Você fica na ponta dos pés quando senta no vaso sanitário para fazer cocô? Se a resposta é NÃO, você deveria começar a fazer isso hoje mesmo.

É um fato comprovado: milhões de pessoas, de ambos os sexos, fazem a mesma coisa quando sentam no vaso sanitário: eles ficam instintivamente na ponta dos pés, enquanto fazem cocô. Mas, há uma razão biológica para isso? Sim. O que acontece ao termos este comportamento, é que, sem perceber, estamos corrigindo uma posição de evacuação pouco natural e saudável.

Acontece que, anatomicamente, fomos feitos para evacuar de cócoras e não sentados em um vaso sanitário. Durante milhares de anos, defecamos desta forma e por essa razão nosso corpo está programado geneticamente através da evolução adaptativa a evacuar de cócoras. Isso quer dizer que, desde o surgimento da civilização ocidental e da criação do vaso sanitário moderno, temos ido ao banheiro de maneira incorreta.

Conforme já explicamos, a razão disso é um músculo chamado “puboretal”, que age como um estilingue para o reto e mantém a nossa continência intestinal. Quando sentamos no vaso sanitário, o domínio sobre o reto é solto, mas isso acontece de forma parcial. Na postura de cócoras, todos os órgãos e músculos envolvidos na defecação relaxam, permitindo a liberação muito mais fácil das fezes.

Quando sentamos no vaso sanitário e inconscientemente, ficamos na ponta dos pés, o corpo está tentando relembrar de como evacuar como um ser humano. Na prática, seu corpo está simulando a posição de cócoras, ou seja, ao levantar os calcanhares o seu corpo está a compensar o facto de você não estar de cócoras.

Vasos sanitários fazem mal à saúde

Vários estudos médicos concluíram que evacuar na posição sentada provoca uma série de problemas de saúde que vão desde a prisão de ventre a sintomas de hemorroida até câncer do cólon. Sim, isso pode parecer estranho e questionável, contudo, a verdade é que o vaso sanitário não permite que os nossos intestinos excretem correta e completamente.

naturalthrone