O que são as coisas que flutuam nos nossos olhos?

7876

É difícil achar alguém que nunca tenha percebido pequenos flutuadores nos olhos, já que 70% das pessoas os veem. São parecidos com vermezinhos ou teias de aranha e ficam mais visíveis quando se olha para o céu azul ou um papel branco. Eles se movem conforme movemos os olhos e quando tentamos olhá-los diretamente, parecem desaparecer.

Esses flutuadores são conhecidos tecnicamente como moscas volantes, e nada mais são que as sombras formadas por aglomerados de proteínas presentes no humor vítreo (substância gelatinosa existente dentro do olho). A luz, ao entrar nos olhos através da pupila, precisa atravessar todo o humor vítreo para chegar até a retina e formar a imagem. Quando encontra pelo caminho um aglomerado de proteínas, a luz é bloqueada e no lugar dela ficará a sombra do aglomerado na retina, sendo então vista como pequenas minhocas, círculos, pontos escuros ou teias. As moscas também podem ser formadas por aglomerados de hemácias quando acontecem pequenas hemorragias dentro do olho, mas desaparecerão quando o sangue for absorvido (diferente das moscas volantes causadas por proteínas, que são permanentes).

Em geral as moscas causam apenas um pequeno aborrecimento, mas rapidamente nos acostumamos com elas. Em alguns casos as moscas atrapalham muito a visão, a ponto de ser necessária uma cirurgia para remover todo o humor vítreo e substituí-lo por uma solução salina. É aconselhável procurar um oftalmologista se de repente aparecerem moscas que antes não existiam em seus olhos, pois pode ser indício de algum problema na retina, o que deve ser tratado rapidamente para evitar a perda da visão.

14211563748315
Esses flutuadores são conhecidos tecnicamente como moscas volantes, e nada mais são que as sombras formadas por aglomerados de proteínas presentes no humor vítreo (substância gelatinosa existente dentro do olho). Foto: mcot
Especialidades-Olho-Moscas-volantes
Quando encontra pelo caminho um aglomerado de proteínas, a luz é bloqueada e no lugar dela ficará a sombra do aglomerado na retina, sendo então vista como pequenas minhocas, círculos, pontos escuros ou teias. Foto:

Fonte: iflscience