Animais

Que massa de lagartas pretas é essa? [vídeo]

Que massa de lagartas pretas é essa? Isso é perigoso? [vídeo]

“Eu encontrei lagartas indo para o trabalho de manhã cedo. Elas se mexiam constantemente umas por cima das outras. Depois do meio dia eu as vi novamente e estavam se locomovendo em direção a rua, novamente umas por cima das outras. Que massa de lagartas pretas é essa? Isso é perigoso? Se tiver um vídeo, agradeço” Grasi Welter

Que massa de lagartas pretas é essa? Isso é perigoso? [vídeo]

Imagem enviada pela Grasi!




Grasi, para encurtar a conversa, essas não são larvas de borboletas e mariposas, as chamadas lagartas (apesar de parecer muito). Elas são larvas de himenópteros (abelhas, vespas, formigas). Trata-se de hymenópteros da família Pergidae e sub-família Perreyiinae. Parecem ser do gênero Perreyia (possivelmente, não é certeza, da espécie Perreyia lepida), ou “falsas lagartas”, que, em alguns lugares são verdadeiras pragas.

Outro nome conhecido dessas larvas é “mata-porcos” isso porque, ao serem ingeridas por suínos e até bovinos, liberam uma substância tóxica secretada pelas glândulas cutâneas que os envenena. Apresentam debilidade, depressão, tremores musculares, excitação, agressividade, e mortalidade em menos de 2 dias da aparição dos sintomas. Em animais que sobrevivem por mais tempo observa-se icterícia e sensibilidade a luz.

Himenópteros são insetos com desenvolvimento completo (holometábolos), então passam pela fase de ovo, larva (em várias etapas), pupa (para sofrer a metamorfose) e adulto (o inseto alado, pronto para reproduzir). As larvas desenvolvidas, como recebemos na foto, têm coloração negra e medem cerca de 2,5cm de comprimento. Aparecem entre junho e setembro aglomeradas, caminhando na pastagem, hábito que sugere capacidade de buscar mais alimentos e proteção contra predadores.



Que massa de lagartas pretas é essa? Isso é perigoso? [vídeo]

Esse comportamento funciona como mecanismo de defesa! Sinistro… Foto: Reprodução/PyBio

Completado o crescimento (que se dá através de mudas ou ecdises) a larva sofre metamorfose passando para a fase de pré-pupa, assumindo cor branco-amarelada de 12,5mm de comprimento. Abaixo da superfície a pré-pupa expele uma substância clara e viscosa que adere partículas de solo, formando uma espécie de casca de proteção de coloração negra. Este estágio dura, aproximadamente, 6 meses, quando se transforma em uma pupa e, 15 dias após, emerge o inseto adulto (novembro a abril). O adulto tem o aspecto vespiforme e é raramente encontrado.

Leita também: O que fazer em caso de picada de abelha ou vespa? Veja quando você precisa procurar um pronto-socorro



Que massa de lagartas pretas é essa? Isso é perigoso? [vídeo]

Foto: Reprodução/PyBio

Que massa de lagartas pretas é essa? Isso é perigoso? [vídeo]

Foto: Reprodução/MyPanamaLife

Veja este vídeo bem interessante dessas “lagartas”!

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


7 comentários

7 Comments

  1. cinara Santos

    em

    Mas qual a aparencia do bicho na fase adulta? O que ele vira depois da crisálida???

    Topei com estes no campus da UFSM, no sul… nunca tinha visto e estou impressionada com as informações acima…

    Depois de adulto é agressivo? qual o habitat? Posso facilmente topar com ele? Ambiente urbano?

    de 2cm passar a 12cm jah me preocupou mas eu prefiro saber o resto da história…

    • João

      em

      Ela escreveu 12,5 milímetros, e não centímetros!

  2. marcio

    em

    onde trabalho, na floresta tem um monte dessa lagarta, o que ela vira depois?

  3. nala almeida

    em

    Sugestão de correção para o seu segundo parágrafo: “Outro nome conhecido dessas larvas é “mata-porcos”, porque, ao serem ingeridas por suínos e até bovinos, liberam uma substância tóxica, secretada pelas glândulas cutâneas, que os envenena. Os animais por elas envenenados apresentam debilidade, […]” Outra alteração que sugiro é “Que bicho é este?”, ou seja, este em lugar de esse. Peça a alguém bom em português uma revisada nos seus textos antes de você publicá-los. A importância do que você escreve e o interesse dos seus leitores merece esse cuidado a mais.

  4. Jansline

    em

    Como faço para exterminar esses bichos? Aqui em minha casa tem uma infestação! Agradeço se puder ajudar!

  5. Moysés Lange Alves

    em

    Encontrei diversos focos (esse aglomerado se locomovendo em bloco) no meu jardim. Tenho algumas frutíferas e ornamentais neste jardim.
    Pergunto: se podem ser de vespas predadoras de insetos prejudiciais ao homem, como pode um leigo reconhecer se posso deixá-las se desenvolver? Existe risco à saúde humana? E às plantas em geral?

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo