Será que você está com gastrite? Veja 6 sintomas deste problema de estômago que, normalmente, são ignorados

10014
Sintomas de gastrite: 6 sinais importantes que muita gente ignora

Os sintomas de gastrite são extremamente desconfortáveis.

No estômago ficam células que produzem ácido clorídrico e revestindo os órgão temos uma mucosa, que protege a ação do ácido.

Assim, a gastrite é, justamente, a inflamação dessa mucosa de revestimento que causa o desconforto.

Sabe-se que causa mais provável da gastrite é a fraqueza da barreira mucosa que protege a parede estomacal.

Isso, certamente, permite que os sucos digestivos produzidos pelo estômago causem danos ao tecido que reveste o órgão.

Essa alteração na parede do estômago pode ser causada pela bactéria Helicobacter pylori.

Essa bactéria vive justamente no revestimento do estômago e que, se não for tratada, pode levar ao surgimento de úlceras e até mesmo ao câncer estomacal.

Os sintomas da gastrite começam devagar, com características ignoradas na maioria das vezes.

Relacionamos aqui os sintomas que podem te ajudar a saber se você tem ou não gastrite.

Se você sua resposta for SIM para pelo menos um desses sintomas, é indispensável que você procure um gastroenterologista para exames e tratamento.

Sintomas de gastrite

Dor: Você sente dor estomacal, em forma de pontadas, principalmente depois das refeições?

⇒ Queimação: Sente queimação, ou azia, sempre quando você passa muito tempo sem comer?

⇒ Barriga inchada: Depois de comer, você sente a barriga inchada, como se tivesse comido um boi inteiro?

⇒ Enjoo: Após as refeições você se sente enjoado e/ou com ânsia de vômito? Com aquela sensação de “bola” na garganta ou de estômago muito cheio?

 Indigestão: Depois de comer, tem aquela sensação de que a comida não está sendo digerida? Parece que ao comer, a refeição fica por muito mais tempo na barriga?

⇒ Gases ou arrotos: Você sempre tem muitos gases e arrotos, mesmo se sua alimentação for controlada para evita-los?

Qual o seu tipo de gastrite?

Gastrite Crônica: Este tipo, é causado pela bactéria Helicobacter pylori, que tem preferência por ambientes ácidos.  Quando ele entra em atividade, é capaz de destruir a mucosa estomacal. Somente através de um exame de endoscopia é que se pode detectar a bactéria. Assim, durante a endoscopia é coletado um pedacinho da parede do estômago para biopsia.  A causa dessa gastrite é a infecção bacteriana juntamente com maus hábitos alimentares. É o tipo mais comum,e causa todos os sintomas de gastrite citados acima.

Gastrite aguda: Essa é considerada a pior, pois um dos sintomas de gastrite aguda é a dor insuportável. A dor, a saber, surge sem aviso prévio em consequência de maus hábitos alimentares. Afeta, sobretudo pessoas com tem ingestão exagerada de café e álcool. Ela sempre te levará ao hospital com dores na boca do estômago, náuseas, vômitos, arrotos e etc. Neste tipo, temos um agravamento conhecido como gastrite hemorrágica. Um relato de caso publicado no Jornal de Pediatria (1), relatou um caso de um paciente alérgico a leite. Os autores disseram que ao ingerir leite de vaca, a criança teve uma reação alérgica na mucosa do estômago seguida de gastrite hemorrágica.

Gastrite nervosa: Essa, provoca sintomas parecidos com os da gastrite clássica (aguda). Os sintomas de gastrite nervosa são normalmente azia, sensação de estômago cheio e vômitos. Contudo, ela vem depois de episódios constantes de estresse, irritabilidade e crises de ansiedade.

Artigo médico-científico:  Jornal de Pediatria (1) / tuasaude