Quando a pessoa está em coma, fica desligada de tudo como se tivesse morrido?

” Quando a pessoa está em coma, ela fica sonhando? Ou ela fica desligada de tudo como se tivesse morrido?” (Douglas Aparecido)

Douglas, quando se está em coma o indivíduo perde totalmente a consciência, que é a capacidade de interação com o meio. Não há nenhuma forma conhecida de despertar uma pessoa que entrou em coma naturalmente. Portanto quando uma pessoa entra em coma, ela não consegue interagir com o meio e não tem consciência nenhuma, não podendo nem mesmo sonhar e agindo como se tivesse morrido. O cérebro ainda funciona, mas no seu estado mais básico de funcionamento.

Porém existem muitos relatos de pessoas que estiveram em coma e quando voltaram à consciência disseram que passaram por algumas situações inexplicáveis. A grande maioria dos relatos conta sobre experiências de quase morte (EQM), onde as pessoas dizem que o espírito saiu do próprio corpo e depois retornou. Outros relatos dizem que a pessoa em coma conseguia ouvir familiares conversando com eles enquanto estes estavam em estado de coma. Nenhum dos casos é comprovado cientificamente, apesar de atualmente vários estudos voltados para essa área estarem sendo publicados.

As causas que podem levar uma pessoa ao coma são variadas: concussão cerebral, acidentes vasculares cerebrais, tumores, isquemia, diabetes, hipotireoidismo, dentre outros. Além disso existem vários níveis de coma, que são medidos numa escala chamada Glasgow, que vai de 1 a 5 de acordo com os estímulos respondidos artificialmente pelo paciente.

cliente=-7c47e7e5bef502767993ccd078580f64
quando se está em coma o indivíduo perde totalmente a consciência, que é a capacidade de interação com o meio. Foto: Reprodução/ 94fm

Atualmente existe o coma induzido. Ele é um coma temporário provocado por uma dose controlada de droga barbitúrica. É usado para proteger o cérebro durante grandes neurocirurgias e como última linha de tratamento em certos casos de estado epiléptico que não respondem a outros tratamentos. Os compostos barbitúricos reduzem a taxa de metabolismo do tecido cerebral, assim como o fluxo sanguíneo cerebral, colaborando no tratamento de diversas doenças.

739706_import-nejdelsi-koma-nejdele-byla-v-komatu-americanka-elaine-esposito-zemrela-ve-veku-43-let-v-bezvedomi-byla-37-let-a-11-dni
O coma induzido é temporário provocado por uma dose controlada de droga barbitúrica. É usado para proteger o cérebro durante grandes neurocirurgias e como última linha de tratamento em certos casos de estado epiléptico que não respondem a outros tratamentos. Foto: Reprodução/ ahaonline

Fontes: hsw e wikipedia