Sua saúde

Aprenda remédios caseiros infalíveis para ajudar na cura das aftas [baseado em estudos científicos]

Como curar afta na boca: Aprenda remédios caseiros

Aprenda remédios caseiros infalíveis para ajudar na cura das aftas [baseado em estudos científicos]
4.6 (91.43%) 7 votes

Como curar afta na boca? Boa pergunta, até porque, a afta, também conhecida como estomatite aftosa, é uma incômoda condição que gera dores insuportáveis, sobretudo, na hora de comer. Apresentam-se na parte interna da boca, normalmente próximo das bochechas, na parte de dentro dos lábios ou na língua. Hoje, os remédios caseiros são os mais usados contra as lesões e sintomas das aftas inflamadas. Ainda assim, sabemos que curar aftas não é fácil.

 O surgimento da afta na boca ainda é um mistério médico. Um estudo publicado na revista científica Periódicos da USP (1), diz que alguns especialistas acreditam que ela pode ser resultado de uma doença autoimune, quando o próprio organismo produz substâncias que atacam a mucosa da boca e levam à formação da ferida. Ao mesmo tempo, outros sugerem que a afta também pode ser provocada pela ação de um vírus. Além disso, existem suspeitas que a afta na boca pode ser desencadeada pelo consumo excessivo de alimentos muito condimentados ou ácidos, pelo estresse ou até mesmo pela proximidade da menstruação nas mulheres.

Quanto ao tratamento, de acordo com o estudo da USP (1)  todas as  formas  de  tratamento  são  voltadas  para  o alívio  dos  sintomas  e  cicatrização  das  úlceras. Assim, a terapêutica não é específica. Isto é, são utilizados, de forma paliativa, anti-inflamatórios, antibióticos e anestésicos. Contudo, o estudo exalta que o sucesso de como curar afta pode ser por uso de recursos caseiros naturais. Estes serviriam para alívio da dor e redução da duração. Além de garantir o restabelecimento das funções orais normais.




Veja abaixo 10 remédios caseiros naturais com propriedades capazes de curar ou amenizar a afta. Muitas pessoas, conseguem de fato curar aftas inflamadas, sem precisar recorrer a remédios de farmácia.

Como curar afta com saquinho de chá preto

Aplicar um saquinho de chá preto (Camellia sinensis) sobre a afta.  Conforme um estudo publicado na Revista Scientia Medica (2) , o chá preto tem propriedades antioxidantes graças a catequinas. Ao mesmo tempo tem ação anti-inflamatória, sendo capaz de prevenir até necrose tumoral. Somando a isso, tem poderes hipoglicemiantes e anticancerígeno. Para afta, o tanino, uma substância adstringente que é capaz de aliviar a dor e o desconforto. Como fazer: Preparar o chá colocando 1 saquinho de chá preto numa xícara de água fervente e deixar repousar. Quando estiver morno, aplicar diretamente sobre a afta e deixar por pelo menos 10 minutos. O processo pode ser repetido de 3 a 5 vezes ao dia. Tiro e queda!



Como curar afta na boca: Aprenda remédios caseiros cravo da india

Curar afta na boca com bochecho com Cravo-da-índia

Mascar um cravinho-da-índia ou bochechar o chá também ajuda a curar a afta mais rápido. De acordo com um estudo publicado no Repositório de Produção Científica e Intelectual da Unicamp (3), apresentou uma forte atividade antioxidante e ação antimicrobiana moderada a forte, sendo o eugenol a substância responsável por 83,7% dessas propriedades. Além disso, possui propriedades antissépticas e analgésicas, que são capazes de aliviar a afta. Como fazer: Pode-se preparar o chá de cravo, sem açúcar ou adoçante, e usar como bochecho 5 vezes ao dia. Ao mesmo tempo, mascar o cravinho durante o dia, ajudará bastante.



Como curar afta com óleo de coco

O óleo de coco é muito efetivo contra as aftas e suas propriedades são indiscutíveis. Um estudo apresentado no XXXVII Cocotech Meeting, em Chennai, India (4) confirmou propriedades funcionais na cura de feridas e úlceras. Além disso, contém os ácidos láurico, caprílico e cáprico, todos altamente protetores. São esses ácidos que conferem à substância as propriedades antibacterianas, antivirais e antifúngicas que protegem o organismo. Os pesquisadores descobriram que, por reforçar o sistema imunológico do indivíduo, a substância não só evita o aparecimento das aftas como também ajuda acelera a cura dessas úlceras. Como fazer: basta aplicar gotas do óleo 3 vezes ao dia sobre a lesão. Adeus afta!

