Nariz sangrando: o que fazer quando o nariz sangra? O que não fazer?

6223
Nariz sangrando (sangramento nasal): o que fazer quando o nariz sangra?

Nariz sangrando é chamado pelos médicos de epistaxe.

Por definição, trata-se de uma perda de sangue pelo nariz que, geralmente, não indica nada sério.

Ter tais sangramentos de vez enquanto é considerado comum.

A maioria deles acontece por causas banais, como uma irritação da mucosa nasal por um agente agressor ou um resfriado comum.

Aliás pessoas que sofrem com rinite alérgica costumam ter mais episódios desses.

O fato é que quando estamos com o nariz sangrando, não há como ficar calmo, principalmente quando a quantidade é muita.

Mas, então, o que fazer quando o nariz sangra? O que não fazer?

O enfermeiro português Manuel Reis, explica que a apesar de, geralmente, as causas de tais sangramentos serem por motivos bobos, é importante saber que esse é um sintoma de problemas mais graves.

Perder sangue pelo nariz também pode indicar alterações na coagulação do sangue. Assim, é bom procurar o médico sempre que ocorre de forma intensa ou repetitiva.

Nariz sangrando:  o que NÃO fazer

O enfermeiro diz que além de saber o que é preciso fazer, é necessário saber primeiro, o que NÃO se deve fazer quando há um sangramento nasal. Segundo ele, não pode deitar a cabeça para trás e nem deitar no chão, sofá ou cama, pois a pressão das veias diminui e aumenta o sangramento. De forma alguma pode-se enfiar cotonetes no nariz, pois pode fazer traumatismos e também piorar. Não se deve lavar o nariz com água morna ou quente, isso também vai piorar o sangramento. Deve-se também não assoar o nariz durante pelo menos 4 horas após o nariz sangrar.

Nariz sangrando: como parar

As dicas abaixo são as mais corretas e indicadas para qualquer tipo de sangramento do nariz. Por trauma, por irritação da mucosa, por crise de rinite, por problemas de coagulação e etc. Então o que fazer?

  1. Sentar e inclinar levemente a cabeça para a frente, tentando respirar somente pela boca;
  2. Apertar a narina que está sangrando durante pelo menos 10 minutos: pode-se empurrar com o dedo indicador a narina contra o septo ou apertar o nariz com o polegar e indicador;
  3. Aliviar a pressão e verificar se parou de sangrar ao final de 10 minutos;
  4. Limpar o nariz e, se necessário a boca, com uma compressa ou pano molhado. Durante a limpeza do nariz não deve fazer força, podendo enrolar um lenço e limpar apenas a entrada da narina. Caso, o sangue tenha feito uma grande sujeira, use água gelada para lavar o rosto e o nariz. Jamais use água morna.

Caso, após 10 minutos de pressão, o nariz sangrando continuar,  o enfermeiro recomenda colocar gelo. Mas, cuide para que o gelo seja protegido com um tecido ou gaze, sobre a narina. O gelo, certamente, vai ajudar a cessar a hemorragia por causa da compressão dos vasos causada pelo frio.

Vá ao médico se depois de todas as manobras acima, após 20 ou 30 minutos o sangramento continuar. Muitas vezes o nariz sangrando acontece pelo rompimento de um vaso sanguíneo do nariz e muitos não cicatrizam facilmente. Nesses casos, o médico precisa realizar um procedimento ambulatorial de cauterização. Além disso, com o nariz sangrando, se sentir tontura ou forte dor de cabeça, também deve ir ao pronto-socorro.