Usar boné faz o cabelo cair? Verdade ou mito?

9935

“Gosto muito de boné e queria saber se uso de boné acelera a calvície? (Anderson Oliveira)

Olá Anderson! Com certeza você já ouviu alguém dizer: “Tira esse boné porque se não você vai ficar careca!”. Essa afirmação tem um pouco de exagero, mas tem um fundamento científico clássico. Na verdade, o uso de boné ou touca abafa o couro cabeludo que traz prejuízos à saúde capilar, como o aparecimento de caspa e enfraquecimento do fio ou do próprio couro cabeludo. O nosso “cabelo precisa respirar” para ser saudável, por isso o boné pode atrapalhar esse processo e prejudicar o seu crescimento e desenvolvimento, porém a queda pode se tornar maior, mas não significa que você ficará careca ou que isso vai acelerar sua calvície, apenas é recomendado não fazer uso diário, contínuo e por longas horas, pois o surgimento de problemas pode agravar o desenvolvimento dos fios e prejudicar o aparecimento de patologias no couro cabeludo.

A calvície é um problema que afeta principalmente os homens e que os deixa bastante irritados e tristes. A maioria dos homens apresenta a calvície chamada de alopecia androgenética, onde a principal causa está relacionada com a hereditariedade e os hormônios masculinos, ou seja, a genética que promove a atrofia dos folículos (bulbos) capilares e aceleram a queda definitiva. Outros fatores contribuem para a queda de cabelo excessiva, como o excesso de oleosidade, como a dermatite seborréica, produtos químicos, distúrbios da tireóide, alimentação ruim, carência de vitaminas, certos medicamentos e estresse.

Os primeiros sinais da calvície nos homens podem aparecer entre os 17 e 23 anos de idade. Quando começa a cair aos 17 anos o processo de queda acaba sendo bem maior e de uma única vez e o tratamento é bem mais complicado, ou seja, a queda é persistente e irreversível devido à herança genética. Quando a queda inicia entre 25 e 26 anos de idade o tratamento surte melhores resultados, pois a queda é lenta.

Dependendo do caso, há tratamentos específicos para cada tipo de queda de cabelo, mas para aqueles que a causa seja a hereditariedade não tenho boas notícias, pois é irreversível a calvície com tratamento a base de medicamentos, sendo necessário o implante de cabelos, mas a medicação pode ajudar no processo de retardamento da queda e diminuir o processo da calvície. O medicamento mais utilizado é o minoxidil que é um vasodilatador de uso tópico que ajuda a bloquear a ação dos derivados da testosterona no bulbo capilar e pode acelerar o crescimento dos cabelos. Ele ainda estimula o crescimento dos pelos no rosto e no corpo, por isso é contraindicado para as mulheres.

Portanto, para acabar com o mito de uma vez por todas: uso de boné não vai deixar você careca ou acelerar a calvície, porém pode aumentar a queda devido à compressão e o abafamento que causa no couro cabeludo, por isso deve ser evitado ou utilizado bonés com telas. Agora preste bastante atenção: qualquer queda repentina de cabelo, como tufos, queda contínua sem explicação genética, coceiras, vermelhidão e sinais de muitas caspas sem controle devem procurar um dermatologista para que seja realizado o diagnóstico correto deste problema, pois quanto mais cedo for verificado melhor serão os resultados.

Fontes: drauziovarella / vidaeestilo
Artigos: Uebel et al.   
Imagens: Reprodução/ barbeariaisac / magazine10