menstruação. Logo após a menstruação, não há presença do muco, mas ele vai se formando ao decorrer dos dias. Inicialmente em pouca quantidade e mais líquido e depois, em maior quantidade e mais espesso. Quando esse último acontece, a mulher está próxima da ovulação. Nesse momento, a região vaginal está mais úmida e o muco tem aspecto semelhante a clara de ovo. Esse muco tem a finalidade de nutrir, proteger, selecionar e conduzir espermatozoides até as tubas uterinas. Nesse momento, a mulher está mais fértil e a relação sexual deve ser evitado, caso queiram evitar a gravidez ou ocorra a relação sexual, caso queira engravidar.

Como fazer?

Dias secos:  Nos primeiros dias após o término da menstruação não há muco cervical perceptível, isso pode durar pelo menos 5 dias e  já no final desta fase é possível ver um muco branco e bastante espesso, mas sem nenhuma elasticidade. Nesta fase, a mulher não está fértil, ou seja, não é possível engravidar.

Método do muco cervical (Billings): para evitar gravidez ou engravidar rápido
Nesta fase, a mulher não está fértil, ou seja, não é possível engravidar.

Dias semi-férteis  (fase transicional): O muco começa a mudar a consistência se torna mais mole, com aparência cremosa, tem um pouco de elasticidade e é leitoso. A secreção é pegajosa. Este é o início do período fértil. Nesta fase, embora seja, mais difícil, já é possível engravidar.

Método do muco cervical (Billings): para evitar gravidez ou engravidar rápido
Este é o início do período fértil. Nesta fase, embora seja, mais difícil, já é possível engravidar.

Dias altamente férteis: O muco se torna semelhante a clara de ovo, tem bastante elasticidade e é bastante escorregadio. Pode haver alguns pontos de muco branco, mas o que manda é a viscosidade. A mulher se sente úmida nesta fase. Com o muco assim, a mulher está bastante fértil e poderá engravidar se tiver relações sexuais.

Método do muco cervical (Billings): para evitar gravidez ou engravidar rápido
Com o muco assim, a mulher está bastante fértil e poderá engravidar se tiver relações sexuais.

Depois desta fase o ciclo retorna para a fase transicional, seca e então menstruação. Um bom momento para verificar como está seu muco cervical é de manhã, logo depois da primeira urina.

ATENÇÃO: Este método não é considerado 100% seguro!

thebillingsovulationmethod Artigos científicos: (1) (2)