10 maneiras de manter seu cachorro longe dos carrapatos

Não tem coisa pior do que ver nosso cãozinho sofrendo com infestação de carrapatos. Muita gente acha que quando chega a “época dos carrapatos” é impossível manter seus cães longe deles, principalmente quando os cachorros são levados para brincar ao ar livre e tiverem o espírito investigativo ou quando são aventureiros que gostam de vasculhar jardins. E eles adoram!

A chamada “época dos carrapatos” é a cada primavera, quando grande quantidade de ovos de carrapatos eclodem e povoam gramados e outros tipos de vegetações. O carrapato tem o objetivo de conseguir sangue quente e então sobe rapidamente pela pelagem do cachorro, agarrando-se na pele e começa a sugar o sangue de seu cachorro. Eles podem ficar agarrados no cão durante dias causando incômodo e transmitindo doenças.

Abaixo seguem algumas dicas disponibilizadas no Blog do Cachorro. Mas lembrando sempre, que toda decisão de medicar o seu animal de estimação deve ser do veterinário, ok?

  • Manter seu cachorro longe de carrapatos utilizando  medicamentos orais

Existem comprimidos que são dados uma vez por mês, prometem mais ou menos a mesma coisa que as pipetas, ou seja, de forma preventiva. Eles são fáceis de administrar e você terá que usar frequentemente, no entanto como no caso das pipetas, funcionam bem para carrapatos dependendo do ambiente em que ele vive e do porte do cachorro.

  • Manter seu cachorro longe de carrapatos utilizando Pipetas top-spot

Estas pipetas geralmente são aplicadas na nuca do cachorro, sendo indicada para cães que vivem em ambientes onde tenha baixa ameaça de re-infestação, pois sua eficácia é apenas como forma preventiva.  Na maioria das vezes, estes medicamentos controlam os carrapatos e as pulgas e asseguram manter este tipo de parasitas à distância por até um mês. Como existem a venda uma grande variedade de marcas, verifique com muito cuidado a marca que você irá escolher. O ideal é ler bem o rótulo da embalagem ou aconselhar-se com seu veterinário antes do uso.

puppy-white-sitting-white-background
Estas pipetas top-spot geralmente são aplicadas na nuca do cachorro, sendo indicada para cães que vivem em ambientes onde tenha baixa ameaça de re-infestação, pois sua eficácia é apenas como forma preventiva. Foto: forwallpaper
  • Manter seu cachorro longe de carrapatos utilizando Triatox (Amitraz)

Produto químico eficiente remoção imediata de carrapatos, ou seja, quando seu cão já está com infestação do parasita. É um produto concentrado que deve ser diluído em água. Como é um produto altamente tóxico é preciso ler atentamente as indicações e orientações no rótulo do produto antes de aplicar, pois é preciso de muito cuidado para não escorrer nos olhos ou na boca e não deve ser usado em filhotes. Este produto é muito forte, mas para quem mora em chácara ou casa com terreno grande e jardim, certamente é o tipo de produto que será mais eficaz para controlar situações endêmicas.

  • Manter seu cachorro longe de carrapatos utilizando  Shampoos medicinais

Shampoo com ingredientes medicinais são considerados a maneira menos eficiente de acabar com os carrapatos que já estejam em contato com a pele do cachorro. Mas, funcionam muito bem como uma maneira preventiva de evitar que os parasitas se aproximem do seu cão, pois funciona como um repelente. É preciso usar o shampoo com certa frequência, mais ou menos a cada duas semanas. Vale lembrar que este shampoo certamente terá algum ingrediente venenoso na sua fórmula, o que, poderá ser nocivo para o cachorro se for ingerido, portanto muito cuidado na hora da aplicação.

banho-em-cachorro
Shampoo com ingredientes medicinais são considerados a maneira menos eficiente de acabar com os carrapatos que já estejam em contato com a pele do cachorro. Mas, funcionam muito bem como uma maneira preventiva de evitar que os parasitas se aproximem do seu cão. Foto: donagiraffa
  • Manter seu cachorro longe de carrapatos utilizando  Talco carrapaticida

Os talcos carrapaticidas são os métodos mais antigos para controle de carraptos. No entanto, é preciso tomar muito cuidado durante a aplicação. É importante comprar um produto direcionado para cães (tem gente que compra o produto que é usado em gado, e não pode!). É preciso evitar o uso em filhotes e sempre que optar por produtos em pó, mantenha o seu rosto e o rosto de seu cachorro muito bem protegidos. Uma ideia é utilizar o produto com o cachorro dormindo, mas este não é considerado o produto mais interessante para controle de parasitas disponível para venda.

