Sua saúde

Vontade de urinar toda hora e não sai nada ou somente gotas, o que pode ser? Médica explica

Tenho vontade de fazer xixi e não consigo, o que pode ser?

Vontade de urinar toda hora e não sai nada ou somente gotas, o que pode ser? Médica explica
4.7 (93.33%) 3 votes

A verdade é que muitas mulheres e homens já passaram por isso: aquela vontade louca de fazer xixi, mas na hora que se senta no vaso, não consegue urinar ou apenas uma quantidade muito pequena. Se no dia anterior estava tudo normal, o que pode ser? Muitas pessoas nos escrevem com o mesmo relato: “Tenho vontade de fazer xixi toda hora e não consigo“. A má noticia é que isso é um problema de saúde sim.

A Dra. Nicole Giovana especialista em Medicina da Família e Comunidade, explica em sua coluna no site Médico Responde que, na maioria das vezes isso é sintoma de Cistite, uma inflamaçãoou infecção – na bexiga. No entanto, no caso de homens, vontade de urinar toda hora e não conseguir pode ser uma emergência urológica e deve ser avaliada com rapidez. Então, veremos aqui, separadamente cada caso.




Se você é mulher

Na maioria das vezes este sintoma é realmente a cistite. Nas mulheres esse sintoma é bastante comum e isso se deve provavelmente a fatores anatômicos. Na mulher, a saída da uretra é bem próxima à entrada da vagina, onde sabe-se que a mulher abriga diversos micro-organismos que compõem a flora vaginal. Normalmente, a cistite é provocada pela bactéria Escherichia coli, que faz parte da flora intestinal normal.

 Dúvida de muitos: A infecção urinária pode ser transmitida por relação sexual?

Com a irritação da bexiga, há uma ativação dos receptores e mesmo vazia, pode dar a falsa impressão de necessidade de urinar. Mas este é somente o primeiro sintoma da Cistite. Caso não ocorra o tratamento, a mulher sentirá ardência ao urinar, dor na região abdominal. Mais raramente ocorre urina com sangue.



A boa notícia é que essa doença, apesar de ser bacteriana,  é considerada comum, de pouca gravidade e pode ser tratada facilmente. Com a medicação adequada em somente um dia os sintomas desconfortáveis já cessam. No entanto, sem cuidados, o quadro pode evoluir caso as bactérias cheguem a outras regiões do trato urinário, como os rins.

Se você é homem

Segundo a Dra. Nicole, nos homens acima de 50 anos, este sintoma deve ser avaliado como uma emergência urológica. Isso porque, na maioria desses casos, a vontade de urinar e não sair nada ou saírem apenas gotas é sintoma de um aumento da próstata (Hiperplasia Benigna Prostática).



♥ 5 sinais de câncer de próstata que os homens ignoram, mas podem salvar suas vidas

Quando a próstata está alterada,  por câncer ou hiperplasia, ela começa a pressionar a uretra, canal responsável por excretar a urina. Isso irá gerar problemas durante a micção: o jato de urina pode ficar muito mais fraco do que o normal, em alguns casos, há vontade urinar, mas a urina sai em gotas. Também há dificuldade em iniciar a micção, fica ali parado diante do sanitário esperando que a urina saia e precisa até forçar um pouco para libera-la.

Além disso, poderá sentir nesses casos, urgência em urinar, várias micções a noite, dor abdominal e pouco esperma. Diante desses sintomas, é urgente a busca de ajuda médica.

Outras causas

A médica ressalta que há outras doenças menos comuns que podem explicar essa vontade de urinar e não conseguir:

  • Obstipação intestinal;
  • Uso de medicamentos;
  • Câncer de próstata;
  • Cálculo renal;
  • Pós operatório;
  • Infecção urinária;
  • Desordens neurológicas.

Nossos textos servem apenas como informativo e não substitui o diagnóstico do médico. Qualquer sintoma acima citado, será melhor interpretado durante uma consulta médica.

medicoresponde

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo