Porque muitas pessoas vomitam quando ficam bêbadas?

5139

“Porque os bêbados vomitam?” (Marcelo Morais)

Olá Marcelo! Vomitar é um ato natural do ser humano que ajuda o organismo a eliminar alguns excessos, seja por ingestão de comidas e líquidos ou por substâncias tóxicas em nosso organismo como o caso do etanol. Porém, não é o único fundamento que faça uma pessoa embriagada vomitar, existem fatores que podem contribuir para que isso ocorra e isso varia muito de pessoa a pessoa e depende muito mais da absorção do álcool pelo organismo.

Vamos imaginar a seguinte situação: numa festa quando comemos demais e já estamos cheios a ponto de não conseguir nem tomar um gole de água, vem àquela sensação de sufocamento, entalo, mal estar, ou seja, é neste momento que o nosso organismo se prepara para tentar nos ajudar e evitar o pior provocando a sensação de náuseas e despejamos tudo para fora na forma de vômitos… E sempre quando isso acontece ficamos bem mais aliviados! Com o excesso de bebidas é da mesma forma, seja alcoólica ou não, quando ingerimos em excesso o nosso corpo entende que é necessário manter um equilíbrio e por isso realiza esse ato involuntário (às vezes voluntário) para conseguir alcançar esse objetivo!

Outro fator bastante curioso que muitas pessoas não conseguem compreender bem é que o etanol é tóxico para nosso organismo e em excesso a situação fica muito pior. Isso porque o fígado metaboliza o etanol transformando-o em outra substância, o acetaldeído, que é muito mais tóxico ao organismo. Essa substância fica circulando por todo nosso corpo através da corrente sanguínea causando uma intoxicação levando à inibição do funcionamento do sistema nervoso, ou seja, sintomas como sonolência, vertigens, desequilíbrio, redução do nível de consciência, mal estar, enjôos e náuseas são muito freqüentes nesse processo de intoxicação. Além disso, o álcool aumenta a produção de suco gástrico e de secreções intestinais o que irrita ainda mais o estômago contribuindo para um grande vômito logo em seguida!

bebados-vomitam

Além disso, o processo em si de intoxicação por essas substâncias citadas acima pode desencadear uma série de sintomas que associado a uma ingestão de gorduras, alimentos mal processados ou até mal conservados podem contribuir para um “belo” vômito no meio de uma festa. É claro que muitos fatores estão relacionados com o vômito de uma pessoa e varia muito de cada organismo, pois vai depender da absorção do álcool, principalmente se a pessoa não estiver alimentada, ou seja, comer ajuda a diminuir a absorção do álcool pela corrente sanguínea.

Portanto, vomitar depois de uma longa noite de bebedeiras é super normal, mesmo que o seu estômago não tenha nada para vomitar, a reação mais lógica do organismo é tentar se livrar da intoxicação o mais rápido possível e equilibrar o organismo. A dica mais simples para evitar o vômito e sujar todo o salão de uma festa e não causar constrangimentos para seus familiares é: NÃO BEBER EM EXCESSO!

bebados-vomitam3

Fontes: universia/super/mdsaude/super   Imagens: dicassobresaude/sorisomail/lavidalucida