Alimentação

Comer banana a noite faz mal? Descubra de uma vez por todas se isso é mesmo verdade

Comer banana a noite faz mal? Nutricionista explica se isso é verdade

Comer banana a noite faz mal? Descubra de uma vez por todas se isso é mesmo verdade
3.7 (74%) 10 votes

Não há quem nunca recorreu a uma banana antes de dormir quando a fome aperta. Se comer banana a noite faz mal, é a dúvida de muita gente. Como se trata de uma fruta muito comum e, portanto, muito consumida, ter banana em casa é quase que uma rotina, principalmente na casa dos brasileiros. Aliás, não há quem nunca recorreu a uma banana antes de dormir quando a fome aperta. Se comer banana a noite faz mal, é a dúvida de muita gente.

Os benefícios da banana nem necessitam ser listados. Além de dar aquela sensação de saciedade é rica em fibras solúveis e por isso é sempre uma boa pedida qualquer hora do dia. Não somente a banana, como qualquer outro alimento deve ser evitado em excesso antes de ir para a cama. De acordo com o site Refluxo Nunca Mais, comer em excesso a noite é a causa mais comum de refluxos noturnos.




Afinal, faz mal ou não?

Não, não faz mal. Aliás é um dos alimentos mais recomendados para a noite, sobretudo para quem malha e está querendo ganhar massa muscular. Segundo a Nutróloga  Bárbara de Almeida, do site  Mania de uma Dietista, durante o sono há um aumento da libertação da hormona do crescimento e da síntese proteica. Por isso, é essencial ter uma noite de sono satisfatória para conseguirmos recuperar do esforço dos músculos e aumentar da massa muscular.

A banana ajudará a reduzir a ansiedade causada por um dia atribulado e comer uma fruta a noite ajudará a regular o sono, pois ela é rica em triptofano, um percursor de serotonina que, por sua vez, é um neurotransmissor que ajuda a regular o sono.

Além disso, segundo a nutróloga, a vitamina B6 (piridoxina) para além ter um papel importante no metabolismo dos hidratos de carbono, gorduras e proteínas, também é essencial para o funcionamento das vias responsáveis pela síntese de serotonina e pela sua ação celular. Desta forma, a vitamina B6 poderá ajudar a prevenir insônias.



♥ Esse “fiozinho” é o feixe de floema da banana e ele é muitíssimo importante e espetacular para a saúde

Única ressalva

Os especialistas costumam fazer uma ressalva quanto a banana prata. Pessoas que têm constipação (intestino preso) deve evita-la, principalmente a noite. A banana prata tem um tipo de fibra que é mais indicado para tratar diarreias, podendo piorar a prisão de ventre e dar a sensação de estômago cheio.

 



nit / maniasdeumadietista / refluxonuncamai

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo