Mulher

Terapia do café: sua pele fica incrível, baseado em estudos científicos

Café é bom para a pele aprenda as receitas da Terapia do café

Café é bom para a pele? Agora você vai aprender como ficar com a pele linda com os tratamentos de pele da Terapia do café. Não é de hoje que a gente sabe que os benefícios do café vão muito além do que nos manter “alerta” de manhã.  Afinal, é  riquíssimo em antioxidantes, responsáveis por combater o envelhecimento.

Aliás, um estudo publicado na revista científica Experimental Dermatology (1) concluiu que o café é bom para a pele e tem efeitos similares ao do ácido hialurônico. Ou seja, é realmente um ingrediente antienvelhecimento, pois aumenta o colágeno e a elastina, tornando a cútis mais firme. Ao mesmo tempo, hidrata a pele e reduz a perda de água epidérmica.

Extrato de café

Vários estudos (2) (3) mostram que o extrato de café é bom para a pele, pois ajuda a protege-la contra danos causados ​​pelos raios UV-B. Assim, pode proteger a cútis contra rugas e danos causados ​​pelo sol. Aliás, curiosamente, bebedores dessa famosa bebida são menos propensos a desenvolver câncer de pele, especialmente melanoma. Contudo, não é um substituto do protetor solar, claro!

Borra de café

Apesar de ser muito menos potente que o extrato, a borra dele serve como esfoliante incrível. Os tratamentos de pele usando a borra funcionam a anos. Você pode usá-lo, sobretudo, para amaciar a pele das mãos, pés, joelhos e cotovelos. Mesmo assim, os estudos recomendam que você utilize as receitas com a borra para esfoliar a pele do rosto com muita cautela. Isso porque, a granulação do café moído pode machucar a pele do rosto.

Outro cuidado com a borra de café no rosto, é a respeito do cuidado com a acne. Vários canais no YouTube ensinam tratamento para espinhas e cravos usando receitas com a borra que fica no filtro. Apesar de o café ser bom para a pele, ele, definitivamente, não cura espinhas. Não caia nessa! Os esfoliantes servem apenas para remover a camada de células mortas e não penetram no poro para limpeza, como muitas pessoas pensam.

Café em grãos

O grão torrado não funciona muito bem na pele a não ser em forma de extrato ou borra. Estamos falando aqui dos grãos secos, antes de serem torrados – o Coffee Silverskin. De acordo com um estudo publicado na revista científica Pharmaceutical Biology (4), e outro, publicado no International Journal of Cosmetic Science (5), a cafeína presente em grãos de café é bom para a pele, melhorando a aparência, ainda que temporariamente. A cafeína do grão cru, contrai a pele, fazendo com que ela pareça mais firme. Este efeito pode ajudar a combater os olhos inchados e pode tornar a celulite menos aparente.

Leia também: Livre-se definitivamente dos cravos com um ingrediente que todo mundo tem na cozinha

Dicas de receitas para cuidados

Máscara facial esfoliante: Misture 1/4 colher de chá de pó d borra com 1 colher de sopa de iogurte (natural ou de baunilha). Massageie suavemente o rosto e o pescoço e deixe por cinco minutos. Enxague bem com água morna. Não use mais do que uma ou duas vezes por semana. Esse é um dos tratamentos de pele mais incríveis e vale a pena tentar.

Esfoliante para o corpo: Misture 1/2 xícara de açúcar mascavo em 2 colheres de sopa do pó e 1/4 de xícara de óleo de amêndoa doce. Durante o banho, massageie todo o seu corpo. Preste atenção às áreas ásperas e secas, como cotovelos e joelhos. Enxague bem.

Esfoliante e hidratante labial: Misture uma pequena quantidade de pó de borra de café com um óleo de coco. Massageie a mistura levemente sobre os lábios e retire com um pano úmido.

Para olhos inchados: Uma colher de chá de borra de café em uma toalha de papel umedecida e colocada sobre os olhos por 20 minutos ou mais ajudará a reduzir o inchaço.

Artigos científicos: (1) (2) (3) (4) (5)

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Topo