Quem são as mosquinhas de banheiro? Por que elas só aparecem nos banheiros?

Mosquinhas de banheiro: Fazem mal? Por que estão sempre lá? O que fazer?

“Quem são aquelas mosquinhas de banheiro? Por que elas aparecem sempre no banheiro e não em outros lugares da casa? Elas nos fazem mal? O quer fazer para se livrar delas?” Leocádio

Pois agora seu sono não será mais abalado, Léo. Essas mosquinhas de banheiro são dípteros (insetos com duas asas) da família Psychodidae, são também conhecidas como moscas-dos-filtros e são mesmo moradoras assíduas de banheiros. É difícil encontrar um banheiro que não tenha essas mosquinhas, isso porque é lá onde elas encontram o alimento para suas larvas.

Isso mesmo! Na boca do ralo e ao longos dos canos começa a se formar como tempo, uma gosma gelatinosa onde crescem bactérias. Essas moscas depositam seus ovos nas paredes dos ralos e canos, próximo à superfície da água. Com a eclosão dos ovos, emergem larvas famintas que se alimentam deste coquetel gelatinoso de bactérias.

Elas nos fazem mal?

Apesar de pertencerem à mesma família dos mosquitos palha (transmissores da leishmaniose ou úlcera de bauru) as mosquinhas não são transmissoras de doenças. Elas só querem de você, um lugar para fazer a postura dos seus ovos e um alimento as larvas que se desenvolverão nos ralos, canos e frestas do seu banheiro. O único problema mesmo é ter que conviver com esses insetos sempre que usamos o banheiro. Ao mesmo tempo que são inofensivas, são também indicadoras de que é preciso fazer uma limpeza caprichada nos ralos dos banheiros. 

Como acabar com elas

Para eliminar os focos, localize onde elas estão fazendo a sua ovipostura (geralmente nos ralos do banheiro). Feche os ralos, esse é o primeiro conselho. Recomenda-se uma limpeza mais caprichada com água sanitária ou produto que contenha cloro em sua fórmula, principalmente nos locais onde o inseto possa se desenvolver, tais como frestas, canaletas de boxes junto ao piso, ralos. Não é preciso usar inseticida, pois ele eliminará somente o adulto, mas as larvas continuarão lá. Insista nessa limpeza com cloro, com 2 ou 3 processos desses, elas desaparecerão.

Mosquinhas de banheiro: Fazem mal? Por que estão sempre lá? O que fazer?

FONTE: WIKIPEDIA, BORROR, FANTÁSTICO Imagens: yourwildlife
Bióloga - CRBio/RJ 96514/02-D. Fundadora e administradora do Diário de Biologia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Ciências Biológicas. Doutorado (2013) e Mestrado (2009) em Zoologia pelo Museu Nacional/UFRJ, especialista em insetos, autora do livro "O Mundo Secreto dos Insetos" - Cortez Editora. Experiência com palestras nacionais e internacionais. É autora ou coautora de artigos científicos publicados em revistas científicas, livros e capítulos de livro, e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Colaboradora em revistas de divulgação científica para crianças (Ciência Hoje Para Crianças e Revista Recreio). Interessada em cultivo de plantas carnívoras. Atualmente mora na França, mas seu coração é brasileiro. Instagram: @karlla_diariodebiologia.