Como saber se estou com infecção urinária? Quais são os sintomas mais comuns?

4106
Sintomas de infecção urinária: Confirme de sua dor é infecção de urina

Os sintomas de infecção urinária, geralmente são dor e vontade frequente de urinar. Contudo, tais sintomas não param por aí. Apesar de poderem variar em cada pessoa, há pelo menos seis sintomas de infecção urinária que acomete os pacientes.

Normalmente, as bactérias são as grandes responsáveis pelas infecções de urina. Na maioria das vezes, o problema é causado pela bactéria Escherichia coli, que faz parte da flora intestinal normal. Acomete principalmente mulheres, uma vez que os fatores anatômicos favorecem a infecção. Nas mulheres, as bactérias do intestino chegam ao sistema urinário, devido à proximidade do ânus com a uretra.

Dentre as infecções do trato urinário, a cistite (infecção na bexiga), a uretrite (infecção na uretra) e a piolonefrite (infecção nos rins) são as mais comuns. Contudo, os sintomas de infecção urinária de maneira geral, são os mesmos. Agora, se a infecção de urina for em crianças pequenas, aí já é preciso fazer outro tipo de diagnóstico.

Sintomas de infecção urinária

Você tem sentido vontade frequente e súbita de urinar em pouca quantidade? Com a irritação da bexiga, há uma ativação dos receptores e mesmo vazia, pode dar a falsa impressão de necessidade de urinar. Mas este é somente o primeiro dos sintomas infecção urinária. Além disso, sente-se constante peso da bexiga, como se todo trato urinário estivesse pesado. Normalmente, indica cistite.

Você tem sentido dor e queimação ao urinar? Esse é, na verdade, o primeiro alerta de infecção de urina. O incômodo para urinar é sintoma muito comum na cistite e na uretrite. Acontece devido a ação degradante das bactérias no trato urinário.

Você tem a sensação de não conseguir esvaziar a bexiga? Pelo mesmo motivo de ativação dos receptores devido a infecção a pessoa tem sempre a sensação de que não urinou o bastante. De acordo com o Dr. Pedro Ribeiro, colunista do site MDSaude, há uma aparente sensação de esvaziamento incompleto da bexiga. Essa falsa impressão decorre, na verdade, da irritação desse órgão, e não da presença de urina.

Sua urina está turva ou avermelhada? Dr. Pedro diz que a cor avermelhada indica sangue na urina. Apesar deste ser um dos sintomas de infecção urinária mais assustadores, geralmente não é sinal de gravidade. A presença de sangue se dá por causa da irritação da bexiga e da uretra. No caso da turbidez, indica que há pus na urina. Contudo, isso só pode ser confirmado com exame laboratorial. Uma vez que, a turbidez, na maioria das vezes é normal, causada por muco.

Tem tido febre baixa, mas persistente? Na infecção urinária, entretanto, a febre só costuma surgir nos casos de pielonefrite. Cistite não costuma causar quadro febril; quando o faz, geralmente é abaixo dos 38ºC. Contudo é mais difícil normaliza-la.