A quantidade, a cor e a textura do seu sêmen fazem revelações sobre sua saúde íntima

Cor, quantidade e textura do esperma: aprenda a examinar seu sêmen

Alguns homens ainda ficam bastante “acanhados” em ter que ir ao médico contar sobre o aspecto do seu esperma. A maioria deles, no máximo comentam com amigos ou com a companheira sobre alguma alteração. Por causa disso, achamos conveniente mostrar 5 coisas que você, homem, pode observar no seu sêmen a olho nú: cor, textura, quantidade, coagulação.

Sêmen marrom ou avermelhado

A maioria dos homens ficam bastante preocupados quando o líquido sai da cor diferente do leitoso habitual. Nestes casos a coloração pode sair escura, um castanho ou até avermelhado. O nome disso é hemospermia ou hematospermiaÉ uma alteração na cor do líquido seminal pela presença de sangue – quando marrom, o sangue é antigo; quando avermelhado o sangue é recente. Especialistas garantem quem em 90% dos casos, trata-se apenas de um rompimento de vasinhos que irrigam o genital. No entanto, se persistir, um médico deve ser consultado. Esse é o sintoma de infecção nas vesículas seminais. Em alguns casos, pode ser problemas nos testículos, na próstata, na uretra ou no epidídimo ou até mesmo por algum tipo de doença sexualmente transmissível.

Grosso e grudento

Segundo Sue Johanson, enfermeira e conselheira sexual, o sêmen grosso não chega ser um problema. Essa alteração na consistência pode indicar desidratação. Esse aspecto grudento é um indicativo que o homem está ingerindo menos líquido do que o necessário. Quando o sêmen grosso vem, falta água e significa que os outros fluidos corporais também estão passando por essa “sede”. Ao mesmo tempo, as fezes também podem se apresentar mais duras.

Muita quantidade

O volume total ejaculado, que é o volume do sêmen, é composto por secreções do testículo, próstata e vesículas seminais. O valor normal de referência é de 2 a 5 ml. Quando o volume é muito maior indica, na maioria dos casos, sugerem excessiva abstinência sexual. Nesses casos, quando examinado em microscópio há necrospermia, morte de espermatozoides.

♥ Ejaculação com roupa engravida? Se a mulher sentar no vaso sanitário sujo de sêmen pode ficar grávida?

Muito pouca quantidade

Homens que apresentam volume ejaculado recorrentemente inferior a 1,5 ml podem ser portadores de disfunções urológicas, como a ausência de vesículas seminais e obstrução de dutos ejaculatórios. No entanto, com o envelhecimento natural do homem, há a manutenção de sua capacidade de fecundar porém há uma diminuição progressiva e irreversível do volume ejaculado. E a explicação para isso é a queda de produção por ambas vesículas seminais. As mesmas já respondem por 80% da produção do volume ejaculatório e, com a idade, reduzem de forma significante sua produção. Aos usuários de Cannabis, as notícias não são boas. Um estudo de 2014 feito por pesquisadores da universidade de Manchester e Sheffield descobriram que o uso da droga pode ter um efeito gravíssimo sobre a fertilidade e volume do sêmen.

Amarelado e gelatinoso

Motivo de alerta! O sêmen, em condições normais, a cor pode variar entre o branco e o cinza claro. Alguns especialistas comparam ao nacarado, a cor da parte interna das conchas que encontramos nas praias. Quando acontece casos de esperma amarelado e está com uma consistência mais gelatinosa, é preciso procurar um médico. Estes são indícios de problemas na próstata, como a prostatite, uma inflamação ou infecção da próstata.

♥ Atenção: Celular está cozinhando (e matando) espermatozoides dos homens, diz estudo

Coagula e depois fica líquido

Isso é normal e é o correto a acontecer. O sêmen apresenta aspecto denso e assim que sai, ocorre a coagulação. Esse processo acontece devido a várias proteínas do líquido, algo extremamente benéfico para a reprodução. A coagulação tende a manter a maioria do sêmen juntinho. Com isso, fica mais fácil para os espermatozoides penetrarem no útero e cumprirem sua missão. Depois de 5 a 20 minutos após a ejaculação, corre a liquefação. São enzimas proteolíticas que iniciam a liquefação e isso fará que o sêmen fique aquoso.

 

huntington / especialidades / papodehomem / vix