Dentes

O que é bom para dor de dente? Aprenda truques e remédios para dor noturna e dor do dente siso

O que é bom para dor de dente? Aprenda truques e remédios para dor noturna e dor do dente siso

O que é bom para dor de dente? Aprenda truques e remédios para dor noturna e dor do dente siso
5 (100%) 1 vote

Muitas vezes, saber o que é bom para dor de dente é tudo que você precisa para ter uma boa noite de sono. Parece que alguma coisa insiste em trazer a dor para depois que o sol se põe. Afinal, se você tem dor de dente, é provável ela vai deixar passar essa noite em claro. Embora você possa não ser capaz de se livrar dela completamente sem ajuda de um dentista, existem alguns tratamentos caseiros que ajudar com a dor.

Sempre que o dente dói, é indispensável marcar uma consulta com o seu dentista. Isso porque, as causas da dor de dente, nunca é bom sinal e sempre irá necessitar de um tratamento profissional. O que tentaremos  indicar, a seguir, é uma forma de aliviar a dor até que o chegue o momento da sua consulta. Dessa forma, nenhuma das dicas abaixo resolve, definitivamente, o problema que está causando dor no dente.




O que é bom para dor de dente à noite

O tratamento para dor de dente em casa, geralmente, envolve o controle da dor. Assim, abaixo, disponibilizamos algumas maneiras de aliviar sua dor para que possa dormir melhor ou até o encontro com seu dentista.

Use medicamentos analgésicos de venda livre



Analgésicos: Talvez essa seja uma das formas mais fáceis e eficientes de como aliviar a dor de dente noturna ou dor do dente siso. O uso de medicamentos como o paracetamol (bula) e dipirona (bula) pode aliviar a dor menor de dente. Mas, nesse caso, tais medicamentos funcionam em dores mais leves e moderadas.

Anti-inflamatórios: A indicação de anti-inflamatórios para dor dente, deve partir de um dentista. Assim, se a dor está forte, para que você não sofra com ela até a consulta, ligue para seu dentista e peça uma orientação. Normalmente, o profissional receita ibuprofeno (bula), Naproxeno (bula) ou Aspirina (bula). Esses medicamentos, a saber, possuem propriedades redutoras da dor. Além disso, age na inflamação no local da gengiva onde se encontra o dente. Assim, eles podem ser bem eficientes em caso de dor constante e latejante. Mas, irão aliviar bastante a dor do dente siso.

Anestésicos locais: Aqui estamos falando de pomadas e géis anestésicos. Os mais conhecidos e usados, decerto, são as pomadas ou sprays de benzocaína (bula) e xilocaína (bula). Elas melhoram a dor, pois anestesiam os nervos em volta do dente. Isso, a saber, permite muito rápido da dor. Os anestésicos tópicos são efetivos quando aplicados e massageados na mucosa da boca. Assim, esses anestésicos locais podem ser usados juntamente com anti-inflamatórios ou anestésicos, conforme sugerir seu dentista.

⚠️ Atenção!  Não use produtos com benzocaína para tratar bebês ou crianças menores de 2 anos.



Mantenha a cabeça elevada

A dor de dente piora a noite porque ao deitar a cabeça fica na mesma altura do resto do corpo. Isso, decerto, faz com que o sangue chegue mais rápido e “acumule”na cabeça intensificando a dor. Assim, a sugestão é usar pelo menos dois travesseiros para manter a cabeça mais elevada que o corpo. Isso, irá ajudar bastante mesmo em caso de dor do dente siso ou dor por inflamação.

Faça bochechos com água salgada

A maioria das pessoas que sofrem de dor de dente, encontram, na água salgada uma forma eficaz de alívio e é mesmo bom para dor de dente. Além disso, trabalhará como um anti-inflamatório  e ainda pode ajudar na cura de aftas, com diz um estudo publicado na PlosOne [1].

Este estudo ofereceu dados seguros de primeira evidência científica apoiando a solução salina como enxaguante bucal em conjunto com cuidados orais de rotina para diminuir a inflamação nas gengivas e curar feridas orais. Basta misturar 1/2 colher (colher de chá) de sal em um copo de água morna. Em seguida, use-o como enxaguante bucal, fazendo bochechos de leve.

Compressa de gelo

Não importa se a dor é noturna ou durante o dia, as compressas geladas são ótimas para aliviar a dor de dente de forma segura. O gelo, como sabemos, irá provocar a vasoconstrição dos vasos sanguíneos e, portanto é bom para dor de dente. Ao mesmo tempo, reduzirá o inchaço e a inflamação aliviando a dor. Basta colocar cubos de gelo em um pano e colocar no rosto do lado da dor. Você, ao mesmo tempo, pode optar por chupar um cubo de gelo a cada 3 horas, o que terá o mesmo efeito.

Quando ir urgente ao dentista

  • Dor constante que não melhora após 2 dias;
  • Surgimento de febre alta;
  • Desenvolvimento de sintomas de infecção, como inchaço, vermelhidão ou alterações no paladar;
  • Dificuldade para respirar ou engolir.
  • E, por fim, sangramento bucal intenso (hemorragia)
Artigos médicos-científicos: PlosOne [1]

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo