Saber o que é bom para garganta inflamada é importante, principalmente para mães de crianças e adolescentes. Isso porque, é nessa fase que os filhos mais desenvolvem esse problema. Então, quando a garganta está doendo, infeccionada existem vários processos acontecendo na região. Um deles é a presença de células de defesa do sangue (como os macrófagos) no local. Isso, decerto, ajuda a combater os microrganismos (vírus e bactérias) causadores da patologia.
Então, o que é bom para garganta inflamada?
Os médicos são unânimes em fazer a seguinte recomendação “Água morna e sal é o que é bom para garganta inflamada, definitivamente“. Sim, é isso mesmo. O melhor remédio para garganta inflamada é uma solução morna de sal. De acordo com a Dra. Carissa Stephens [1], enfermeira pediatra do University Minneapolis Hospital, os gargarejos da água salgada tornaram-se populares para alguns tipos de dor na garganta, que não sejam graves. Ao mesmo tempo, essa técnica tem sido usada com sucesso em tratamentos alternativos desde antes da medicina moderna.
Na verdade, a pesquisa e a medicina moderna ainda apoiam os gargarejos da água salgada, como uma abordagem eficaz para certos problemas de saúde moderados. Sal tem sido cientificamente comprovado para ajudar a tirar água da mucosa, enquanto cria uma barreira que bloqueia a entrada de água e patógenos nocivos.
Um estudo publicado no International Journal Of Preventive Medicine [2], sobre métodos caseiros de prevenção da gripe, descobriu que os gargarejos da água salgada talvez fossem ainda mais eficazes para prevenir a reinfecção do que as vacinas contra a gripe .
Por que sal?
Muitas pessoas acreditam que o sal ajuda na limpeza da garganta e algumas até passam sal puro nas amígdalas para a provável “limpeza” do local. Mas na realidade, o sal não limpa a mucosa e ele puro pode até feri-la. O que acontece é que nosso sangue possui uma concentração de aproximadamente 0,9% de sódio. A água com uma pitada de sal se torna uma solução aproximada com o líquido que temos no corpo. Ou seja, o gargarejo de água morna + sal possui uma combinação química bem parecida com a do nosso organismo. Esta solução se torna menos agressiva ao organismo do que a água pura, isso ajuda na remoção do muco infeccionado que se forma na garganta.
Por que água morna?
Quando a água morna entra em contato com a mucosa da garganta, o calor provoca dilatação dos vasos sanguíneos da região. Isso aumenta a circulação de sangue no local. Então, consequentemente ajuda que o maior número possível de células de defesa possa passar do sangue para o local afetado. É assim que chega na mucosa da garganta. Contudo, mesmo sem adicionar o sal, somente a água morna já é capaz de auxiliar na diminuição da inflamação e da dor.
Isso faz com que a água salgada seja valiosa para bloquear vírus e bactérias, reduzindo as chances de infecções na boca e na garganta e aliviando a inflamação em certos desequilíbrios de saúde.
Indicações para este gargarejo
Dra. Carissa recomenda o uso água morna com sal para ajudar a reduzir a gravidade da infecção. Isso funciona, aliás, para infecções virais ou bacterianas. Isso inclui:
- gripe e resfriados;
- garganta inflamada;
- mononucleose infecciosa;
- problemas odontológicos (periodontite, gengivite);
- afta;
- sintomas de rinite;
- e, por fim, sintomas de sinusite.