Micose na virilha: quais os sintomas e causas? Como tratar? Veja fotos

30555
Micose na virilha: quais os sintomas e causas? Como tratar? Veja fotos

A micose na virilha costuma afetar tanto homens quanto mulheres. Mas, é mais comuns em homens e adolescentes.

Trata-se de uma infecção fúngica, também conhecida como tinha da virilha ou intertigo.

Assim como a micose no pé (Tinea pedis), a micose nas unhas (Tinea ungium) e a  micose no corpo (Tinea corporis), a micose na virilha (Tinea cruris ) é também causada por um fungo dermatófito.

Um artigo publicado nos Anais Brasileiro de Dermatologia [1] revelou que estudos epidemiológicos mostram que em 80% dos casos de infecção por fungos dermatófitos, no Brasil, o causador é da espécie Trichophyton rubrum.

Aparecendo em quase 100% dos casos de micoses de unha. Essa espécie, tem alta capacidade de adaptação e pode resistir bem a mudanças de pH.

Isso, a saber, pode provocar infecções crônicas bem difíceis de serem tratadas.

Micose na virilha: quais os sintomas e causas? Como tratar? Veja fotos
Um dos sintomas é uma coceira persistente e irritante que afeta a virilha e parte interna das coxas.

Sintomas de micose na virilha

De acordo com estudo acima citado [1], os sintomas de micose na virilha podem ser leves ou severos. Isso, decerto, dependerá do quanto o sistema imunológico da pessoa está bem.

Contudo, geralmente não ocorre invasão de tecidos subcutâneos ou órgãos internos.

  • vermelhidão intenso no local afetado, causando descamação na pele. Esse vermelhão tem formato circular
  • coceira persistente e irritante que afeta a virilha e parte interna das coxas. Contudo, no caso dos homens, o escroto, geralmente, não é afetado
  • sensação de queimação no local
  • descamação ou rachadura da pele
  • erupções na pele que piora com exercícios físicos
  • erupção cutânea que não melhora, piora, ou se espalha com o creme de hidrocortisona (anti-coceira) de venda livre
  • Em alguns casos, manchas escuras na virilha
Micose na virilha: quais os sintomas e causas? Como tratar? Veja fotos
Um dos sintomas consiste de vermelhidão intenso no local afetado, causando descamação na pele. Esse vermelhão tem formato, geralmente, circular.

O que causa a micose na virilha?

Como já dito, a Tinea cruris é causada por um grupo de fungos chamados dermatófitos, sendo o Trichophyton rubrum, o mais comum no Brasil.

Esses fungos naturalmente vivem na pele e, normalmente, não causam problemas.

No entanto, quando alguns hábitos podem fazer com que esses fungos criem força e se multipliquem rapidamente, como:

  • Permanecer com roupas suadas depois de exercícios físicos (jogar bola, ir à academia, correr, etc)
  • Permitir longa exposição à umidade. Ir à praia, nadar no rio ou piscina e depois manter a roupa.
  • Não se secar corretamente após o banho

Ao mesmo tempo, em épocas de maior calor, algumas áreas do corpo ficam constantemente úmidas e quentes.

Assim, a virilha e a região genital, são as áreas mais afetadas. Isso, decerto, favorece a proliferação de fungos, que resulta nas micoses.

A doença é facilmente disseminada em vestiários e equipamentos de academias.

Por isso, a micose na virilha é muito mais recorrente em atletas e praticantes de musculação.

Transmissão pelo sexo

Os fungos dermatófitos são altamente contagiosos. Por isso, é bom ficar atento aos sintomas nos seus parceiros sexuais (homens e mulheres).

O contato de pele e genitais durante o ato sexual podem espalhar o fungo da região da virilha para outras partes do corpo. Ao mesmo tempo, irá desencadear infecções em outros lugares do corpo.

Por exemplo, uma pessoa que toca os genitais de alguém contaminado pode espalhar o fungo. É muito comum, inclusive, que mulheres desenvolvam micose nos seios, por os encostarem nos genitais masculinos.

Mesmo que a micose de virilha seja mais comum em homens, as mulheres também podem contaminar-se facilmente.

