Anticoncepcional Ciclo 21 engorda? É bom? Dá espinha? Causa trombose?

25594
Anticoncepcional Ciclo 21: Engorda ou emagrece? Dá espinha? Causa trombose?

Saber se o Ciclo 21 engorda realmente, é a dúvida de muitas mulheres. Isso porque, quando a gente decide escolher o melhor anticoncepcional, nem sempre é possível ir ao médico.

Ainda, por falta de informação acabamos aceitando uma indicação de uma amiga que pode nos fazer mal.

O que muitas mulheres não sabem é que nem todo anticoncepcional é igual: o anticoncepcional Ciclo 21 por exemplo, não tem a mesma fórmula do Yasmin, por exemplo.

Deste modo, é preciso estar atenta a certas indicações de cada um. As maiores dúvidas são: se o anticoncepcional é bom, seguro, se o Ciclo 21 engorda ou emagrece, se dá espinha, se causa trombose e se é indicado para qualquer mulher.

Reunimos aqui, as principais informações sobre o anticoncepcional Ciclo 21, uma das pílulas mais usadas no Brasil, por causa do seu preço em conta – varia de R$3 a R$5.

É uma pílula combinada com 0,15 mg de levonorgestrel e 0,03 mg de etinilestradiol.

Como o próprio nome sugere, tem 21 comprimidos e requer sete dias de pausa entre cada cartela. É um anticoncepcional seguro para evitar gravidez, tendo uma eficácia confirmada de 98%.

É verdade que o Ciclo 21 engorda?

Escolher um anticoncepcional que não engorda, talvez seja o desejo de todas as mulheres que fazem uso deste método.

Segundo o ginecologista e obstetra Dr. Antonio Stockler, existem hormônios que podem aumentar a retenção de líquidos, o que leva ao aumento de peso. No entanto, nem todos os hormônios presentes nas pílulas tem estas características.

Algumas pílulas têm, portanto, esse efeito colateral. O que depende do tipo de hormônio utilizado, principalmente da progesterona.

Ao mesmo tempo, o obstetra Dr. Élvio Floresti, explicou que quem sofre com problemas de retenção de líquidos deve optar pelos anticoncepcionais com o mínimo possível de estrogênio e progesterona na fórmula.

Assim, as pílulas que não causam essa retenção são as que contêm drospirenona. Mas, não é o caso do anticoncepcional Ciclo 21.

Portanto, se você pretende fazer uso da ciclo 21 entenda que ele pode causar retenção de líquido, e portanto, causar um impressão de ganho de peso. Resumindo, o Ciclo 21 engorda se você tem tendência a retenções de líquido.

Quais são as reações adversas do ciclo 21?

Conforme informações da bula do Ciclo 21, o anticoncepcional possui reações adversas, como qualquer outro. Mas, os efeitos colaterais mais comuns são:

  • alterações de humor, incluindo depressão;
  • alterações de libido;
  • cefaleia, incluindo enxaqueca;
  • nervosismo,
  • tontura
  • náuseas e vômitos,
  • dor abdominal
  • dor, sensibilidade, aumento das mamas;
  • cólica menstrual;
  • alteração do fluxo menstrual,
  • alteração da secreção vaginal;
  • e, por fim, amenorreia (ausência de menstruação).

Toda mulher pode tomar anticoncepcional Ciclo 21?

O anticoncepcional Ciclo 21 é uma ótima opção para mulheres que além de não quererem engravidar, tenha o ciclo menstrual irregular.

Segundo a Bula, é também indicado no tratamento de insuficiências ovarianas, hemorragia uterina disfuncional, amenorreia de causa funcional, esterilidade por anovulação, distúrbio do ciclo menstrual e dismenorreia.

Mas, como todo medicamento, algumas mulheres não devem tomá-lo. É o caso das que tem qualquer distúrbios tromboembólicos e doença vascular cerebral.

Ciclo 21 causa trombose?

As mulheres brasileiras estão cada vez mais conscientes de que as pílulas anticoncepcionais aumentam o risco de trombose venosa profunda, que é quando o sangue “coagula” dentro das veias da pessoa.

Certamente, todo anticoncepcional pode aumentar o risco de trombose. Mas, o anticoncepcional Ciclo 21 está na lista negra dos anticoncepcionais que aumentam o risco de trombose.

Conforme informou um estudo publicado na Revista médica Leaders in Healthcare [1], a combinação hormonal do ciclo 21 aumenta de 150% o risco de trombose.

No entanto, este mesmo estudo, confirmou que marcas mais modernas como as do YAZ, Yasmin, Elani Ciclo aumentam o risco em 300%. Então, partindo deste princípio, o anticoncepcional Ciclo 21 não é um dos piores.

Ciclo 21 dá espinha?

O anticoncepcional  Ciclo 21 não causa espinhas.

No entanto, ele não é o mais indicado para mulheres que tem acne e querem aproveitar o anticoncepcional para melhorá-la.

Se formos levar em consideração estes estudos fica claro que as pílulas com acetato de ciproterona, drospirenona e dienogest são as melhores contra acne.

Estes são 35% mais eficazes do que as pílulas que contêm Levonorgestrel.

Ciclo 21 é seguro?

Esse anticoncepcional está indicado como contraceptivo oral e para o controle de irregularidades menstruais. Embora tendo eficácia bem estabelecida, há casos de gravidez em mulheres utilizando esse tipo de contraceptivo.

Ele é seguro e muito eficaz, desde que sejam usados correta e consistentemente pode ocorrer 1 gravidez a cada 1000 mulheres que usam a pílula.

Contudo, sabemos que a segurança do método tem eficácia para cada caso individual e dependerá, portanto,  da maneira como a mulher toma as pílulas.

Resumo

O Ciclo 21 é uma pílula combinada com 0,15 mg de levonorgestrel e 0,03 mg de etinilestradiol.

A maior dúvida das mulheres quanto a essa pílula é se o Ciclo 21 engorda como dizem. Infelizmente essa pílula está entre as que causam retenção de líquido e, portanto, o Ciclo 21 engorda, sim.

Contudo, o Ciclo 21 é seguro e não causa espinhas. Além disso é uma das pílulas com o preço mais em conta do mercado.

Artigo médico-científico:Leaders in Healthcare [1]