Grávida pode dormir de bruços (barriga para baixo)? Médica explica se faz mal

Grávida pode dormir de bruços (barriga para baixo)? Faz mal?

Assim que a mulher fica grávida há uma série de coisas que as pessoas vivem dizendo que não pode. Desse modo, as futuras mamães sofrem com as mais variadas dúvidas. Uma das dúvidas mais frequentes é quanto a posição de dormir. A posição “de brμços” – barriga para baixo – é a mais questionada. Uma vez que, essa posição parece de fato incomodar o bebê. Enfim, grávida pode dormir de bruços?

De acordo com a obstetra e ginecologista, Dra. Eleonora Stocchero, explicou que a posição mais indicada para o gestante dormir é a posição deitada de lado, sobre o lado esquerdo. Ela diz que segundo estudos, essa é a posição que proporciona melhores condições de oxigenação para o bebê, pois o sangue flui melhor pelo cordão umbilical. Mas, vamos ser realistas, a maioria das mulheres adoram dormir de bruços e nem sempre a posição indicada é a que a mãe prefere.

Faz mal dormir de bruços?

Primordialmente, é importante saber que o útero é um lugar extremamente seguro. Assim, você não vai esmagar o bebê se você dorme de barriga para baixo. No entanto, a obstetra explica que a futura mamãe pode dormir de bruços até o quinto mês de gestação. Se a mãe está se sentindo confortável, até o 4°-5° mês o bebê nem perceberá que sua mãe está dormindo sobre a barriga. Isso porque, nestes primeiros meses o bebê ainda é muitíssimo pequeno, e a placenta e o líquido amniótico estão faz um excelente amortecimento.

Mas e depois? O que a médica disse é que após o quinto mês, o mais provável é que a mulher não consiga dormir de barriga para baixo, porque a posição fica desconfortável, devido ao tamanho da barriga e ao fato de os seios estarem mais sensíveis. Então naturalmente, até sem perceber, ela irá encontrar outra posição confortável. Ao passo que a gestação vai evoluindo, a grávida irá encontrando o melhor jeito para deitar, sentar e até fazer sexo.

E se acordar no meio da noite dormindo de bruços, preciso ir ao médico? A obstetra garante que não, a menos que você esteja sentindo dores, perca sangue e tenha qualquer outro mal-estar. Mas, no geral, segundo a médica, caso a mulher no sexto mês ou mais de gestação acorde e perceba que está de bruços, não há motivo para se preocupar. Como já dito, o bebê está extremamente protegido dentro do útero e não se machucará nessa posição.

O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 

baby-pedia / babycenter