  • Manter seu cachorro longe de carrapatos utilizando Coleiras carrapaticidas

As coleiras carrapaticidas são um excelente repelente para carrapatos e, ser associadas a outros tratamentos, pode funcionar muito bem de forma preventiva. Mas atenção, essas coleiras tem substâncias tóxicas, e então, se você tem mais de um cachorro, é possível que durante uma brincadeira um cachorro acabe mordendo a coleira do outro e terminar intoxicado pelo veneno. O colar age em contato com a pele do seu cachorro, liberando gradativamente o produto que repele os parasitas na pele do cão. É preciso ficar atento e perceber se o cão não vai desenvolver algum tipo de alergia ao produto, ficando de olho em vermelhidão e coceira na região do pescoço.

coleira-anti-carrapato-pulga-mosquito-p-gato-frete-gratis-16013-MLB20113194015_062014-O
As coleiras carrapaticidas são um excelente repelente para carrapatos e, ser associadas a outros tratamentos, pode funcionar muito bem de forma preventiva. Foto: mercadolivre
  • Manter seu cachorro longe de carrapatos utilizando Sprays de Fipronil

Outra aplicação tópica de carrapaticidas, é o famoso Frontiline spray carrapaticida, existem outros, o princípio ativo é o fipronil ele  age no sistema nervoso central destas pragas, matando-as imediatamente após o contato com o pelo ou pele dos cães e pode ser utilizado sem perigo em fêmeas prenhes ou gestantes e em filhotes jovens. O fipronil  ainda fornece proteção para algo em torno de um mês contra carrapatos. Estes Sprays são incríveis e podem ser usados para matar carrapatos em regiões endêmicas onde os carrapatos são mais predominantes, o único problema deste produto é o alto custo, mas é sem dúvida o mais indicado para qualquer tipo de cachorro.

  • Manter seu cachorro longe de carrapatos utilizando Tratamento ambiental Butox (Deltametrina) ou Triatox (Amitraz)

Para quem vive em casa, este é o princípio mais básico para evitar infestação por carrapatos e funciona muito bem. Mantendo o seu gramado, arbustos e árvores pulverizadas você irá ajudar a reduzir e exterminar a população de pulgas e carrapatos em seu quintal. Diminuindo o perímetro de reprodução de pulgas e carrapatos, seu cachorro estará bem mais protegido. Mesmo assim se sua região for muito afetada por populações de carrapatos, utilize associação de algum outro produto no cachorro. Mas normalmente tratamentos periódicos a cada 15 dias durante um período de 2 ou 3 meses, incluindo os lugares onde seu cachorro fica, normalmente geram resultados bastante satisfatórios e matam os carrapatos. Depois de eliminado o problema você necessitará fazer uma manutenção a cada 3 ou 4 meses de acordo com a sua necessidade.

Mantendo o seu gramado, arbustos e árvores pulverizadas você irá ajudar a reduzir e exterminar a população de pulgas e carrapatos em seu quintal. Foto: faidatemania
Mantendo o seu gramado, arbustos e árvores pulverizadas você irá ajudar a reduzir e exterminar a população de pulgas e carrapatos em seu quintal. Foto: faidatemania
  • Manter seu cachorro longe de carrapatos checando seu cachorro após os passeios

É muito importante acompanharmos nosso cachorro sempre muito atentamente. Depois de um passeio ou uma brincadeira fora e casa em áreas onde os carrapatos podem estar à espreita, examine a pelagem do cachorro cuidadosamente para ver se ele pode ter pego carrapatos. Olhe entre os dedos dos pés, dentro das orelhas, entre as pernas, embaixo das axilas, e ao redor do pescoço, dando uma checada geral em seu peludo. A Prevenção é sempre a melhor maneira de prevenir uma doença que pode ser muito grave para o seu cachorro.

  • Manter seu cachorro longe de carrapatos deixando o cachorro dentro de casa

Em épocas de epidemia de carrapato, que são durante a primavera e verão onde naturalmente teremos períodos de calor intenso e muitas chuvas, uma forma de prevenir uma infestação por carrapatos é manter seu cachorro dentro de casa. Evite que ele fique longos períodos exposto a regiões muito arborizadas! Associando uma forma preventiva a pulverizações e checagens após os passeios, sem dúvida você terá um cachorro completamente protegido contra infestações por carrapatos.

Depois de um passeio ou uma brincadeira fora e casa em áreas onde os carrapatos podem estar à espreita, examine a pelagem do cachorro cuidadosamente para ver se ele pode ter pego carrapatos.
Depois de um passeio ou uma brincadeira fora e casa em áreas onde os carrapatos podem estar à espreita, examine a pelagem do cachorro cuidadosamente para ver se ele pode ter pego carrapatos . Foto: cachorrogato

Fonte: blogdocachorro