Bacteriúria (bactérias na urina) moderada, discreta, intensa, rara. O que significa?

32998
Bactérias na urina: O que significa bacteriúria no exame de urina?

Ter bactérias na urina (bacteriúria) não é motivo pânico. Afinal, é normal que bactérias comuns do trata urinário saiam no xixi. Mas, qualquer coisa diferente que vem escrito em um resultado de exame de urina, já é motivo para apreensão. Até porque, sabemos que existem diversas doenças graves causadas por bactérias.

A bacteriúria, a saber, é um dos termos que costuma deixar as pessoas bastante preocupadas. Mesmo quando o laudo descreve a bacteriúria como moderada, discreta, intensa ou rara, não importa. Quem não sabe o que significa, é normal ficar em alerta. Contudo, com já dito, até certo ponto, não é motivo para muita preocupação.

Bacteriúria nada mais é do um termo médico usado para a presença de bactérias na urina. É comum que laboratórios diferentes emitam resultados descritos de forma distinta, mas significam a mesma coisa. Assim, é possível ver resultados que citam bacteriúria, outros citam bactérias e outros flora bacteriana. Alguns laboratórios utilizam cruzes (+++) para classificar a quantidade de bactérias na urina, enquanto outros usam as palavras, rara, moderada, discreta, intensa.

Bactérias na urina é normal?

Ter bactérias na urina é normal, mas há ressalvas. Aliás, todos nós temos a nossa flora bacteriana natural, principalmente as mulheres. Tanto, que a bacteriúria assintomática é muito comum. Neste caso, o exame de urina acusa presença de bactérias (moderada e até intensa), mas a pessoa não exibe qualquer sintoma de infecção. De acordo com a infectologista Dra. Keilla Freitas, a presença de bactéria na urina só é considerada infecção se existe sintomas e bacteriúria assintomáticas só tem indicação de tratamento em casos específicos, como em gestantes, por exemplo.

O que queremos dizer é que se o exame observou bacteriúria – ou bactérias ou flora bacteriana – aumentada (+++), nem sempre é sinal de infeção. O urologista Dr. Ricardo Fero diz que se houver sintomas de infecção urinária como ardência, urinar muitas vezes, febre, pode ser infecção urinária. No entanto, se não há sintomas pode ser bacteriúria assintomática ou simplesmente contaminação na coleta!

Bactérias na urina: O que significa bacteriúria no exame de urina?
A imagem mostra bacteriúria moderada (++) e presença de leucócitos.

Mas, o que significa?

O exame de urina será decisivo se de fato o paciente estiver com algum sintoma de infecção de urina:

Assim, uma bacteriúria aumentada (+++) ou moderada (++) pode indicar forte infecção no trato urinário. Neste caso, é indispensável procurar um médico para determinar se a infecção urinária é da parte inferior (bexiga ou uretra) ou na parte superior (rins ou ureter). O profissional irá decidir o melhor tratamento.

Bacteriúria, bactérias ou flora bacteriana raras ou discretas (+)

Este resultado indica que poucas bactérias foram vistas ao analisar a amostra no microscópio. Mas, é importante saber que “Raras bactérias” não diz qual é a bactéria, apenas alerta sobre a quantidade encontrada. Assim, o resultado não é preocupante naquele momento. No entanto, um processo infeccioso pode estar se formando. Caso a pessoa apresente sintomas, o médico poderá sugerir a repetição do exame ou realizar uma cultura de urina- um exame mais completo.

Bacteriúria, bactérias ou flora bacteriana moderadas e intensa (++ ou +++)

A contaminação moderada por bactérias acompanhada de sintomas (dor, micção repetidas, ardência, etc), Que são sintomas de infecção de urina, ou seja, indica infecção no trato urinário. Isso, principalmente se o resultado do exame indicar também presença de leucócitos e nitrito. O nitrito na urina é o resultado do metabolismo das bactérias que convertem o nitrato (metabólico abundante na urina) em nitrito. O que, ao mesmo tempo, pode causar turbidez na urina.

doctoralia / plugbr