Como curar afta na boca: Aprenda remédios caseiros chá de camomila

Bochecho com óleo de árvore-de-chá

A árvore do chá (Melaleuca alternifolia) é uma planta medicinal utilizada, principalmente, em forma de óleo essencial. É, de fato, um dos óleos essenciais mais utilizados no mundo. Um artigo científico publicado na revista Química Nova (5), estudou as propriedades desta planta. Eles revelaram que o óleo é rico em terpinen-4-ol, principal responsável pelas propriedades medicinais. Destacou-se, sobretudo, os poderes antifúngicos e antibacterianos. Além, das propriedades bacteriostáticas, antiacneicas, antissépticas e cicatrizantes. Podendo ser usado, inclusive, como enxaguante íntimo vaginalComo fazer: basta misturá-lo com água quente e assim preparar um enxágue bucal. Mas atenção: tenha o cuidado de não ingerir a mistura, pois a árvore de chá, tem uma leve toxicidade. Melhor não utilizar em crianças e idosos que têm mais dificuldade de fazer bochechos sem engolir.

Como curar afta com Chá de Camomila

O chá de camomila, que tem propriedades calmantes, ajuda a tratar as aftas inflamadas. A camomila, talvez seja um dos chás mais consumidos no mundo. Um estudo publicado na revista científica Pharmacognosy Review (6), revelou que a camomila está presente da farmacologia oficial de 26 países. Além disso, tem poder, principalmente, anti-inflamatório e antisséptico, também antiespasmódico e levemente sudorífico.  Como fazer: prepare uma infusão de flores de camomila em água quente e reserve. Ao longo do dia, faça bochechos com o chá, logo após a escovação dos dentes. Repita quantas vezes puder. Neste caso, só trará benefícios a sua saúde bucal e certamente, irá acelerar a cicatrização das aftas inflamadas.

Como curar afta Extrato de Boldo

O boldo (Peumus boldus) aqui, entra como remédio caseiro preventivo. Ele não pode curar aftas, mas tem o poder de reduzir a acidez estomacal e, consequentemente, inibir o aparecimento delas. As pessoas que sofrem com aftas inflamadas recorrentes, pode ingerir pequenas quantidades diárias de chá de boldo preparado sem fervura. Um estudo publicado na Revista Brasileira de Farmacologia (7) revelou uma composição à base de taninos, óleo essencial, flavonoides e glicolipídios, sobretudo, nas folhas. De acordo com os autores, a boldina mostrou-se capaz de atenuar a inativação problemas do fígado. Ao mesmo tempo, mostra-se perfeito para curar doenças digestivas e reduzir os efeitos dos sucos gástricos sobre a região. Isso vai afastar a afta da sua vida.

Como curar afta na boca: Aprenda remédios caseiros

Compressa de gelo

Os remédios caseiros citados acima ajudarão a curar as aftas inflamadas pouco a pouco, mas se quiser lidar também com a dor que estas produzem pode colocar um pouco de gelo na zona afetada. O gelo ajudará a diminuir a inflamação e a acalmar a dor, cicatrizando um pouco a afta. Assim, a crioterapia atua na analgesia pelos mecanismos: Adaptação do receptor; efeito contra-irritante e efeito neurogênico. Faça-o tantas vezes ao dia quiser. Só fará bem!

 

Atenção!!! Para aqueles que acham que o Bicarbonato de Sódio é um “santo remédio”. Na verdade este sal serve apenas para diminuir a dor, pois destrói as células nervosas responsáveis por ela, porem destrói também, os tecidos saudáveis da mucosa fazendo com que a afta demore ainda mais a desaparecer.

Artigos científicos: (1) (2)  (3)  (4) (5) (6) (7)

Atenção: O material neste site é fornecido apenas para fins educacionais, e não deve ser usado para conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos. 


Clique para comentar

Deixe uma Resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

O Diário de Biologia é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre de assuntos relacionados a Biologia, Saúde e Pesquisa. O material fornecido na categoria saúde, nutrição e bem-estar, não deve ser usado como conselhos médicos, diagnósticos ou tratamentos.
Topo