Alimentação

Água com limão em jejum para emagrecer está certo? Veja como fazer!

Água com limão em jejum para emagrecer: como preparar? Nutricionista ensina

Água com limão em jejum para emagrecer está certo? Veja como fazer!
5 (100%) 1 vote

A “água com limão em jejum” é um dos termos mais procurados na internet, sobretudo por mulheres. Em milhares de sites, escritos em todas as línguas possíveis, você encontrará que a mistura de água e limão traz benefícios à saúde. Aquela história de aumentar a acidez do estômago e causar gastrite, já veio por terra há anos! Já existem estudos que comprovam a eficácia da água com limão para emagrecer. Só que, muita gente acredita que é só pegar um copo d’água e espremer um limão e pronto. Mas isso não é o certo. Existe um jeito certo de preparar a mistura para se beneficiar ao máximo.

Se o seu objetivo é emagrecer e aumentar o metabolismo, a nutricionista Erin Palinski autora do livro “Belly Fat Diet for Dummies” [1], sugere a água esteja gelada, pois a mistura gelada promoverá a aceleração do metabolismo e, isso irá favorecer o emagrecimento. Ou seja, a água com limão emagrece sim, desde que seja tomada do jeito certo.

O famoso estudo que comprovou que o limão emagrece e mantém os níveis de colesterol e glicose dentro da normalidade, utilizou uma substância presente na casca do limão nos experimentos.  Assim, o preparo recomendado inclui as cascas do limão e não somente o suco.




Água com limão em jejum para emagrecer está certo?

Um artigo – não científico – publicado  na   La Jolla Mon [3] enumerou todos os benefícios de se tomar água com limão em jejum diariamente. A autora enumerou as seguintes vantagens:



  • Melhora o sistema imunológico: os limões são ricos em vitamina C, o que é ótimo para combater resfriados. Ao mesmo tempo,  são ricos em potássio, o que estimula a função cerebral e nervosa. O potássio, certamente, também ajuda a controlar pressão sanguínea.
  • Equilibra o pH: Beba água com limão em jejum todos os dias e reduza a acidez do seu corpo. O limão, a saber, é um dos alimentos que tem ácido cítrico, mas não traz acidez para o organismo depois de metabolizado. O limão é, na verdade, alcalino depois de processado.
  • Ajuda na perda de peso: Os limões são ricos em fibras de pectina, o que ajuda a combater a fome. Ao mesmo tempo, estudos mostraram que uma dieta mais alcalina perdem peso mais rapidamente.
  • Ajuda na digestão: O suco de limão encoraja o fígado a produzir bile e isso resulta, a saber, em uma digestão eficiente. Ao mesmo tempo,  reduz a azia e a prisão de ventre.


  • É diurético: Os limões aumentam a taxa de micção no corpo, o que ajuda a purificá-lo. As toxinas são, portanto, liberadas mais rapidamente, deixando o trato urinário saudável.
  • Limpa a pele: o componente da vitamina C ajuda a diminuir rugas e manchas. Beber água com limão em jejum elimina as toxinas do sangue, o que ajuda a manter a pele limpa também.
  • Alivia problemas respiratórios: A água de limão em jejum, bebida morna ajuda a eliminar infecções pulmonares e a interromper
    a tosse constante.
  •  Mantém você zen: A vitamina C é uma das primeiras vitaminas esgotadas quando você está mentalmente cansado pelo estresse.  Como mencionado anteriormente, os limões são repletos de vitamina C.

O jeito certo de preparar água com limão em jejum

Existem duas maneiras de se aproveitar também dos polifenois presentes na casca do limão. É lógico que o suco será aproveitado, mas as cascas também precisam entrar na receita. Lembrando que, para emagrecimento, a água deve estar gelada e nenhum tipo de adoçante deve ser utilizado.

Primeira receita: Separe dois limões frescos e, se possível, orgânicos. Corte em fatias na largura da sua preferência. Esprema parte das fatias de limão, mas não todas. Adicione as fatias espremidas e o restante dos limões não espremidos dentro do seu copo ou garrafa. Preencha o que estiver faltando com água. Você pode até colocar gelo, se quiser.

  Segunda receita: A nutricionista Erin Palinski-Wade , da CDD , autora de Belly Fat Diet for Dummies, sugere que um limão seja espremido em 200 mL de água gelada. Em seguida, com um ralador pequeno, rale uma colher de chá de raspas dentro do copo. Misture e beba de manhã ou 10 minutos antes do almoço.

 Livro: Belly Fat Diet for Dummies [2]     Artigo científico: Journal of Clinical Biochemistry and Nutrition [1]

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo