Se você costuma dormir de barriga para baixo, pare agora! Essa é a pior posição de todas

dormir de barriga para baixo

Dormir de barriga para baixo pode ser uma delícia. Mas é a pior posição para a saúde, porque força a região lombar e a região cervical. Além disso, o pescoço fica totalmente tracionado e rotacionado, o que causa um desgaste e uma tensão nos nervos e músculos. Isso pode causar torcicolo, dor de cabeça e em longo prazo redução na amplitude do movimento do pescoço. Para aqueles que não conseguem dormir em outra posição, o quiropraxista Jason Gilbert aconselha a não utilizar o travesseiro para diminuir os impactos.

Quais o problema de dormir de barriga para baixo?

Muitos das pessoas que tem o hábito de dormir de barriga para baixo experimentam algum tipo de dor. De acordo com a clínica Mayo, dormir de bruços coloca uma pressão sobre suas costas e espinha. Isso ocorre porque no meio do seu corpo é onde está a maior parte do seu peso. Isto torna difícil manter uma posição neutra da coluna quando você está dormindo. Estresse sobre a coluna vertebral aumenta o estresse sobre o resto da sua estrutura.


Além disso, desde a coluna vertebral é um trajeto para os nervos, estresse da coluna vertebral pode causar dor em qualquer lugar em seu corpo. A pessoa também pode experimentar formigamento e dormência.

A menos que a pessoa de alguma forma descobrisse como respirar através de seu travesseiro, ela precisa virar a cabeça para o lado enquanto dorme de barriga para baixo. Isso coloca a cabeça e a coluna fora do alinhamento, torce o pescoço e os problemas podem se tornar evidentes a longo prazo como uma hérnia de disco, por exemplo. Na hérnia de disco as vértebras da coluna vertebral mudaram o suficiente para romper o disco gelatinoso dentro dela. Quando este gel vaza acaba irritando os nervos e trazendo muito desconforto e dor.

Qual é a melhor posição para dormir?

A tradicional posição lateral é a mais indicada por profissionais da saúde na hora de dormir. Afinal, é a postura mais semelhante à fisiologia humana que, além de permitir um alinhamento perfeito da coluna, ainda evita rotações, trações e hiperextensões musculares. A posição dos braços também é importante na hora do sono. Assim, eles devem estar à frente do corpo ou apoiados sob o travesseiro formando um ângulo de 90 graus.


Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.