Sintomas de problemas no fígado: Sinais que ele dá indicando que você está doente

Sintomas de problemas no fígado

Os sintomas de problemas no fígado são clássicos.

Contudo, muita gente os confunde com outras doenças e por isso são ignorados.

Não deveriam! Uma vez que, o fígado está na lista de um dos órgãos mais essenciais do nosso corpo.

É considerado, de fato, uma eficiente máquina química, capaz de produzir centenas de substâncias fundamentais.

Além disso, o fígado exerce mais de 500 funções diferentes.

Funções do fígado

Por ser a maior glândula do corpo humano. Assim trabalho duro armazenando e liberando glicose e ainda metabolizando e proteínas.

Ao mesmo tempo, faz a síntese das proteínas do plasma e processamento de drogas e hormônios.

E ainda, trabalha na emulsificação da gordura durante o processo de digestão através da secreção da bile.

Com isso, vemos que o fígado merece o centro das atenções pela série de processos vitais que realiza.

Toda sua importância costuma ser ignorada pelas pessoas.

Isso porque, muita gente comete a ingratidão de retribuir o trabalho do órgão o culpando erroneamente por dores na parte superior do abdome ou a ressaca.

Mas se você está de fato doente do fígado, certamente, estará sentindo um dos sintomas abaixo citados.

Fique de olho e enumere quais deles você está sentindo para comunicar ao seu médico.

Sintomas de problemas no fígado

✅ Sua urina está escura? A cor da urina pode revelar doenças do fígado. Se estiver amarronzada, então, pode ser algo sério como hepatite ou cirrose. A urina fica assim, porque o fígado está funcionando mal e “deixa cair” bilirrubina no sangue. Ao ser filtrado pelos rins, essa bilirrubina vai para a urina deixando-a escura.

✅ Sente dor abdominal? A dor do lado direito da barriga, na região superior, é exatamente onde se encontra o fígado. Um incômodo ali indica que o órgão não vai bem. Quem tem cirrose, por exemplo, tem um constante incômodo ali.

✅ Sente coceira na pele? As coceiras acontecem quando o fígado não consegue metabolizar toxinas ou algum medicamento (ou droga). As toxinas vão para a corrente sanguínea, causando coceira na pele, na maioria das pessoas. Aliás, quando a pessoa já tem problemas no fígado e faz uso de bebida alcoólica, ela terá essa reação rapidamente.

✅ Você sente muito cansaço de manhã ou depois de comer? É outro sinal importante. Um dos indicadores principais é que as pessoas que têm doenças do fígado. Aliás, este é um dos sintomas de gordura no fígado. O cansaço é notado principalmente pela manhã: é muito difícil se levantar, espreguiçar e encontrar forças para começar o dia. O esgotamento também é muito intenso depois das refeições.

✅ Suas fezes estão esbranquiçadas ou claras demais? A cor normal das fezes é castanho-escuro. Fezes brancas, esbranquiçadas ou claras podem ser sinal de problemas no fígado. Afinal, as alterações hepáticas causam problemas na fabricação da bile, deixando as fezes mais claras ou com vestígios de cor branca. Ao mesmo tempo, doenças do fígado podem prejudicar a produção de bilirrubina, um pigmento amarelo que também colore as fezes. Sem ele, o cocô fica esbranquiçado.

✅ Seus olhos e pele estão amarelados? Este, é outro dos sintomas de problemas no fígado, considerado clássico: a icterícia. Assim sendo, o problema acontece por causa do acúmulo de bilirrubina no sangue. Quando o fígado não está bem, perde a capacidade de metabolizar e/ou eliminar a bilirrubina. Por consequência há acumulo de bilirrubina no sangue. Ao mesmo tempo, o excesso se instala na pele e olhos levando ao amarelamento.

✅ Sua barriga vive inchada? A ascite (aumento de volume do abdome) é outro sintoma marcante de doença hepática. Ela ocorre por causa da retenção de líquidos. Contudo, esse sintoma ocorre somente quando a doença hepática é severa. Assim, o inchaço leva a dificuldade de respiração devido a forte pressão nos órgãos abdominais.

✅ Você tem sentido enjoos depois de comer? Esse é um dos sintomas de problemas no fígado que os médicos consideram mais evidente. Isso porque, todas às vezes que o fígado não está bem, o sintoma de enjoo vem. Geralmente, a pessoa se sente mal após as refeições, o estômago pesa. Em seguida, há náuseas, enjoos, podendo até vômito.






  1. Deha Erdogan, et.al. Management of liver hemangiomas according to size and symptoms. Gastroenterology & Hepatology.
  2. Newton J.L. Systemic Symptoms in Non-Alcoholic Fatty Liver Disease. Biomedical Research Centre , Newcastle University
  3. Liver Disease. MayoClinic
  4. Última atualização fev 2020