Remédio caseiro para corrimento vaginal: folhas de goiabeira. Ginecologista ensina

Como fazer remédio caseiro para corrimento com folha de goiaba. Ginecologista ensina

Provavelmente você não sabe disso, mas a folha da goiaba  (Psidium guajava) é uma arma contra diversos males comuns. Isso não é papo de internet, não. Inúmeros estudos, dos quais citaremos dois a seguir comprovam suas propriedades que vão desde de cura para diarreia até controle da diabetes. Mas aqui, trataremos de ensinar como fazer remédio caseiro para corrimento vaginal, orientado por uma ginecologista.

Por que a folha de goiaba?

Aqui sempre procuramos correr atrás de verdades científicas que comprovam as receitas ensinadas pela internet. Sobre a folha de goiaba foram encontrados mais de 35 mil resultados. Um estudo de 2014 publicado na revista científica International Journal of Green Pharmacy , fez um levantamento completo das propriedades da folha de goiaba. Até mesmo os cientistas foram surpreendidos pela gama de elementos medicinais nessas folhas.

Segundo o artigo, a folha da goiabeira contém importantes elementos fitossanitários, tais como taninos, triterpenos, flavonoides, quercetina, triterpenoide pentacíclico, ácido guajanóico, saponinas, carotenóides, lectinas, leucocanidina, ácido ellagico, amritósido, beta-sitosterol, uvaol, ácido oleanólico e ácido ursólico.  Todos estes elementos são amplamente utilizados hoje na medicina, mas, em forma de medicação.

Leia também:  Pés rachados: 2 tratamentos caseiros naturais e baratos com base em estudos científicos

Outro estudo, publicado na revista Journal of Ethnopharmacology , citou algumas das utilidades farmacológicas para as folhas (e frutos) da goiabeira. Segundo o artigo, é principalmente conhecida por suas propriedades antiespasmódicas e antimicrobianas no tratamento de diarreia e disenteria. Também tem sido amplamente utilizado como agente hipoglucêmico. No entanto, o que nos interessa aqui, é o trecho em que citam suas atividades antimicrobianas, antigenotóxicas, antifungicas, citotóxicas, antiespasmódicas, cardioativas, antipsicidas, antidiabéticas, antiinflamatórias e antinociceptivas.

Com isso, a ginecologista Dra. Sheila Sedicias, colunista do site Tua Saúde, deu sua dica para curar um corrimento vaginal em casa, sem uso de medicação química. Ela diz que um corrimento vaginal pode ser tratado naturalmente com o uso do chá de folhas de goiabeira. Ela indica para tratamento daquele corrimento vaginal do tipo amarelo-esverdeado e com mau cheiro (tricomoníase) , ou corrimento branco tipo leite coalhado (candidíase). Esses sintomas podem vir acompanhados ou não por coceira intensa. No entanto, caso o corrimento persista mesmo após 3 dias de tratamento caseiro, é aconselhado ir ao ginecologista.

Como fazer o tratamento

Ingredientes

30 g de folhas de goiabeira

1 litro de água

Modo de preparo

Ferva a água e desligue o fogo. Acrescente, então, a erva e abafe durante 3 a 5 minutos. Depois, coe e faça um banho de assento com esse chá, lavando cuidadosamente toda a região genital. Repita o procedimento de 2 a 3 vezes ao dia.

O banho de assento para corrimento feito com as folhas de goiabeira é eficaz no tratamento do corrimento causado por Tricomoníase e Candidíase. Além disso, o remédio caseiro é seguro e não causa efeitos colaterais, nem possui contraindicações. Contudo, é bom lembrar que durante o tratamento, deve-se usar camisinha em todas as relações sexuais para evitar a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis.

Tuasaude.com    Artigos: JV Kamath et al  / Pérez Gutiérrez et al