O que é melhor para os homens: usar cuecas comuns ou cuecas boxers? A ciência responde!

O que é melhor: usar cueca comum ou cueca boxer? A ciência responde!

Quem carrega um par de testículos entre as pernas certamente já ouviu falar que a temperatura é algo essencial para a saúde dos espermatozoides. Agora, um estudo feito em Harvard apimenta mais ainda a discussão sobre como os testículos devem ser guardados. Então, o que é melhor: usar cueca comum ou cueca boxer?

O estudo descobriu que o modelo de cueca pode estar relacionado ao grau de fertilidade do homem. Ou seja, aquelas cuecas que deixam as bolas muito apertadas estão associadas a queda na contagem de espermatozoides.  Embora o mecanismo fisiológico por trás dessa descoberta ainda não tenha sido confirmada, eles revelaram que os homens que usam cuecas boxers (pernas tipo shorts) tinham níveis hormonais diferentes daqueles que usavam cuecas comuns.

Leia também: Pênis torto: Por que alguns homens têm? Quais são as causas? Urologista explica

Como foi feito o estudo

Os pesquisadores contaram com 1.186 amostras de sêmen de 656 homens. Todos os ajustem foram feitos, levando em consideração os fatores como IMC, história de tabagismo, última ejaculação e os ritmos circadianos. O resultado foi que, no geral, os homens que usavam boxers tinham 25% mais espermatozoides do que os homens que usavam cuecas sem pernas.

De acordo com o autor principal do estudo, Dr. Mínguez_Alarcón, ainda é preciso confirmar o mecanismo molecular por trás dos níveis hormonais. Ao mesmo tempo, analisar os danos nos testículos provocados pelas roupas íntimas. Assim será possível confirmar se o padrão também surge em grupos mais diversos de homens.

Contudo, o estudo sugere e recomenda que os homens usem, preferencialmente, cuecas do tipo boxers. “Já que é um estilo de vida fácil de modificar, porque não melhorar a qualidade do sêmen dos homens?”, disse o pesquisador.

Leia também: Sangue no esperma: há algo errado com você? Médico explica

iflscience