Dieta do ovo cozido: Por que você não deve fazer, principalmente os homens

14302
Dieta do ovo cozido: Porque homem não pode fazer

A dieta do ovo cozido tem “bombado” em todos os sites de boa forma e bem-estar. Isso porque, o ovo é um alimento nutritivo e barato. Eles são ricos em proteínas de alta qualidade, gorduras saudáveis ​​e , ao mesmo tempo, muitas vitaminas e minerais essenciais.

Enquanto o mundo inteiro passou anos discutindo se ele aumenta o colesterol, pesquisadores do Wane State University, em Michigan (EUA) chegaram a conclusão que comer um ovo antes de cada refeição, diminui a fome para aquela refeição. Com isso, há uma dieta deixando os internautas animados: A dieta do ovo cozido. Mas, segundo vários estudos científicos, essa dieta não é tão boa quanto parece e faz mal para os homens.

O que é dieta do ovo cozido?

A ideia é usar a saciedade que o ovo dá para diminuir a fome nas refeições diárias. Assim, a dieta consiste em comer um ovo cozido (ou pochê) antes das três principais refeições – café da manhã, almoço e jantar. Assim, juntamente com uma dieta hipocalórica, a pessoa poderá seguir seu dia sem aquela agonia da fome que uma dieta de baixa calorias trás para a pessoa.

Resumindo, a dieta do ovo cozido é um plano alimentar com restrição de calorias, que utiliza a saciedade das proteínas do ovo para perder peso sem passar fome. Ao mesmo tempo, a dieta do ovo cozido é  pobre em carboidratos, baixa caloria, mas rica em proteínas. Esse plano alimentar foi projetado para ajudar na perda de peso sem sacrificar a proteína necessária para construir músculos. Como seu nome sugere, enfatiza o consumo de ovos como principal fonte de proteína.

Por que todo mundo está fazendo?

Todo mundo está adorando essa dieta, isso porque, ela realmente parece funcionar. Segundo a nutricionista Viviane Voght, da Clínica Equilíbrio Alimentar, no Rio Grande do Sul, o ovo é fonte de proteína completa, ou seja, tem todos os aminoácidos essenciais. Ele exige uma digestão lenta, por isso tem o poder de manter a pessoa saciada por mais tempo. Isso, juntamente com uma dieta hipocalórica pode resultar sim, em perda real de peso.

Mas, por que você não deve fazer?

Infelizmente, o consenso médico é que essa dieta não é segura. Diversos bons sites de saúde fitness dos Estados Unidos estão condenando essa prática. Isso porque, há comprovação científica que comer tantos ovos (21 ovos em uma semana) é muito prejudicial à saúde. Aliás, se você disser ao seu médico que irá comer tantos ovos por semana, ele irá reprovar isso.

É bem verdade que um estudo publicado na Revista científica Oxford Academic [1] revelou que pessoas diabéticas podem comer até 12 ovos por semana sem ter aumento no nível de colesterol e aumento da glicose no sangue. Contudo, o limite seguro é para pessoas saudáveis é apenas sete ovos por semana. Acima disso, os riscos de doenças cardíacas ficam aumentados.

Ao mesmo tempo, o efeito colateral indesejado mais comum da dieta do ovo cozido é a falta de energia que muitas pessoas sentirão com a tirada dos carboidratos. Isso dificulta a prática de exercícios físicos. Assim, especialistas dizem que mudar repentinamente para uma dieta rica em proteínas e baixo teor de carboidratos também pode ser difícil para o sistema digestivo se adaptar. Você, decerto, pode sentir náusea, constipação, flatulência, dor abdominal e mau hálito como resultado.

Como esse tipo de dieta não é sustentável, muitas pessoas voltam aos velhos hábitos alimentares assim que acabam. Assim, provavelmente ganharão o peso de volta, se não ainda mais.

A situação é pior para homens

Um estudo de Harvard [2], os pesquisadores avaliaram as dietas de 1.294 homens que tiveram câncer de próstata em estágio inicial.  Os homens que ingeriam ovos diariamente – ou mais que 5 por semana –  há muitos anos tiveram um aumento de duas vezes no risco de progressão do câncer de próstata. Os cientistas atribuíram à colina – substância derivada de um aminoácido – presente nos ovos como a “culpada” por facilitar a inflamação da próstata.

Dieta do ovo cozido: Porque homem não pode fazer
Estudos concluem que ovo deixa o homem vulnerável ao câncer de próstata. Os cientistas atribuíram à colina – substância derivada de um aminoácido – presente nos ovos como a “culpada” por facilitar a inflamação da próstata.

Então ovo é ruim?

De jeito nenhum. O ovo é um alimento excelente. Ovos fornecem seu corpo com proteína e gordura. Eles também fornecem vitamina D, fósforo e vitamina A. Além disso, duas vitaminas do complexo B que seu corpo precisa para converter alimentos em energia. Os ovos são uma fonte muito boa de riboflavina, selênio e colina.

Como os ovos não têm fibras, a dieta do ovo cozido precisa contar com outros alimentos que tenham quantidades superiores delas. Dessa forma, não comprometerá temporariamente a função intestinal nem prejudicará as bactérias intestinais saudáveis. Comam ovos, mas não 21 por semana!

Artigos médico-científico: Nicholas Fully et al / Richman EL et al