Bruxismo: se você tem hábito de ranger os dentes acordado ou dormindo, você vai ficar exatamente assim. Procure um dentista, para ontem!

8533
O que é bruxismo? Ranger os dentes dormindo tem graves consequências

Quem vê esse nome – Bruxismo – logo pensa em feitiçaria. Mas não é nada disso. Do grego, “bruxus” quer dizer atrito e é exatamente do que se trata. O bruxismo, também conhecido como briquismo, não chega a ser uma doença dos dentes, e sim um distúrbio do sono, na qual a pessoa passa a ranger os dentes dormindo. Mas o que é bruxismo exatamente?

No bruxismo, a pessoa adquire um hábito parafuncional de apertar e ranger os dentes principalmente durante a noite, dormindo. Com isso, o atrito pode ser tão acentuado que acaba causando um desgaste na arcada dentária, e por isso, muitas pessoas consideram o bruxismo uma doença nos dentes. Por isso, os tratamentos adequados precisam ser inciados o quanto antes.

Esse distúrbio atinge cerca de 15% das pessoas, totalmente associada ao stress e pode desencadear tanto por tensão emocional como pelo fechamento inadequado do boca. Os problemas são muitos. Pessoas com bruxismo podem sofrer dor de cabeça constante que surgem por forte contração dos músculos da mastigação, podendo atingir rosto, pescoço, ouvido e até ombros.

Também é comum dor e desgaste dos dentes que podem chegar a quebrar com o tempo. Outro problema pode ser a dor da articulação da mandíbula que pode sofrer estalos, travamento, restringir a abertura da boca e desviar para o lado ao abrir e fechar. O problema pode atingir qualquer pessoa, mas é mais frequente em mulheres.

Abfração

Além do efeito principal do bruxismo, que é o desgaste dentário, fazendo com que o dente fique menor, há também a abfração. Chamamos de abfração um defeito de contorno na junção cemento-esmalte. Ou seja, entre a coroa e a raiz do dente. Quando a pessoa range os dentes, acontece uma  flexão dentária, causando microfraturas que se propagam perpendicularmente ao longo eixo do dente. O paciente sentirá uma sensibilidade muito grande,e muitos acham que estão com cárie, mas na verdade, o problema é abfração.

Tratamentos

O ideal, sem dúvida, é buscar o auxílio de um dentista para buscar solucionar o problema. O tratamento principal consiste no uso de placas de acrílico interoclusais  na arcada dental durante a noite. Estas distribuem a força muscular em todos os dentes e não apenas em um ou dois mal posicionados. Essas placas podem também, ser de acrílico e têm como principal objetivo relaxar os músculos da mastigação e diminuir o atrito decorrente do ranger dos dentes. Tudo orientado e desenvolvido pelo dentista.

Ainda deve-se descobrir a origem do problema. Assim, caso seja um problema muscular, usará a placa acrílico. Ao mesmo tempo, pode-se sugerir um acompanhamento com o fonoaudiólogo. Dependendo do caso, o dentista também pode indicar um tratamento psicológico. Isso, porque, o bruxismo, está fortemente relacionado a fatores emocionais.

Leia também: Acordar com dor de cabeça, o que pode ser? Veja 5 causas mais comuns

A DentalPrev dá dicas para fazer em casa que podem ajudar a aliviar os sintomas do bruxismo:

Mastigar antes de dormir pode acalmar uma mandíbula hiperativa. Assim você pode mastigar alimentos duros antes de dormir, como uma maçã ou uma cenoura crua.

Aplicar calor nas mandíbulas também ajuda. Assim, antes de se deitar, mergulhe uma toalha facial em água quente, torça e aplique em ambos os lados da face. O calor ajuda a relaxar os músculos da mandíbula, diminuindo a tensão antes de dormir.

Menos alimentos estimulantes podem interferir na qualidade do nosso sono. Ingerir alimentos que têm muita cafeína pode atrapalhar na hora do sono e fazer com que você se sinta muito agitado antes de ir para a cama. Café, chá preto e energéticos devem ser evitados.

Lugar de celular não é na cama. Então, ficar checando o celular ou mesmo lendo no seu tablet na cama pode prejudicar o seu sono. Para quem sofre com problemas relacionados ao sono, é necessário evitar qualquer tipo de estímulo antes de ir para cama.

 

O que é bruxismo? Ranger os dentes dormindo tem graves consequências
O uso de placas de acrílico pode ser recomendado pelo dentista.