Anel anticoncepcional: uma alternativa para evitar gravidez que substitui completamente a pílula

8013
Anel anticoncepcional: O que é? Quais as vantagens e desvantagens?

O anel anticoncepcional ou anel vaginal é um método contraceptivo que tem a forma de um anel de silicone, flexível e transparente, não poroso e não absorvente. Mede cerca de 5 centímetros de diâmetro e impede a ovulação e a concepção através da liberação de hormônios. Basicamente,  ele previne a mulher de ficar grávida seguindo o mesmo princípio da pílula anticoncepcional. A seguir entenda como funciona e quais as vantagens e desvantagens do método.

Então, a saber,  ação e os efeitos são bem parecidos com os da pílula. O anel deve ser colocado na vagina, no formato de um 8, na parte superior, uma região bastante elástica e não sensível ao toque. O anel, então, deve ser colocado no 5º dia da menstruação, permanecendo nessa posição durante três semanas (21 dias). Após a retirada do anel, deve-se fazer uma pausa de 7 dias e um novo anel deve ser utilizado.

Um estudo publicado na revista científica Human Reproduction (1), acompanhou 1145 mulheres que usaram este método durante 12 meses. Assim, no final do experimento, a maioria das mulheres considerou este  método contraceptivo fácil de usar, Além disso, a maioria considerou o método eficaz, conveniente  e inovador para a contracepção hormonal. Em conclusão,  este estudo demonstrou que este é um contraceptivo eficaz com excelente controle de ciclo. Além disso, e  facilmente reversível, bem tolerado e bem aceito que é conveniente usar.

Como funciona?

Ele age como qualquer outro método. Depois de colocado na vagina, o anel libera os hormônios (etonogestrel e etinilestradiol), que são absorvidos pela mucosa da parede vaginal. Dessa forma, entra em contato com a corrente sanguínea inibindo a produção do FSH e LH. O anel também aumenta o muco dessa região, dificultando a entrada do espermatozoide.

A fertilidade da mulher volta assim que o uso é suspenso. Quando usado corretamente, a prevenção é de 99%. Sua eficácia é de 0,4 a 1,2% em cada 100 mulheres por ano. É tão eficaz quanto as pílulas combinadas mais modernas e com doses mais baixas de hormônios. O anel não interfere na relação sexual, e a maioria das usuárias e seus parceiros não sentem nenhum incomodo durante a relação sexual.

Anel anticoncepcional: O que é? Quais as vantagens e desvantagens?

Vantagens

Por ser um método de fácil aplicação com menor risco de esquecimento e pouco efeito colateral, o número de adesões está aumentando. Depois de experimentar o anel vaginal poucas pacientes mudam de contraceptivo. No estudo acima citado (1), de 1145 mulheres, apenas 250 desistiram do método no final do experimento. Esse método garante uma melhora no ciclo menstrual e reduz a metabolização pelo fígado. Além disso, só precisa ser aplicado uma vez ao mês. A própria mulher deve introduzi-lo no canal genital, empurrando com o dedo até não o sentir mais. Na primeira vez que usa, a saber, os primeiros sete dias deve se utilizar preservativos. Contudo, nos meses seguintes, com uso regular, não há necessidade do uso de preservativos para evitar gravidez.

Desvantagens

A principal desvantagem do anel anticoncepcional, assim como a pílula, não previne a mulher de infecções por micro-organismos ou doenças sexualmente transmissíveis. Logo, com a finalidade de prevenir corrimento vaginal e coceira na vagina desencadeados por doenças, é indispensável o uso de camisinha.

Anel anticoncepcional: O que é? Quais as vantagens e desvantagens?
Como aplicar o anel anticoncepcional
Artigo científico: (1)