Micose na virilha: quais os sintomas e causas? Como tratar? Veja fotos
O contato de pele e genitais durante o ato sexual podem espalhar o fungo da região da virilha para outras partes do corpo.

Como a Tinea crucis é diagnosticada?

A maioria dos dermatologistas já conseguem identificar os sintomas durante o exame clínico. Contudo, em caso de dúvida podem fazer uma raspagem na pele afetada e encaminhar o material ao laboratório.

Dessa forma, identificará o fungo causador e, consequentemente, a doença. Mas na maioria dos casos, o exame clínico é óbvio para o médico.

O que fazer?

Se você acha que tem micose na virilha, procure um dermatologista o quanto antes. Isso porque, essa infecção pode se tornar crônica, se espalhar para o abdome e pernas em poucos dias. Ao mesmo tempo, toda família pode ser contaminada.

Normalmente, o tratamento consiste do uso de medicamentos antifúngicos (antimicóticos) que pode ser por via oral ou tópico.

Melhores pomadas para micose na virilha

O uso mais comum são os cremes e pomadas antifúngicas. Afinal, muitas dessas podem ser vendidas sem necessidade de receita médica.

Assim, as pomadas mais indicadas para micose na virilha são as que contêm os antifúngicos, como:

  • Terbinafina [bula]. Indicada para infecção fúngica da unha causada por fungos dermatófitos; para fungos no couro cabeludo e  fungos da pele, como Tinea corporis Tinea cruris.
  • Cetoconazol [bula].  Para uso em micoses superficiais e mucocutâneas: Tinea capitis, Tinea crucis, foliculite por Malassezia e candidíase.
  • Miconazol [bula]. Usado no tratamento das micoses superficiais por dermatófitos: Tinea capitis, Tinea barbae, Tinea corporis, Tinea cruris, Tinea pedis (pé-de-atleta) e Tinea unguium;
  • Tioconazol + tinidazol [bula]. Tem ação antifúngica (age contra micro-organismos fúngicos causadores de infecção), bem como, ação contra alguns tipos de protozoários e bactérias.
  • Clotrimazol [bula]. Dermatomicoses causadas por dermatófitos, leveduras, fungos e, ao mesmo tempo, eritrasma.

⚠️ Atenção! Evite pomadas que contenham corticoides na sua fórmula, tais como betametasona ou triancinolona. Essas, decerto, podem atrapalhar o tratamento e mascarar os sintomas.

⚠️ Atenção! Pessoas com o sistema imunológico enfraquecido por doenças ou outros medicamentos, podem não alcançar bons resultados com o uso de pomadas. Dessa forma, medicamentos por via oral, como fluconazol ou terbinafina podem ser prescritos.

Veja nosso vídeo sobre micose na virilha e aproveite para se inscrever no nosso canal

https://youtu.be/D9t_ZmhPWV0

Tratamento caseiro para micose na virilha

O óleo da malaleuca ( Melaleuca alternifolia), tem potencial efeito fungicida, mas também é eficiente contra alguns tipos de bactérias.

Acredita-se que esse  óleo essencial pode poupar boas bactérias que ajudam a manter um equilíbrio saudável da pele. Se a pele da virilha estiver muito irritada pele virilha, não use o óleo diretamente.

Como fazer: coloque uma colher de café de óleo de coco e outra do óleo de malaleuca, misture bem e passe na virilha com movimentos circulares 3 vezes ao dia. A região deve estar bem limpa e seca.

Durante o tratamento, use roupas íntimas de algodão e evite roupas apertadas.

Conclusão

A micose na virilha não é considerada uma condição grave. Porém, causa bastante danos à pele podendo inclusive deixar manchas.

O melhor tratamento é a partir de cremes e pomadas como Cetoconazol e Miconazol. Contudo, se não houver resposta positiva, o médico pode optar por um fungicida oral.

Para o tratamento caseiro, o óleo de malaleuca dá excelente resultados, por sua ação antibactericida e fungicida.

Artigos médico-científico: Anais Brasileiro de Dermatologia [1] Bulas dos medicamentos citados: fluconazol (bula) ou terbinafina (bula) Cetoconazol (bula) Miconazol (bula)